close
Grandes

Golden Retriever e alergias na pele: quais são as causas e tipos mais comuns?

Atualizado · 27 de maio de 2020 · 18h32

Publicado · 27/05/2020 · 18h06

O Golden Retriever tem predisposição genética para ter problemas de pele. Veja as doenças mais comuns!
O Golden Retriever tem predisposição genética para ter problemas de pele. Veja as doenças mais comuns!

Todo mundo adora o Golden Retriever. Conhecido por sua lealdade, inteligência, obediência e espírito brincalhão, ele é praticamente o cachorrinho perfeito; um companheiro para todas as horas. Não é à toa que a raça Golden conquistou o coração das famílias e está na lista dos cachorros mais populares do Brasil. Apesar de não exigir cuidados exagerados, o Golden Retriever enfrenta algumas doenças específicas que os tutores devem ficar de olho, como as alergias de pele.

Às vezes, uma coceira é encarada apenas como um comportamento normal ou hábito, mas o desconforto também pode sinalizar um problema mais grave. Descubra, a seguir, as alterações dermatológicas mais comuns que podem afetar o cachorro Golden Retriever. E lembre-se: quanto mais informação você tem, mais cedo pode procurar ajuda médica para tratar o seu amigão de pelos dourados.

O Golden Retriever e as doenças de pele

Segundo a Morris Animal Foundation, uma das maiores organizações de financiamento para pesquisas veterinárias do mundo, as doenças de pele são um dos motivos mais comuns pelos quais os cães são levados ao veterinário. O problema dermatológico mais frequente é a otite externa, seguida pela dermatite úmida aguda, atopia e dermatite de contato. Felizmente, muitas condições de pele são fáceis de tratar, mas algumas são mais invasivas e exigem tratamentos específicos prolongados.

O Golden Retriever é uma das raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele. O seu subpelo denso e longa pelagem formam um habitat perfeito para as parasitas e bactérias causadoras de doenças. Além das incômodas coceiras, as alergias podem gerar pele escamosa, vermelhidão e até infecções graves, como a piodermite canina. Aqui estão as principais fontes dos problemas de pele em cães:

  • Mofo;
  • Sujeira;
  • Pólen e outros alérgenos ambientais;
  • Alimentos;
  • Pulgas, ácaros e carrapatos;
  • Ar quente ou frio;
  • Fungos e bactérias.

Dermatite úmida aguda: raça de cachorro Golden é mais predisposta a ter a doença

A dermatite úmida aguda é um problema de pele caracterizado por manchas infectadas, vermelhas, úmidas e doloridas. Mais comuns em cães de pelo comprido, como o Golden Retriever, essa condição geralmente é causada por algo muito menor (picadas de inseto, pulgas e outros parasitas, por exemplo). Quando um cão começa a se coçar, lamber ou morder a área afetada, o ponto quente tende a aumentar de tamanho e se agravar rapidamente.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    Dermatite atópica canina e piodermite estão entre as doenças de pele que mais atingem a raça Golden
    Dermatite atópica canina e piodermite estão entre as doenças de pele que mais atingem a raça Golden

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Piodermite canina: doença pode gerar coceira intensa e queda de pelos

    A piodermite canina, ou pioderma, é uma infecção bacteriana que afeta os folículos capilares e a pele dos Goldens. A doença também pode ser chamada de impetigo se o problema aparecer em um Golden Retriever filhote. As manifestações mais comuns associados ao pioderma são as pápulas ou pústulas que se formam na pele do animal.

    Esses caroços são muito parecidos com as espinhas dos humanos, com um centro branco preenchido com pus. A pioderma em cães geralmente tem uma causa subjacente por trás, como alergia ou hipersensibilidade a pulgas, ácaros, alimentos ou fatores ambientais. Além de coceira intensa, os cães afetados pela piodermite podem ter queda de pelos, vermelhidão, descoloração e descamação da pele.

    Dermatite de contato irritante: causa está relacionada ao contato físico com algumas substâncias

    Há dois tipos de dermatite de contato – alérgica e irritante – e, embora sejam tecnicamente duas doenças diferentes, os sintomas e os tratamentos são muito semelhantes. A dermatite de contato irritante é um problema que pode ocorrer se o seu Golden Retriever entrar em contato físico com alguma substância que cause irritação à sua pele. Os agentes irritantes mais comuns são detergente, shampoo, sabão, solvente, cera, subprodutos do petróleo, plantas e perfumes.

    A dermatite atópica é uma condição de pele motivada por alérgenos ambientais

    A dermatite atópica canina (atopia) é uma alergia causada por algo presente no ambiente, como pólen, bolores, ácaros da grama e poeira. Entre os sintomas está a comichão na pele, principalmente em áreas da patas, orelhas, barriga e axilas. Quando o cão coça, lambe ou morde a região sem parar, a pele geralmente fica avermelhada, dolorida e aberta à infecção. Devido à natureza hereditária da doença, várias raças de cães estão predispostas a tê-la, como o Golden Retriever, Labrador e Bulldogue.

    Cuidado: as alergias podem levar o Golden Retriever a desenvolver otite externa

    As infecções de ouvido são comuns em cães, e algumas raças com problemas subjacentes e orelhas grandes – como o Golden Retriever – têm maior risco de apresentar esse tipo de condição médica. Vários fatores diferentes podem contribuir para o desenvolvimento da otite externa, incluindo as alergias alimentares, parasitas, alérgenos ambientais e outros agentes responsáveis por inflamações e coceiras.

    Como evitar alergias de pele nos Goldens Retrievers?

    • Durante os passeios, reduza a exposição do animal aos alérgenos ambientais, como pólen e grama recém-cortada. Ao retornar, limpe o seu cãozinho com um pano úmido, com atenção especial às patas;
    • Para afastar os ácaros, limpe a casa frequentemente, assim como a cama do seu Golden e outros lugares que ele costuma deitar;
    • Se o cachorro for alérgico a mofo, use desumidificadores nos ambientes da casa para reduzir a umidade do ar;
    • Use um shampoo específico para cachorros e prescrito por um veterinário. O produto pode remover muitos dos alergênicos que grudam na pelagem;
    • Faça visitas regulares ao veterinário para que ele identifique os problemas de pele em seu estágio inicial. O profissional também pode orientá-lo sobre os métodos de prevenção de parasitas mais eficazes;

    Golden: cachorro deve ser levado ao veterinário assim que o problema de pele for identificado pelo tutor

    Ao observar que o seu cachorro Golden Retriever está com algum tipo de alteração na pele, marque imediatamente uma consulta com o veterinário de sua confiança. A avaliação precoce dos animais de estimação pode ajudar a evitar problemas mais graves, como infecções secundárias de pele. Muitas doenças alérgicas são tratáveis ??e têm um excelente prognóstico a longo prazo, principalmente se forem diagnosticadas precocemente.

    Redação: Guilherme Segal

    Dente de gato: como preservar a saúde bucal do seu felino?

    Próxima matéria

    Dente de gato: como preservar a saúde bucal do seu felino?

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Tosa de Poodle: quais são os tipos de corte mais comuns na raça?
    Higiene

    Tosa de Poodle: quais são os tipos de corte mais comuns na raça?

    O Poodle é uma das raças mais versáteis quando o assunto é tosa de cachorro! Embora esses cães possam ser de diferentes tamanhos (toy, anão, médio ou standard), todos eles carregam uma característica em comum: a possibilidade de fazer vários penteados com a sua pelagem. A tosa para Poodle pode variar bastante, mas existem algumas que são mais populares, como o corte Kennel, a tosa bebê e a tosa leão, que também é chamada de tosa “pompom”. Geralmente, a escolha por cada uma delas é pura estética, e vai muito do gosto do tutor. Que tal conhecer os principais tipos de tosa de Poodle? A gente te conta tudo que você precisa saber para deixar seu cãozinho bem bonito e pomposo, chega mais!

    Alergia alimentar em cães: quais são as causas, sintomas e tratamentos?
    Alimentação

    Alergia alimentar em cães: quais são as causas, sintomas e tratamentos?

    A alergia alimentar em cães é uma resposta exagerada do sistema imunológico a determinados agentes invasores presentes na ração de cachorro e outros alimentos. O cachorro com alergia alimentar pode se tornar alérgico a diversos tipos de comidas, incluindo aquelas que já fazem parte do consumo do dia a dia há anos. Geralmente, os fatores mais comuns que geram alergia em cachorro são a presença de corantes nas rações e o tamanho da proteína processada. 

    Vermífugo para cachorro: como dar e quais são os tipos de vermes mais comuns em cães
    Verme

    Vermífugo para cachorro: como dar e quais são os tipos de vermes mais comuns em cães

    O vermífugo para cães é o primeiro remédio que os filhotes devem tomar. Geralmente, os recém-nascidos adquirem vermes durante a gestação e através da amamentação. Para prevenir problemas futuros, é importante dar a primeira dose do remédio para o cachorro filhote entre o 15º e 20º dia de vida.

    Ver Todas >

    Giárdia canina: como funciona a vacina contra a doença?
    Saúde animal

    Giárdia canina: como funciona a vacina contra a doença?

    A giárdia canina é uma doença infecciosa causada por um protozoário que pode acometer cães, gatos e seres humanos. Essa zoonose ocorre quando o cachorro ingere cistos do protozoário, que podem estar presentes na água e alimentos. Além disso, como os cachorrinhos são animais que usam a boca para diversas funcionalidades, é possível que o pet colete o parasita lambendo um brinquedo, bebendo água de uma poça ou mastigando algum objeto. Ficar de olho em como prevenir a doença é muito importante, visto que a giárdia em cães é transmitida para outros animais com facilidade. 

    Sarna em gatos: o que é e o que fazer?
    Saúde animal

    Sarna em gatos: o que é e o que fazer?

    A sarna em gatos é um dos problemas de pele mais comuns que podem afetar o bichano. Causada por ácaros que ficam na pelagem dos felinos, a doença também pode acometer cachorros e até mesmo humanos. O gato com sarna sofre bastante com coceiras e problemas na pele. Felizmente, existe tratamento de sarna em gatos capaz de eliminar os parasitas e garantir conforto ao peludo. 

    Tosse de cachorro: o que pode ser?
    Saúde animal

    Tosse de cachorro: o que pode ser?

    O cachorro com tosse é algo que pode assustar muitos tutores, principalmente quando acontece de forma recorrente e não tem um motivo aparente. O sintoma indica algum incômodo no sistema respiratório canino e pode estar associado a diferentes causas que variam desde problemas mais simples, como um engasgo na hora de comer, até algo mais sério, como doenças cardíacas e vermes pulmonares.

    O que o anticoncepcional para gatos pode causar?
    Saúde animal

    O que o anticoncepcional para gatos pode causar?

    O anticoncepcional para gatos é usado por muitos tutores como alternativa à castração. A injeção é vista por muitas pessoas como um método mais barato e menos invasivo de impedir o cio de gata. Mas é comum surgir a dúvida sobre o anticoncepcional para gatos: quando aplicar é recomendado? A verdade é que o anticoncepcional para gatas traz muitos problemas à saúde e nunca é a solução para o cio de gato. O Patas da Casa te explica quais os perigos da injeção anticoncepcional para gatos e porque a castração é a melhor opção. Confira!

    Ver Todas >