Saúde

Já ouviu falar sobre gato polidáctilo? Entenda mais os "dedinhos extras" nos felinos

O gato polidáctilo tem um dedinho a mais nas patas. Entenda mais sobre essa condição!
O gato polidáctilo tem um dedinho a mais nas patas. Entenda mais sobre essa condição!

O termo gato polidáctilo não é muito comum quando falamos dos bichanos domésticos. Basicamente, a condição se trata de dedos extras na pata do gato, que pode se manifestar tanto nas patas dianteiras quanto traseiras. Herdada como um “defeito genético”, a polidactilia pode gerar dedinhos adicionais ao seu bichano que variam em número e estrutura, podendo funcionar perfeitamente ou serem apenas pequenos pedaços de tecido mole. Para entender melhor sobre o assunto, o Patas da Casa reuniu em uma única matéria tudo que você precisa saber sobre gatos de 6 dedos (ou mais). Dá uma olhada!

Gato polidáctilo: fatores genéticos definem esse tipo de felino

Se você notou alguns dedinhos extras na pata do seu gatinho, não precisa se desesperar! Embora seja conhecida como um “defeito genético”, a polidactilia não significa que algo está errado com o animal. Na verdade, gatos de 6 dedos são consequência de uma mutação genética em um gene dominante, o que favorece a formação de quatro a sete dedos nas patas do felino. As patas da frente costumam ser as mais afetadas pela condição, mas também pode ocorrer nas traseiras. Em alguns casos, o dedo extra tem a aparência de um polegar grande, fazendo com que seu pet pareça estar usando um pequeno par de luvas. Ainda assim, é extremamente raro que o bichano apresente polidactilia nos quatro membros.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Pata de gato: dedinhos extras precisam de cuidados regulares dos tutores
    Pata de gato: dedinhos extras precisam de cuidados regulares dos tutores

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Gato

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Gato

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Gato

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Gato

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Gatos de 6 dedos: a polidactilia pode até beneficiar os bichanos

    Engana-se quem acredita que os dedos de gatos são apenas fofos. Eles são responsáveis por ajudar no equilíbrio dos bichanos. Por isso, quando se trata de um bigodudos com 6 ou mais dedos, os benefícios podem ser ainda maiores. Como o gato polidáctilo têm patas maiores e mais largas, ele é capaz de se equilibrar em diferentes superfícies, escalar, caçar e capturar suas presas com mais facilidade. A raça Maine Coon, por exemplo, era bastante conhecida por essa condição. Alguns estudos indicam que esses felinos apresentam cerca de 40% de chance de nascer polidáctilo. Isso se deve ao fato de que eles evoluíram para terem patas maiores e isoladas que facilitassem a movimentação em superfícies mais difíceis, como a neve. Interessante, né?

    Dedos de gatos: membros extras pedem uma atenção especial do tutor

    A pata de gato precisa de muitos cuidados e é super importante para a vivência do animal no dia a dia. Por isso, ainda que não exista nenhum problema de saúde específico associado ao gato polidáctilo, é fundamental que o tutor mantenha os cuidados diários com as patinhas do seu felino. Isso porque dedos extras são sinônimo de mais garras que podem crescer e machucar os coxins do animal. Para evitar possíveis ferimentos, é necessário cortar as unhas do gato com a frequência ideal. Nesse caso, lembre-se: apenas a camada de queratina que cobre a unha do pet deve ser retirada. Além disso, investir em acessórios específicos para o cuidado, como tesourinhas e cortadores próprios, pode tornar o processo mais seguro e confortável para o bichano.

    Redação: Úrsula Gomes

    Mastite em gatos: saiba tudo sobre a doença que atinge as fêmeas

    Próxima matéria

    Mastite em gatos: saiba tudo sobre a doença que atinge as fêmeas

    Bronquite em gatos: entenda mais sobre a ação da doença respiratória nos felinos
    Saúde

    Bronquite em gatos: entenda mais sobre a ação da doença respiratória nos felinos

    Um gato tossindo pode indicar uma série de problemas de saúde. No entanto, quando esse sintoma aparece para incomodar os felinos, está quase sempre associado a uma doença respiratória, como a bronquite em gatos – também conhecida como asma brônquica ou bronquite crônica. Apesar de haver muitas terminologias, o distúrbio é reconhecido clinicamente como o resultado da inflamação das vias aéreas inferiores, gerada pela sensibilidade a certos estímulos.

    Já ouviu falar no gato escaminha? É uma raça de gato ou um padrão de cor? Tire todas as suas dúvidas!
    Raças

    Já ouviu falar no gato escaminha? É uma raça de gato ou um padrão de cor? Tire todas as suas dúvidas!

    A definição de gato Escaminha, também conhecido como “gato escama de tartaruga”, ainda causa estranheza. Com sua pelagem em tons pretos e laranja, é difícil não reparar no felino. Mas, afinal, do que se trata o gato Escaminha? Ele é uma raça de gato, ou não passa de um padrão de cores do animal? O fato é que muita gente tem dúvidas sobre o gato Escaminha e, ao procurar na internet, poucas informações são dadas a respeito do felino.

    Pancreatite em gatos: entenda mais sobre a doença que atinge os felinos
    Saúde

    Pancreatite em gatos: entenda mais sobre a doença que atinge os felinos

    Uma das doenças gastrointestinais mais sérias e conhecidas entre os humanos também possui a sua versão no universo felino: a pancreatite em gatos tem uma ação bastante similar no corpo dos nossos bichanos e também precisa de tratamento imediato para não causar danos à saúde do gato. É claro que isso se torna motivo de preocupação para os gateiros, mas não se assuste! A pancreatite felina tem tratamento e é possível diminuir o avanço da doença com alguns cuidados simples. 

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Ver Todas >

    Como secar o leite da gatinha? Veterinária dá dicas para fazer do jeito correto
    Gato

    Como secar o leite da gatinha? Veterinária dá dicas para fazer do jeito correto

    As primeiras semanas do filhote de gato são extremamente importantes para o desenvolvimento do animal. A amamentação felina é um dos principais passos para que o filhotinho receba os nutrientes necessários para crescer saudável e forte, já que o leite materno fortalece o sistema imunológico. No entanto, entre a sétima e oitava semana de vida dos filhotes de gato, a produção de leite da mãe gata deve parar. Caso contrário, uma complicação comum é quando a gata fica com leite empedrado.

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!
    Gato

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!

    As ongs são instituições que fazem um trabalho de conscientização e apoio a causas específicas. As ongs focadas na causa animal ajudam os bichinhos abandonados, vítimas de maus-tratos e que precisam de um lar. Esse trabalho tem um elevado custo e, por isso, essas organizações precisam da ajuda financeira para tudo, da alimentação dos pets até a manutenção do abrigo. Mas você sabia que você pode ajudar ongs de animais de outras formas além do dinheiro? 

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor
    Gato

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor

    O gato frajola não é uma raça de gato. Na verdade, esse curioso nome se refere ao padrão de pelagem de gato preto e branco ou cinza e branco. Poucas pessoas sabem que a cor da pelagem pode ter relação com as características comportamentais do bichano - e isso já foi comprovado por diversos estudos -, então na hora de adotar um felino, isso também pode ser levado em conta. E não dá para negar que o gato branco e preto é apaixonante. 

    Quais as características da panleucopenia felina que merecem atenção?
    Gato

    Quais as características da panleucopenia felina que merecem atenção?

    A panleucopenia felina, que também é chamada incorretamente de cinomose em gatos, é uma doença viral extremamente contagiosa que tem o parvovírus felino como agente causador. A doença pode ser fatal em gatinhos jovens, com menos de 1 ano e que não foram vacinados. Por isso, é muito importante manter a vacinação de seu pet em dia. 

    Ver Todas >