Ninguém pode negar: o gato branco é um dos preferidos dos gateiros de plantão. Charmoso e elegante, o gatinho de pelagem clara tem a fama de ser menos ousado, mais tímido e calminho do que outros felinos. Mas, o que poucos tutores sabem é que, por trás de toda essa beleza existe uma anomalia genética que pode causar a surdez. Parece mito, mas não é! Algumas pesquisas já comprovaram a teoria de que há uma relação entre a cor do pelagem do seu bichano e a alteração auditiva. Quer entender mais sobre isso? Chega mais que nós te explicamos!
Gato branco: entenda como a surdez está relacionado com a cor da pelagem do felino
Para entender melhor sobre a relação entre a cor da pelagem e a surdez é preciso se aventurar um pouco no mundo da genética. Acontece que, tudo começa no código genético do felino, mais especificamente no gene W, que está obrigatoriamente presente no gato branco. Nesse caso, não importa em qual DNA esteja inserido, o gene W sempre se sobrepõe aos outros. Segundo os estudos feitos pela International Cat Care, quanto mais claro o pelo do animal, mais forte está o gene W e, consequentemente, maior serão as chances do gato branco (principalmente se tiver o olho azul) ser portador da surdez congênita.

Mais Lidas

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Mas, afinal, qual é o risco de surdez em um gato branco?
O estudo é claro: o risco de surdez em gatos brancos não é mito, principalmente quando se trata daqueles que têm os olhos azuis. De forma geral, os gatos surdos com a pelagem branca e com um ou dois olhos azuis representa cerca de 1,5% da população total. Nesse sentido, a probabilidade de um gato branco de olhos azuis ser surdo é cinco vezes maior do que a de um gato com pelagem e olhos de outras cores. Outro ponto ressaltado pela pesquisa da International Cat Care é que os gatos brancos com pelos mais compridos possuem três vezes mais chances de serem surdos bilateralmente. Além disso, fotofobia e visão reduzida em condições de pouca luz podem ser sentidos pelos gatos brancos e surdos.
Gato surdo: saiba como identificar os sinais de surdez no seu bichano
É comum que a família que convive com um gato surdo não perceba de imediato que o bichano não escuta. Afinal, por se tratar de um animal extremamente inteligente e independente, é provável que o gatinho se adapte muito bem ao ambiente e, com isso, compense a sua falta de audição com outros sentidos sem que você perceba.
Observando pequenos hábitos do seu amigo é possível desvendar esse mistério. Além de não reagir a estímulos auditivos, o gato surdo costuma miar mais alto do que o normal. Tropeços ao caminhar também podem ser um sinal de que algo não vai bem com a audição do seu pet, já que ao ter o ouvido afetado o felino pode ter problemas de equilíbrio. Ainda assim, é importante lembrar que, diante de qualquer dúvidas sobre a audição do seu gato é fundamental buscar a ajuda de um médico veterinário. Desta forma, você garante que o seu bigodudo tenha o diagnóstico, cuidados e tratamento correto.
Redação: Úrsula Gomes
