Com energia para gastar no mesmo nível em que é amoroso e companheiro, o Jack Russell Terrier é um cachorro para quem tem pique: ele vai acompanhar bem seu ritmo acelerado no dia a dia, mas você também vai precisar fazer a sua parte. O animal de porte pequeno e disposição para correr uma maratona por hora é um ótimo cão de companhia e tem tudo para se tornar um dos seus melhores amigos. Dá uma olhada aqui embaixo para descobrir mais detalhes sobre o cachorro Jack Russell Terrier! 

1) O Jack Russell Terrier é perfeito para casas com crianças 

Por causa da disposição para correr e brincar por tempo indeterminado — é sério, ele não para — o Jack Russell Terrier é um cachorro que se dá muito bem com crianças. A expectativa de vida longa também é um ótima vantagem nesse relacionamento, já que os Jack Russell filhotes podem crescer junto com as crianças e se tornar um dos melhores amigos delas. Por ter o porte pequeno, mesmo durante a fase de filhote é improvável que a raça Jack Russell Terrier represente algum risco para as crianças mais velhas: com a socialização e o costume, você não vai precisar se preocupar, mas é bom manter a supervisão com as mais novas. 

2) Jack Russell Terrier: apartamento ou casa, ele se adapta

O Jack Russell Terrier é um cachorro de porte pequeno: no peso, ele não passa de 8kg e, na altura, de 35 centímetros. Por isso, ele pode se adaptar com facilidade a espaços menores, como os apartamentos. Em casas, o ideal é que ele tenha acesso ao quintal, mas que passe os momentos sem supervisão na parte de dentro, onde fica mais protegido e seguro. Essa raça é territorialista, então é importante que ele tenha um cantinho próprio dentro de casa: uma caminha para os momentos de descanso já ajuda bastante! 

3) A pelagem do cachorro Jack Russell é curta e confortável

Outra característica marcante dos animais dessa raça é a cor dos pelos: geralmente, o Jack Russell Terrier é branco com manchas marrons — assim como o cachorro que ficou eternizado no cinema como Milo, o amigo do personagem de Jim Carrey em “O Máscara” —, mas ele também pode ter as manchas pretas ou das duas cores misturadas. Mesmo sendo curtos, os pelos dele não são duros, ou seja: é muito bom fazer carinho num Jack Russell Terrier (se ele ficar quietinho para isso).


O Jack Russell Terrier ama correr e brincar
O Jack Russell Terrier ama correr e brincar

4) O Jack Russell Terrier precisa de companhia na maior parte do tempo

O Jack Russell faz parte do grupo de cachorros que não sabe lidar muito bem com a falta de companhia por períodos longos do dia. Muito apegado ao dono, ele vai sentir falta de brincar e interagir com você nessas situações e pode acabar descontando a energia que precisa gastar em diferentes partes da casa, com um comportamento agressivo ou desenvolvendo um quadro de ansiedade de separação. Ou seja: antes de assumir a responsabilidade com um animalzinho desses em casa saiba que ele vai precisar de bastante atenção no momento em que você chegar em casa dos compromissos do seu dia. 

5) As atividades físicas precisam fazer parte do dia a dia do cachorro Jack Russell

Uma parte do tempo gasto com o cachorrinho dessa raça deve envolver uma oportunidade dele gastar energia. Mesmo sendo um animal de porte pequeno, que não tem estrutura física para atividades muito pesadas e intensas, ele precisa de movimentação: brincadeiras que envolvam corridas e caminhadas diárias já ajudam a canalizar toda a disposição que ele tem. Essa rotina também é importante para a manutenção da saúde do animal, já que evita o sedentarismo e a obesidade. 

6) A socialização é importante para ele aprender a lidar com estranhos

Instintivamente protetor, o cachorro Jack Russell Terrier tem a personalidade forte e essas duas características juntas podem fazer com que ele acabe tendo resistência ao contato com pessoas e animais estranhos. A socialização, quando feita desde a fase de filhote, também ajuda nesse ponto, já que ele aprende a reagir e a lidar com esse tipo de situação de forma positiva. Naturalmente, ele late bastante ao ser colocado numa situação com pessoas estranhas, então você vai começar a ver resultados quando o animal se comportar de forma mais silenciosa nesses momentos. 

7) O temperamento dominante do Jack Russell Terrier deve ser controlado com o adestramento

Mesmo sendo um ótimo companheiro e tendo bastante energia para brincadeiras e outros tipos de atividades, o Jack Russell Terrier tem a tendência de só fazer o que quiser no dia a dia. Ele é dominante e teimoso, por isso, precisa ser controlado por meio do adestramento com estímulos positivos. No processo, ele vai aprender a identificar os tutores como os líderes que devem ser obedecidos e seguidos. Mesmo que eles sejam muito inteligentes e tenham a capacidade de entender os comandos com facilidade, a agitação e curiosidade podem tornar o foco do Jack Russell um pouco complicado: é necessário ter paciência e insistir no treinamento em busca de resultados bons. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.