A inalação para cachorro é um tratamento eficaz para várias condições respiratórias, incluindo bronquite canina, asma e infecções pulmonares. O nebulizador para cachorro é um dispositivo utilizado para administrar medicamentos por meio de vapor, permitindo que as partículas cheguem diretamente aos pulmões do animal. Mas você sabe como fazer nebulização em cachorro? O Patas da Casa reuniu todas informações necessárias para não errar na hora de fazer o procedimento. Dá só uma olhada!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Nebulizador: cachorro deve estar calmo antes de iniciar o tratamento

Antes de iniciar o tratamento de inalação em cachorro, é essencial se preparar adequadamente. Certifique-se de ter todos os materiais necessários, como o nebulizador, máscara de inalação específica para cães e o medicamento prescrito pelo médico veterinário. Leia atentamente as instruções do aparelho para entender como ele funciona. Certifique-se de que o nebulizador esteja limpo e esterilizado, pois qualquer contaminação pode prejudicar a eficácia do tratamento e comprometer a saúde animal ainda mais.

Além disso, é importante criar um ambiente tranquilo e familiar para que o cãozinho fique calmo para fazer a nebulização. Procure um local livre de distrações, fazendo carinho no pet para que ele fique mais relaxado. Vale a pena também introduzir gradualmente o inalador para cachorro, permitindo que ele se familiarize com a máscara antes do procedimento. Faça um teste de nebulização com o aparelho desligado, antes de começar o tratamento de fato. 

A inalação em cachorro com o uso do nebulizador é indicado no tratamento de doenças respiratórias

Como fazer inalação para cachorro: faça o passo a passo!

Ao utilizar o nebulizador, siga as instruções do veterinário cuidadosamente. Geralmente, o medicamento prescrito é diluído com soro fisiológico antes de ser colocado no compartimento do nebulizador. Depois disso siga o passo a passo para fazer a nebulização em cachorro:

Passo 1) Certifique-se de que o cachorro esteja calmo e confortável antes de iniciar o procedimento. 

Passo 2) Coloque a máscara de inalação no focinho do cachorro e assegure que ela esteja bem ajustada para evitar vazamentos. 

Passo 3) Ligue o nebulizador e deixe que o animal inalando por cerca de 10 a 15 minutos, seguindo as recomendações do veterinário. Durante esse período, mantenha o cachorro calmo e em uma área tranquila para minimizar qualquer estresse que possa interferir no tratamento.

Passo 4) Recompense o cachorro pelo bom comportamento, seja com petiscos, carinhos e elogios. Isso o ajudará a se familiarizar com o equipamento, facilitando assim as outras sessões de inalação.

Inalação em cachorro só deve ser feita com a indicação de um veterinário

A inalação em cachorro é um método seguro e não invasivo, evitando a necessidade de procedimentos mais complicados, como a administração de medicamentos por via oral ou injeção. O tratamento oferece diversos benefícios para a saúde da respiração do cachorro, mas é importante destacar que a nebulização em cachorro só deve ser feita se o médico veterinário indicar. Ao observar sintomas de tosse, chiado ou falta de ar, é essencial levar o doguinho ao especialista para investigar a situação. No caso do diagnóstico de alguma doença respiratória, a inalação pode reduzir inflamações, dilatar as vias aéreas e aliviar os sintomas das doenças de cachorro comuns no inverno.