É bem provável que você já esteja familiarizado com a imagem do Sphynx, já que essa é uma das raças de gato mais populares que existem. No entanto, quem vê o rostinho do gato sem pelo muitas vezes nem imagina como deve ser conviver com ele ou como a raça se comporta. Embora pareçam sérios e independentes, sempre fica aquela dúvida: será que o Sphynx realmente é mais desapegado ou isso não passa de uma impressão? Para conhecer um pouco mais sobre a personalidade da raça de gato sem pelo, preparamos uma matéria com as principais características do comportamento do bichano. Dá só uma olhada!

O gato Sphynx é muito apegado com a família

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Esqueça a ideia de que gatos são animais totalmente independentes, porque isso está longe de ser verdade - especialmente quando se trata do Sphynx. Essa raça de gato sem pelo é muito peculiar não apenas por conta da sua aparência, mas também por causa da sua personalidade, que é bem diferente do que normalmente esperamos de um felino. O motivo para isso é simples: o Sphynx é muito carinhoso e muito ligado à sua família. Ele é simpático, gentil, brincalhão e não perde uma única oportunidade de ficar bem juntinho dos seus humanos, inclusive na hora de dormir. É isso mesmo: o gato sem pelo faz parte do grupo de bichinhos que ama deitar na cama com seus humanos para tirar uma sonequinha.

Além disso, também é muito comum encontrar o gato seguindo o dono pela casa e acompanhando os humanos de todas as formas possíveis. Afinal, eles querem mostrar que estão sempre presentes e nunca vão te deixar só. Também são super comunicativos e adoram interagir com os donos.


O gato Sphynx é muito grudado com seus humanos e bastante inteligente também
O gato Sphynx é muito grudado com seus humanos e bastante inteligente também

Sphynx está longe de ser uma raça muito independente

A maioria das raças de gato consegue se virar muito bem sozinha, mas esse não é o caso do Sphynx. Diferente de felinos que são mais independentes, o gato sem pelo precisa de muita atenção e carinho no dia a dia, ou pode acabar se sentindo frustrado e entristecido. Isso também tem a ver com o apego que ele sente em relação à sua família, já que o Sphynx precisa de companhia frequente para não se sentir sozinho. Não quer dizer que ele não aguente algumas horinhas sem os humanos, mas não é recomendado comprar ou adotar um gatinho da raça Sphynx se você passa muito tempo fora de casa ou tem uma rotina muito agitada. Uma dica é ter mais de um gatinho em casa, assim eles podem fazer companhia um para o outro nesses momentos.

Sphynx: gato também é inteligente e ótimo candidato para aprender truques

Pensa em um gatinho inteligente: é o Sphynx! Além de uma incrível facilidade de adaptação a diferentes situações - que é um dos fatores determinantes para medir a inteligência felina -, o gato sem pelo é muito perspicaz e sagaz. Normalmente quando pensamos em adestramento, a primeira ideia que vem à nossa cabeça é o treinamento de cachorros, mas o que poucas pessoas sabem é que também é possível adestrar gatos. No caso da raça de gato sem pelo, isso é ainda mais fácil, já que o bichano é naturalmente esperto e consegue aprender vários truques e comandos rapidamente, como dar a pata e sentar. Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, uns petiscos e muito carinho sempre funcionam como uma recompensa bem animadora!

Redação: Juliana Melo