O gato vomitando não é algo incomum em uma casa com felinos. Seja porque está expelindo uma bola de pelos ou porque comeu rápido demais, o vômito em gato nunca deve ser subestimado. Apesar de nem sempre ser sinal de uma doença grave, pode sugerir alguma alteração no organismo do pet. O gato vomitando espuma branca, por exemplo, pode significar desde uma simples indigestão até uma doença sistêmica, sendo necessário um acompanhamento veterinário. Quer entender mais sobre o assunto? Vem com o Patas da Casa que vamos te explicar tudo sobre o que pode significar gato vomitando espuma e como prevenir!

Por que os gatos vomitam?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os gatos são animais independentes, capazes tanto de se alimentarem sozinhos como também de realizarem sua própria higiene. O costume de lamber a pelagem é um dos fatores que, quase inevitavelmente, vai contribuir com o vômito. Esse fenômeno é chamado de Tricobezoar e nada mais é do que o acúmulo de pelos no intestino, conhecido popularmente como “bolas de pelo em gatos”. Além disso, outra causa comum é ligada à alimentação. Os felinos possuem dietas muito restritas, geralmente à base de ração, assim, caso comam algo diferente daquilo que estão acostumados, é normal colocarem para fora.

Meu gato está vomitando espuma: é grave?

Entre os possíveis motivos do seu gato adulto ou gato filhote vomitando espuma branca, podemos destacar:

  • Gastrite, quando ocorre uma irritação no estômago do gato causada por alguma substância tóxica, seja alimento ou medicação;
  • Presença de parasitas internos, mais comum em filhotes;
  • Doenças inflamatórias intestinais, associadas à diarreia;
  • Insuficiência renal, que gera perda de apetite, desidratação e fraqueza;
  • Insuficiência hepática, quando ocorre uma falha no fígado, também resultando em vômito excessivo e perda de peso;
  • Diabetes, quando a glicose se acumula no sangue e resulta em vômito com muita espuma e urina excessiva.

O vômito de gato não deve ser subestimado, pois pode significar quadros mais graves
O vômito de gato não deve ser subestimado, pois pode significar quadros mais graves

O que fazer quando o gato vomita espuma branca?

É muito importante ficar atento aos sintomas associados, pois algumas características podem variar, como gato vomitando espuma branca e não come, vômito amarelado ou com sangue e diarreia. Além disso, observe se o felino está apresentando dor, falta de apetite ou apatia. Se estes sinais estiverem presentes, busque ajuda profissional o mais rápido possível. Agir por conta própria, sem saber as causas do problema, pode trazer ainda mais prejuízos. Então, não confie em tratamentos caseiros, vá direto em um veterinário, pois apenas ele poderá tomar as medidas necessárias para a saúde do seu peludo.

É possível prevenir o vômito de gato?

Agora que você já sabe alguns dos possíveis motivos que podem estar causando vômito no seu gato, saiba que existem, sim, algumas maneiras de prevenir esse quadro ou pelo menos reduzir a frequência. A primeira coisa que você precisa se atentar é oferecer uma dieta que atenda suas necessidades nutricionais, a partir de uma boa ração para gatos, indicada por um veterinário. Outro ponto é a escovação frequente do pet, de modo que ele não engula tantos pelos durante a sua higienização. Oferecer grama para gatos, inclusive, é uma dica barata e fácil para prevenir as bolas de pelo.

Além disso, é de extrema importância manter as desparasitações internas e externas em dia, mesmo que ele seja criado em ambiente fechado. Com um check up e suas vacinas tomadas anualmente, as chances do felino desenvolver vômitos frequentes é muito menor, além de garantir a saúde do peludo identificando possíveis doenças antes mesmo dos sintomas aparecerem.

Redação: Victor Viana