Um cachorro com heterocromia é sempre motivo de curiosidade entre os tutores. Afinal, a condição, que é caracterizada pela diferença na coloração dos olhos do animal, é bem rara e perceptível em determinadas raças de cachorro, como Husky Siberiano e Dálmata. Por isso, muito se pergunta sobre as causas e, principalmente, as consequências que essa doença no olho do cachorro pode trazer para a vida do animal. Para entender melhor sobre o fenômeno, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a heterocromia em cães.

Heterocromia em cães: o que você precisa saber sobre a doença?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

De maneira geral, a heterocromia em cães é definida como uma alteração na coloração da íris que pode ocorrer nos dois olhos ou apenas em um. Um cachorro com heterocromia nem sempre possui um olho 100% da mesma cor: isso porque a condição pode se apresentar de maneira parcial e, nesse caso, o olho do animal possui uma cor predominante com realces de outros tons.

A heterocromia em cães, assim como a heterocromia em felinos, é uma condição genética e não tem cura. Ocorre a partir da alteração no genes EYCL3 e EYCL1 no cromossomo 15. O primeiro indica a quantidade de melanina presente nos olhos do animal e contribui para a coloração marrom. Já o gene EYCL1, que é responsável pelos pigmentos de gordura, pode resultar em tons de azul. Além disso, vale ressaltar que a heterocromia não se limita apenas aos olhos. Ou seja: ela também pode afetar outras regiões do corpo do seu amigo, como pelos, pele, unhas e até mesmo os dentes.


Cachorro com heterocromia: Dálmata e Border Collie também podem nascer com a condição genética
Cachorro com heterocromia: Dálmata e Border Collie também podem nascer com a condição genética

Cachorro com heterocromia: quais raças têm mais predisposição genética para a ter a condição?

Quando falamos de cachorro com heterocromia, é comum que a primeira imagem que venha à cabeça seja a do Husky Siberiano, certo? Embora essa seja uma condição comum da raça, existem outros cães que também podem apresentar a variação na coloração dos olhos. Cachorros da raça Pastor Australiano, Border Collie e Beagle podem nascer com a heterocromia parcial. Além destes, os cachorros com pelagem marrom e branca, como o Dálmata e o Welsh Corgi Pembroke, também são mais propensos a terem a condição. 

A heterocromia em cães pode gerar consequências à saúde no animal?

Na maioria dos casos, a heterocromia em cães não causa danos ou riscos à saúde do animal. Ainda assim, é importante que os tutores fiquem atentos, já que existe a possibilidade do surgimento de doenças associadas com a genética e as raças de cachorros. Isso porque alguns animais podem apresentar heterocromia da íris combinada a outras anomalias congênitas oculares mais graves, como catarata e microftalmia. Nesses quadros, é comum que ocorra o comprometimento da visão do animal. Ao notar qualquer mudança repentina na cor do olho do cachorro, é fundamental consultar um médico veterinário de confiança para verificar a saúde ocular no animal.

 

Redação: Úrsula Gomes