A infecção urinária em cães é um quadro mais frequente do que se pensa quando falamos da saúde do cachorro. Também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), a doença geralmente é causada por bactérias, mas também pode acontecer devido a presença de fungos e vírus no organismo do animal. Para entender um pouco mais sobre a infecção urinária em cães (tratamento, causas e sintomas da doença), o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Natalia Seoane, que é do hospital VET Popular . Veja só o que ela nos contou sobre esse problema a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, o que é a infecção urinária em cães?

Embora seja frequentemente confundida com a cistite devido aos sintomas, que são parecidos, é importante ter em mente que a infecção urinária em cães é um quadro totalmente diferente e que, portanto, têm causas e tratamentos distintos. “A infecção do trato urinário (ITU) ocorre devido ao manejo ou procedimento inadequado no sistema urinário, através de doenças que se manifestam ao mesmo tempo, colonização e multiplicação de bactérias na mucosa do trato urinário e também devido a predisposição de algumas doenças primárias, como por exemplo, diabetes mellitus e doença renal crônica”, explica a veterinária. Por isso, é importante a identificação do tipo de infecção antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, visto que a causa e gravidade do quadro são variáveis.

Infecção urinária em cães: as causas por trás do problema

Bem como a veterinária destaca, as causas da infecção urinária em cães podem ser diversas. Às vezes, uma simples reação medicamentosa pode ser a causa do problema. Já em outros casos, a baixa imunidade ou alguma alteração na composição da urina pode estar por trás da infecção. Além disso, fatores como obesidade, presença de cálculos urinários, pólipos ou neoplasias também podem estar associados ao problema. Uma dieta desbalanceada, o sedentarismo, a baixa ingestão de água e até mesmo o envelhecimento natural do cãozinho também são possíveis causas para essa doença.

 

Remédio para infecção urinária em cães sempre deve ser prescrito pelo médico veterinário

Remédio para infecção urinária em cães sempre deve ser prescrito pelo médico veterinário

 

 

Infecção de urina: cachorro pode apresentar diferentes sintomas

 

Assim como as causas podem variar, os casos de infecção urinária em cães também podem ter diferentes sintomas. Segundo Natalia, os cachorros podem ser assintomáticos e não manifestar nenhum tipo de sintoma, ou sintomáticos, apresentando um ou mais sinais de que está com esse problema de saúde. Para identificar se o cachorro está doentinho, o tutor pode verificar os seguintes sintomas:

• Aumento na frequência da urina em pequenos volumes

• Dificuldade em urinar

• Incontinência urinária

Fazer xixi em lugares que não são habituais

• Urina com presença de sangue, turva ou malcheirosa

• Sede excessiva

Perda de apetite

• Prostração

• Febre

Cachorro: infecção urinária deve ser diagnosticada por profissional

Ao suspeitar que seu cãozinho está com infecção urinária, cachorro deve ser levado imediatamente ao veterinário para passar por uma série de exames para, então, confirmar o diagnóstico da doença. “O profissional vai realizar um bom exame físico e deverá solicitar exames de sangue, urina, cultura e antibiograma; além de exames de imagem como ultrassonografia abdominal e radiografia abdominal quando houver suspeita de cálculos urinários, por exemplo”, explica Natalia. 

Infecção urinária em cães: tratamento pode ser feito com medicamentos ou cirurgia

Com a confirmação do quadro pelo veterinário, chega a hora de iniciar o tratamento do seu amigo de quatro patas. Para cuidar da infecção urinária em cães, medicamento pode ser uma alternativa, desde que seja prescrito pelo médico. Se a causa da doença for bacteriana, por exemplo, o antibiótico para infecção urinária em cães é recomendado. Além disso, outros remédios que podem fazer parte do tratamento do animal são anti-inflamatórios e analgésicos para dor e desconforto. Caso o remédio para infecção urinária em cães não funcione, e a causa do problema seja mais severa, a veterinária conta que intervenções cirúrgicas também podem ser indicadas.

Para que o tratamento seja ainda mais eficaz e com menor tempo de recuperação, o ideal é que a infecção urinária em cães seja descoberta logo no início. “Não tratar ou tratar inadequadamente trará complicações graves principalmente as infecções nos rins, sepse, abcessos renais, perda da função dos rins, resistências bacterianas e óbito do animalzinho”, alerta Natalia.

Infecção urinária em cães: tratamento caseiro pode ajudar?

Muitas pessoas recorrem à internet na hora de tentar ajudar o seu amigo de quatro patas, mas esse não é o ideal. Lembre-se que, mesmo que você queira tratar o cachorro com infecção urinária com alternativas naturais, é sempre importante ter o acompanhamento de um veterinário no caso. Conforme Natalia ressalta, as dietas caseiras até podem ajudar o animal, mas, antes de serem implementadas, é necessário passar por uma avaliação com um nutrólogo veterinário, que é especialista em nutrição animal. Como o profissional é capacitado para isso, ele deve receitar uma dieta balanceada de acordo com a necessidade de cada paciente.

Prevenção da infecção urinária em cães requer alguns cuidados

Quer prevenir que seu amigão tenha esse tipo de problema? A veterinária conta que é totalmente possível evitar a infecção urinária em cães com algumas medidas. “O cãozinho deve ter sempre acesso a água limpa e fresca para beber e urinar com frequência, além de uma dieta sempre balanceada. Cuidado com os petiscos, alimentos ricos em sódio e de má qualidade”, orienta. Além disso, vale ressaltar que é sempre fundamental procurar o auxílio de um profissional e nunca automedicar o seu pet (principalmente os antibióticos), já que isso pode acabar desencadeando uma série de problemas de saúde no animal.

Redação: Juliana Melo