Gato

Gato soltando muito pelo: o guia definitivo para aprender a lidar com os pelos dentro de casa

Publicado - 23 Outubro 2023 - 10h52

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Bruna Saponi dos Reis / Médica Veterinária

CRMV CRMV: 42035-SP

Formada em Medicina Veterinária pela UNIFEOB em São João da Boa Vista (SP), pós-graduada em nutrição de pequenos animais pelo Qualittas, em São Paulo. Autora do artigo publicado “Nutrição gestacional e desenvolvimento neonatal em casa” e coautora do TCC “Uso de alimentação natural na síndrome do intestino irritável”.

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O pelo de gato caindo e espalhado pela casa é uma realidade comum para os tutores de felinos. Mas o que significa quando o gato solta muito pelo? A queda de pelos é um processo natural entre os felinos e os doguinhos, e nem sempre indica um problema com a saúde animal. Inclusive, você sabia que o gato troca de pelo de acordo com cada estação do ano? A primavera e outono são duas estações em que o tutor se depara com um gato soltando muito pelo, bem mais do que o rotineiro, pois é durante esse período que a pelagem do felino se prepara para aguentar o frio do inverno e o calor do verão. Porém, não se preocupe, pois o Patas da Casa vai te mostrar um guia completo para lidar com o pelo de gato caindo, o que pode ser e muito mais. Confira!

Gato soltando muito pelo: o que pode ser?   

O pelo do gato caindo não é nenhuma novidade para os tutores de felinos. Na maioria das vezes, a queda de pelos em gatos não indica um problema, pois a troca da pelagem é um processo natural que acontece com todo animal. Porém, quando essa queda é exagerada ou atinge um ponto específico do corpo do bichano, isso pode indicar um problema na saúde do gato.

Mas o gato soltando muito pelo, o que pode ser afinal? Às vezes a queda de pelos em gatos tem a ver com estresse e ansiedade. O animal nessa condição tende a desenvolver a alopecia psicogênica felina, um distúrbio compulsivo provocado pelas lambeduras excessivas caracterizado pela queda de pelos. 

Imagem Quiz:Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Outra condição que pode deixar o gato perdendo muito pelo são as alergias. A dermatite em gatos é bastante comum nos felinos e é provocada pelo contato do animal com substâncias alérgenas, como poeira, produtos químicos, pólen e mofo. A dermatite ainda pode provocar feridas em gatos que deixam falhas na pelagem do animal.

Por outro lado, o gato soltando muito pelo na primavera não é motivo nenhum de preocupação. Essa é uma estação de transição, em que os pelos grossos que protegiam o bichano no inverno, se tornam mais ralos para o verão.

Qual gato solta mais pelo?

Vale lembrar que algumas raças de gato soltam mais pelos do que o normal, enquanto outras soltam em menor quantidade, como é o caso do Sphynx, um gato sem pelo. Sobre felinos que perdem maior quantidade de fios, pode-se dizer que o gato Persa solta muito pelo, assim como o Maine Coon e Himalaia.

pelo de gato em roupa
Gato perdendo muito pelo? Os rolinhos removedores de pelo são um bom investimento

O que fazer quando o gato está soltando muito pelo?

“Meu gato solta muito pelo, o que fazer?”. Essa é uma das maiores dúvidas dos tutores de gatinhos: se livrar dos pelos de gato espalhados por toda a casa, roupas e móveis. Para te mostrar o que fazer quando o gato está soltando muito pelo, confira as dicas abaixo: 

  • Como lavar roupas com pelo de gato? Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, é preciso retirar o excesso de pelo de gato da peça para não piorar a situação. Mas como tirar pelo de gato da roupa?  Um removedor de pelos é um ótimo aliado dos gateiros, mas se você não tiver um em casa, é possível usar um pano limpo e úmido para a mesma função. Certifique-se de colocar a peça em uma superfície firme e lisa para conseguir retirar os pelos com mais facilidade. Depois disso, é só lavar normalmente.

  • Como limpar os pelos de gato espalhados pela casa? O aspirador de pó deve ser o melhor amigo dos tutores de gatinho no dia a dia. Além de retirar os pelos espalhados pela casa com mais facilidade, ele não espalha a poeira e a sujeira do ambiente, como a vassoura. O aspirador robô é um bom investimento para casa com pets porque realiza a limpeza dos pelos totalmente sozinho, e ainda diverte os animais de estimação que se entretêm com o aparelho.

  • Como retirar pelos dos móveis? Antes de aspirar toda a casa, o tutor pode passar um pano úmido nos móveis para retirar os pelos expostos. Para o sofá, os rolinhos removedores de pelo ajudam a retirar os fios com mais facilidade. A fita adesiva é um ótimo truque que pode ajudar a quebrar o galho dos tutores e é uma opção mais econômica, mas é importante escolher uma fita que seja grossa para agilizar o processo. Basta enrolar a fita em volta dos quatro dedos, sem o dedão, e passar no sofá. 

  • Utilize capas de proteção! Para preservar e proteger sofás, poltronas e colchões, uma boa dica é investir nas capas protetoras. Elas evitam que os pelos entrem em contato direto com o móvel, e podem ser retiradas para a limpeza ocasionalmente. 

Gato soltando muito pelo: como minimizar esse problema? 

Se está passando pela sua cabeça “o pelo do meu gato está caindo muito” e você não sabe mais o que fazer, calma que vamos te ajudar. Antes de mais nada, aceite que o gato troca de pelo e que não existe a opção de parar completamente essa queda. O que pode ser feito é tomar algumas medidas que diminuam esse problema, como a escovação regular da pelagem do animal.

Além de evitar a formação de bola de pelo em gatos, escovar os pelos do bichano ajuda a retirar os pelos mortos que ficam espalhados pela casa, previne nós e estimula a produção de óleos naturais que mantém o aspecto brilhoso e saudável da pelagem do gato.

Você também pode levar o bichano até um veterinário para descobrir qual a melhor vitamina para queda de pelo de gato. De acordo com a médica veterinária Bruna Saponi dos Reis, o ômega 3 é um ótimo suplemento para ajudar nesse problema: “Além de características anti inflamatórias, essa gordura tem a capacidade de se ligar nos folículos pilosos, melhorando o crescimento e estrutura da pele e pelos do animal”.

Adoção

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Ver todas