Comportamento

Gatos sonham? Entenda mais sobre o sono dos felinos domésticos

Já se perguntou se seu gato sonha? Vem que a gente te conta o que acontece no sono dos felinos!
Já se perguntou se seu gato sonha? Vem que a gente te conta o que acontece no sono dos felinos!

Não dá para negar: nada é mais fofo do que ver um gatinho dormindo. E como para eles todo momento é propício para tirar uma sonequinha, é muito comum encontrar os bichanos adormecidos pela casa durante o dia. Às vezes a gente até se surpreende com algumas posições engraçadas dos bichanos, mas outra coisa que chama igualmente a atenção é quando os gatos começam a se mexer durante o sono. É aí que surge a grande dúvida: será que os gatos sonham? Como que isso ocorre? Para saber mais sobre esse assunto, te explicamos tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Os gatos sonham?

Essa dúvida é muito mais comum do que se pensa, mas estamos aqui para desvendar esse mistério: sim, o seu bichano sonha! Gato quando adormece, inclusive, consegue chegar no sono REM bem rapidinho, que é o estágio mais profundo do sono e é justamente o momento em que esses animais sonham. Uma pesquisa conduzida pelo veterinário neurologista Adrian Morrison, da Universidade da Pensilvânia, estudou o sono dos gatos e descobriu que os felinos são capazes de atingir o REM em cerca de 20 minutos, enquanto nos humanos esse mesmo processo pode demorar até 2 horas.

Gato sonha com situações do cotidiano

Assim como no sonho dos cachorros, geralmente o gato sonha com situações do cotidiano dele. Não dá para saber ao certo como isso funciona, já que não temos como entrar na cabecinha dos nossos bichanos, mas uma coisa é certa: eles sempre sonham com o que já conhecem. Pode ser uma situação do passado ou situação recente, mas os felinos não têm como imaginar situações que diferem da sua realidade. Inclusive, isso não quer dizer que os gatos sonham só com coisas boas não, viu? Alguns pesadelos também podem atormentar os momentos de sono do seu amigo. Se ele tiver um passado traumático, por exemplo, pode ser que ele tenha sonhos com isso. Alguns sinais de pesadelo são quando o animal começa a fazer barulhos ou se movimentar muito enquanto dorme - apesar de acontecer, é mais raro ver um gatinho se movimentando durante o cochilo.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Os gatos sonham com situações do dia a dia, mas podem ter pesadelos também
    Os gatos sonham com situações do dia a dia, mas podem ter pesadelos também

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Outros sinais podem indicar que o gato está sonhando

    Todo mundo sabe que os felinos ronronam quando recebem carinho, mas o que poucos percebem é que eles também podem ronronar durante o sono. O som aparece quando eles estão mais relaxados. Além disso, quando o gato sonha também é comum que ele faça pequenos movimentos com a cabeça, seguindo certos estímulos dos seus sonhos. Ainda de acordo com a pesquisa de Adrian, isso ocorre porque normalmente os animais sonham que estão “perseguindo” alguma coisa, evidenciando o instinto predador da espécie.

    Quando o gato sonha, é importante ter certos cuidados!

    Ao perceber os animais sonhando, em hipótese nenhuma tente acordá-los repentinamente. Isso pode acabar assustando o gatinho, despertando reações agressivas e deixando ele mal humorado. Se você quer acordar seu amiguinho no meio do sono dele, é importante fazer isso de um jeito delicado. Nossa dica é fazer isso com carinhos, e aproximando a mão do focinho do animal. Assim, eles conseguem te reconhecer mais facilmente. Além disso, outra coisa que funciona é chamá-los pelo nome bem suavemente, e essa é uma medida que ajuda, inclusive, quando você perceber que o gato possivelmente está tendo algum pesadelo. Desta forma, a voz “entra” no sono do peludo e ele consegue perceber que está seguro.

    Redação: Juliana Melo

     

    Você tem um gato fujão? Veja dicas de como manter o pet dentro de casa

    Próxima matéria

    Você tem um gato fujão? Veja dicas de como manter o pet dentro de casa

    Pancreatite em gatos: entenda mais sobre a doença que atinge os felinos
    Saúde

    Pancreatite em gatos: entenda mais sobre a doença que atinge os felinos

    Uma das doenças gastrointestinais mais sérias e conhecidas entre os humanos também possui a sua versão no universo felino: a pancreatite em gatos tem uma ação bastante similar no corpo dos nossos bichanos e também precisa de tratamento imediato para não causar danos à saúde do gato. É claro que isso se torna motivo de preocupação para os gateiros, mas não se assuste! A pancreatite felina tem tratamento e é possível diminuir o avanço da doença com alguns cuidados simples. 

    Por que os gatos dormem tanto? Entenda as horas de sono dos felinos
    Comportamento

    Por que os gatos dormem tanto? Entenda as horas de sono dos felinos

    Não importa se você ainda está se acostumando com os hábitos de um gato ou se já tem a companhia de um deles em casa: todo mundo se espanta com a quantidade de tempo que os gatinhos passam dormindo durante o dia. A pergunta que é um clássico e deve bater recordes nos consultórios veterinários reforça a preocupação que muita gente tem com a rotina de sono dos felinos: afinal de contas, o sono em excesso é normal ou é preciso se preocupar? Descubra mais sobre a rotina de sono dos gatos que muitos de nós gostaríamos de copiar!

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos
    Cuidados

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos

    Embora seja esquecido por alguns tutores, o dente de gato é uma das partes mais importantes dos nossos amigos felinos. Além de exercer um papel fundamental na alimentação do animal, os dentes influenciam também o comportamento do pet, já que com eles o bichano conhece o mundo na “infância” e também aprende a se defender. Por isso, a saúde bucal dos gatos também necessita de cuidados específicos: os dentes precisam se manter saudáveis para exercerem essas funções que moldam toda a vida do bichinho. 

    Giárdia em gatos: entenda mais sobre a doença, os sintomas mais comuns e como prevenir
    Saúde

    Giárdia em gatos: entenda mais sobre a doença, os sintomas mais comuns e como prevenir

    Assim como nos cães, a Giárdia em gatos é uma zoonose muito comum. Os felinos, então, não estão imunes a contrair essa doença, que muitas vezes passa despercebida ao ser confundida com uma simples diarreia. Por isso, é muito importante prestar atenção aos sintomas da giárdia em gatos e, também, buscar formas de prevenir a contaminação. Para esclarecer mais as dúvidas quanto ao assunto, conversamos com a médica veterinária Carolina Mouco Moretti, que é diretora geral do Hospital Veterinário Vet Popular, de São Paulo.

    Ver Todas >

    Cachorro protetor: quando o instinto deixa de ser saudável para o animal e a família?
    Comportamento animal

    Cachorro protetor: quando o instinto deixa de ser saudável para o animal e a família?

    Ter um cachorro protetor pode ser bem útil às vezes, já que não importa o que aconteça, você sabe que seu amigo de quatro patas vai estar lá pronto para te defender e avisar se houver algo de errado. No entanto, alguns cães acabam exagerando na superproteção e, nesses casos, o comportamento do cachorro pode começar a se tornar problemático para quem convive com ele. 

    Devo investir em um arranhador para gatos com andares e outros acessórios?
    Comportamento animal

    Devo investir em um arranhador para gatos com andares e outros acessórios?

    São tantas opções de arranhadores para gatos nas prateleiras dos pet shops que fica até difícil escolher o melhor para o seu bichano, né? O arranhador vertical é um dos mais populares. Entre os modelos, alguns têm andares que simulam um "prédio felino", com tocas, redes e outros acessórios para o animal explorar à vontade. Mas será que realmente vale a pena investir em um arranhador vertical para gatos com andares? 

    Como evitar que o seu gato destrua as plantas de casa?
    Comportamento animal

    Como evitar que o seu gato destrua as plantas de casa?

    Se você tem plantas e gatos em casa, com certeza já deve ter se deparado com o animal tentando brincar ou morder uma folha. Embora seja carnívoro, o gato come planta para desintoxicar o organismo ou até mesmo para se divertir. Além de causar destruição, é preciso tomar cuidado com as plantas tóxicas para gatos. Algumas espécies bem comuns em jardins, quintais e vasinhos podem até mesmo matar o bichano. 

    Quando o psicólogo de cachorro é necessário?
    Comportamento animal

    Quando o psicólogo de cachorro é necessário?

    Assim como os humanos, os cães também podem passar por momentos que mexem muito com a saúde mental e emocional deles. Isso pode acontecer, por exemplo, durante os períodos de adaptação a um novo lar ou até mesmo em casos onde o animal passa muito tempo sozinho. Para ajudá-los a passar por isso, hoje é possível encontrar um psicólogo para cachorro - termo popular que, na prática, se refere a comportamentalistas caninos ou psicólogos comportamentais e treinadores de cães.

    Ver Todas >