Identificar que o seu cachorro está com calor não costuma ser das coisas mais difíceis a se fazer durante o verão. Geralmente, se você está sentindo o impacto das altas temperaturas, ele também está. Nesse momento, tentar fazer com que ele fique mais confortável em relação ao clima é super recomendado. O que pouca gente sabe é que cuidar de cachorro no verão é algo que vai além de simplesmente, o bem estar do animal: é uma questão de saúde. A hipertermia em cães pode acontecer com frequência nessa época do ano e, por isso, nós vamos te ajudar a saber como evitar essa condição. Dá uma olhada! 

Afinal de contas, o que é a hipertermia em cães? 

A hipertermia em cães acontece quando a temperatura do corpo do animal é elevada em excesso, além dos limites naturais. Ela costuma acontecer quando o seu amigo fica muito tempo exposto ao sol ou num lugar quente e sem ventilação. A hipertermia acontece com frequência depois de passeios nos horários mais quentes do dia ou quando o cachorro é esquecido no carro enquanto o dono sai nessa época do ano. A prática de exercícios em excesso durante o verão, a obesidade e a idade avançada do seu amigo também podem ser um gatilho para a hipertermia. Em muitos casos, o animal não resiste e pode até morrer. 

Os cachorros têm essa sensibilidade maior às altas temperaturas por causa da forma como o organismo deles trabalha para a regulação de temperatura corporal: a respiração. Em dias muito quentes, eles ficam ofegantes e não conseguem realizar esse processo de refrescamento com facilidade. As glândulas sudoríparas que estão presentes tanto no focinho quanto nas patas deles não dão conta da manutenção térmica do corpo do animal e ele acaba tendo um choque hipertérmico. 


O cachorro com calor pode desenvolver um quadro de hipertermia
O cachorro com calor pode desenvolver um quadro de hipertermia

Cachorro com calor: sintomas da hipertermia são fáceis de identificar

Algumas raças de cachorro acabam tendo menos resistência às altas temperaturas por causa de sua anatomia: é o caso dos animais braquicefálicos, que têm o focinho mais achatado e, naturalmente, podem apresentar dificuldades respiratórias. Em relação aos sintomas de calor em excesso, porém, a única diferença é que raças como o Pug começam a apresentar esses sinais mais rápido do que outras. Fique atento se, durante o verão, seu cachorro tiver, além da dificuldade em respirar:

  • apatia;

  • perda de equilíbrio;

  • fraqueza;

  • convulsões;

  • mudança na coloração da língua e da gengiva;

  • salivação em excesso;

  • tontura;

  • vômito;

  • diarreia;

  • confusão mental;

  • tremores.

Cuidar de cachorro com hipertermia: o que fazer ao identificar os sintomas no seu amigo

A hipertermia é uma condição que age rapidamente no corpo do animal — inclusive, pode se tornar fatal em poucos minutos dependendo do estado de saúde e da condição a que ele está exposto. Por isso, você deve agir rapidamente para tentar abaixar a temperatura corporal do seu cachorro gradativamente. Veja como fazer isso: 

  1. Retire o animal do ambiente quente: a primeira coisa a fazer, nesse caso, é levar seu amigo para um local mais fresco e arejado, com a intenção de parar o aumento de temperatura corporal. Se for possível, coloque o cachorro deitado em pisos frios, na direção de um ventilador, por exemplo;

  2. Faça a temperatura corporal dele cair gradativamente: depois da mudança de ambiente, seu amigo vai precisar esfriar a cabeça — literalmente. Ainda num lugar arejado, você pode enrolar o cachorro em toalhas molhadas com água fria e molhar as patinhas dele. Quando o animal começar a se recuperar, é bom oferecer água fresca para ele beber (quando a temperatura corporal dele estiver muito alta, beber água não vai ser suficiente para ajudar no quadro);

  3. Evite banhos gelados: por mais que essa seja a primeira opção a passar pela sua cabeça, um banho gelado num cachorro com hipertermia pode causar um choque térmico que vai piorar o quadro do animal.

Depois do susto, é bom que você leve seu amigo ao veterinário: ele vai ser examinado e o profissional vai conseguir detectar se o cachorro está realmente bem ou se precisa de mais cuidados. Casos mais graves de hipertermia, quando os primeiros socorros não fazem efeito, exigem uma consulta imediata com o veterinário. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.