O gato vomitando não é motivo para desespero! Quem tem um felino para chamar de seu sabe que não é nada raro encontrar um vômito de gato espalhado pela casa, né? Felizmente, na maioria das vezes, a surpresinha desagradável pode estar associada a causas bem corriqueiras, tipo a bola de pelos ou uma simples regurgitação. Mesmo assim, é muito importante ficar atento ao comportamento do gato e se certificar de que o problema não é resultado de algo mais grave.
Gato vomitando: bola de pelos ou algo para se preocupar?
Antes de tudo, é muito importante identificar o que está por trás do gato vomitando. Conseguir reconhecer quando o vômito do seu gato é, na verdade, uma grande bola de pelo vai te salvar de muita dor de cabeça no futuro. A má notícia é que a única forma de ter certeza é analisando o conteúdo bem de perto. Pode até parecer nojento para algumas pessoas, mas não tem outra escapatória, viu? Só assim para se certificar!
Não é bola de pelo e agora? Veja outras causas para o vômito do gato!
- Regurgitação: bastante comum, acontece normalmente após as refeições. Nestes casos, o alimento nem chega no estômago do animal e é expelido diretamente da boca ou do esôfago. Na maioria das vezes, a prática não apresenta grandes ameaças à saúde do pet. Porém, em algumas situações, pode ser um indício de má formação no canal esofágico;
- Alergia: outra explicação para o vômito logo após as refeições é uma possível alergia à ração. Diferente da regurgitação, a alergia deve se manifestar sempre que o gato ingerir o alimento (ou medicamento) em questão;
- Ingestão de algum objeto: nesse sentido, os gatos são todos iguais! Não podem ver uma novidade que já querem sair por aí mordendo e brincando. Caso o pet engula algum objeto indesejável, é bem provável que ele tente vomitar algumas vezes até que finalmente consiga se livrar do incômodo. Na pior das hipóteses, o problema deverá ser resolvido com uma cirurgia;
- Insuficiência renal: a condição atinge principalmente gatos mais velhos e de algumas raças específicas, como os Persas. O vômito causado pela doença costuma apresentar um tom avermelhado ou amarronzado, parecido com uma borra de café.
Várias outras enfermidades possuem o vômito como sintoma. Portanto, na dúvida, procure um veterinário!




Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Gato vomitando amarelo: o que pode ser?
Na maioria das vezes, o gato vomitando amarelo significa que ele está expelindo bile, um líquido produzido para ajudar na digestão. Esse indício por si só já pode te ajudar a descobrir com mais facilidade porque o seu bichinho está passando mal. Algumas das principais causas são: longos períodos de jejum, ingestão de um corpo estranho e presença de parasitas.
Além disso, alguns problemas patológicos também podem ser os responsáveis pelo mal-estar do gatinho. Como, por exemplo, complicações hepáticas, pancreatite e doença inflamatória intestinal. Se os vômitos são frequentes, leve o seu bichinho ao veterinário.
Gato vomitando espuma branca: observe a frequência!
Gato vomitando espuma branca pode ser o indício de alguma irritação no sistema digestivo. A gastrite, por exemplo, está entre as possíveis motivações para esse problema. Outras possibilidades incluem insuficiência hepática, insuficiência renal e diabetes. Para não errar no diagnóstico caseiro, lembre-se: a opinião de um profissional é sempre indispensável.
Meu gato vomitou: veja o que pode significar outras cores de vômito
-
Vômito marrom – geralmente, essa também é a cor da ração ingerida pelo gato. Então, o vômito marrom pode indicar um simples problema alimentar. Em situações mais graves, a coloração pode acusar algumas doenças sérias, como complicações no sistema gastrointestinal, linfomas alimentares, parasitas e gastrites;
-
Vômito vermelho – se perceber a cor vermelha, o seu gatinho pode estar com problemas de coagulação, úlceras estomacais, tumores, lombrigas, tênias e outras questões mais sérias. Gato vomitando sangue requer um diagnóstico imediato;
-
Vômito com fezes – vá ao veterinário imediatamente! Este quadro nunca é normal e pode estar sendo causado por alguma obstrução no estômago.
Quando devo me preocupar? Fique atento aos sintomas do gato vomitando!
Para os pais de pets, qualquer coisa diferente no comportamento do animal já é motivo de atenção. E você não está errado, pois esse cuidado pode salvar a vida do seu gatinho. Veja alguns indícios que devem ser observados paralelamente aos vômitos:
-
Presença de sangue no vômito;
-
O gato tenta vomitar, mas não consegue;
-
Inchaço;
-
Suspeita de ter engolido algo tóxico;
-
Febre ou sinais de depressão;
-
Gengivas pálidas ou amareladas;
-
Aparente dor;
Gato vomitando: tratamento depende do diagnóstico certo!
Antes de mais nada: se o gato estiver vomitando com muita frequência, não hesite em procurar um veterinário. Soluções caseiras podem acabar atrasando a melhora do seu animalzinho. Mas, se for um episódio isolado e sem a presença de outros sintomas, algumas providências podem ser tomadas em casa mesmo. Alguns exemplos são: tirar a comida e a água do alcance do pet por, pelo menos, uma hora e evitar gorduras e açúcares em sua dieta.
Em casos mais graves, o diagnóstico deverá ser feito em um consultório veterinário. Se o bichinho estiver desidratado, líquidos na veia ou subcutâneos podem ser uma solução. Além disso, antibióticos e medicamentos mais leves também podem ser indicados, dependendo da causa.
Redação: Dóris Marinho
