Comportamento animal

Golden Retriever artesã mostra suas "artes" e revela os segredos para redecorar a casa

Publicado - 13 Dezembro 2023 - 16h15

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Já imaginou ter um Golden Retriever redecorando a sua casa? Um vídeo mostrando o trabalho de uma cachorrinha desta raça viralizou na internet. As "artes" da cadela incluem um rack de televisão destruído e até mesmo uma privada com marcas de mordidas! A tutora da Golden Retriever filmou todos os móveis que sua pet roeu e mostrou para os seguidores de forma divertida, como se a sua pet fosse uma verdadeira artesã.

Brincadeiras à parte, é sempre bom entender por que o cachorro morde os móveis e como controlar um cachorro destruidor dentro de casa. O Patas da Casa te mostra o vídeo divertido e te dá todas as dicas para evitar que seu animal de estimação também goste de abusar da sua veia artística!

Golden Retriever dá um "toque especial" para os móveis da casa; veja o vídeo

Cachorro roendo parede, mordendo móveis e destruindo todos os objetos não é uma situação muito agradável. Ao se deparar com essa cena, é normal que o tutor fique bem frustrado. Porém, a dona da cadela Ricota decidiu registrar todos os estragos feitos pela sua pet e criar um vídeo super engraçado sobre isso.

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O conteúdo retrata a Golden Retriever como uma "artesã" e todos os móveis mordidos são suas obras de arte. No vídeo, Ricota mostra de forma bem humorada como os objetos ficaram após dar seu "toque artístico". A narração diz que o rack da sala ganhou mais vida com os detalhes (mordidas), os fios passaram a ter um toque especial (todo desencapado) e a privada ficou mais moderna e conceitual (cheia de marcas de dentes). Mesmo com tantas "artes", a especialidade de Ricota são os rodapés, que ficaram super destruídos.

Veja o vídeo da Golden Retriever artesã:

 

Por que meu cachorro destrói tudo?

O vídeo da Golden Retriever artesã é divertido e uma ótima maneira de trazer um toque de humor para uma situação que poderia deixar o tutor irritado. Porém, também é importante entender o comportamento do cachorro destruidor. Acontecer uma vez ou outra é até normal, mas a destruição frequente pode indicar algum problema. Afinal, por que o cachorro morde os móveis? 

Dentre os motivos que podem explicar esse comportamento, os mais comuns são a ansiedade canina e o estresse. O ato de roer é natural do cão e muito disso porque traz um certo alívio para o pet. Assim, o cachorro mordendo os móveis com muita frequência pode estar descontando algum tipo de frustração, ansiedade e até mesmo medo. Esse comportamento é uma forma do pet desestressar e até mesmo relaxar. 

Tédio e troca de dentição também explicam o cachorro mordendo tudo

Outra razão que pode explicar por que o cachorro morde os móveis é o tédio. Cães que passam muito tempo dentro de casa são os que mais roem tudo que veem pela frente, pois a energia não está sendo gasta da forma correta. Isso é ainda mais comum em animais que, naturalmente, possuem um alto índice de energia - como o cão Golden Retriever.

Por fim, o cachorro filhote roendo os móveis e mordendo é um comportamento muito comum pois, nesta fase, ele está passando pela troca de dentição canina. Os dentinhos estão caindo e sendo substituídos naturalmente em um processo que não é nada doloroso, mas dá uma certa coceirinha e desconforto. Assim, as mordidinhas são uma maneira que o pet encontra de aliviar essa sensação. 

Cachorro destruidor roendo sofá
Brinquedos para cachorros destruidores evitam que mordidas nos móveis de casa

O que fazer para o cachorro parar de roer os móveis?

O primeiro passo de como controlar um cachorro destruidor é entender que não se resolve brigando. É fundamental repreender o pet, mas isso não deve ser feito com gritos. O tutor deve manter o tom de voz firme e dizer "não" de forma clara. É importante repreender assim que flagrar o cachorro mordendo os móveis. Se deixar para mais tarde não vai trazer o mesmo efeito. 

O segundo passo que você deve seguir se não sabe o que fazer para o cachorro parar de roer os móveis é redirecionar a energia dele. É importante passear com cachorro diariamente, colocar o pet para fazer atividades físicas e brincar com o animal. Assim, o cãozinho vai gastar toda energia de forma saudável e não precisará ficar roendo os objetos da casa.

Além disso, se você tem cachorros destruidores, analise se existe algum fator de estresse que possa estar causando esse comportamento. É necessário ficar atento também para os casos de ansiedade de separação, quando o animal se sente muito triste e ansioso ao ficar longe do dono. 

Brinquedos para cachorros destruidores: saiba o que dar para o cachorro parar de roer as coisas!

O enriquecimento ambiental é uma ótima ideia para qualquer cão, principalmente se ele for do tipo que adora roer tudo. Existem brinquedos para cachorros destruidores que redirecionam a vontade do animal de destruir móveis. Assim, ao invés de morder seu sofá, ele terá um objeto próprio para isso. É uma boa solução para quem busca o que dar para cachorro parar de roer as coisas. 

O mais legal é que eles são vendidos nos mais variados formatos, tamanhos e cores. Você pode encontrar brinquedo para cachorro grande destruidor, para cães de porte menor, para aqueles que gostam de roer um determinado tipo de tecido… são muitas opções! Alguns exemplos de brinquedos para cachorros destruidores são os mordedores para cachorro filhote, a bola indestrutível e os interativos. 

Outra ideia legal é a cama para cachorro destruidor. Quem tem um pet que adora morder tudo já sabe como aqueles modelos de espuma ficam inutilizáveis depois de poucos dias, pois estragam rapidamente com as mordidas. As camas para cachorros destruidores são feitas de materiais mais resistentes que não são destruídos com facilidade. Assim, evita-se a bagunça - e o seu bolso também agradece.

Você pode comprar uma camas para cachorros destruidores nos pet shops, mas também há a possibilidade de fazer você mesmo. A cama de pneu, por exemplo, é fácil de ser criada e ainda faz um enorme sucesso entre os cães.

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas