close
Raças

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira - parece até um cãozinho no corpo de um gato. Ficou curioso para conhecer melhor como é a raça de gato Siamês? Então confira abaixo o infográfico que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o gato Siamês (e prepare-se para se apaixonar pelo bichano)!

Carinhoso e companheiro, o gato Siamês é uma das raças mais queridinhas
Carinhoso e companheiro, o gato Siamês é uma das raças mais queridinhas

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
Adote um animal

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
Adote um animal

Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

Gato Siamês puro: saiba quais características definem a raça

As fotos de gatos Siameses ilustram muito bem como esse bichano é: tem a pelagem branca, bege ou cinza na maior parte do corpo, com manchas marrons nas extremidades (região do rosto, orelhas, patas e rabo). Os pelos são curtos e bem brilhantes, e, para completar, o gato Siamês puro ainda tem lindos e penetrantes olhos azuis - outra característica típica da raça. Ainda sobre seu porte físico, o bichano possui um rosto triangular com orelhas grandes e pontudas que acompanham um corpo comprido e musculoso.

Uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que o gato Siamês não nasce com o padrão de pelagem já definido - isto é, com as manchas marrons presentes nas extremidades. Na verdade, eles normalmente nascem branquinhos e vão desenvolvendo essas manchinhas a partir dos 5 meses de idade. No caso de um gato Siamês cinza ou bege, a lógica é a mesma: a pelagem clara é predominante desde o seu nascimento, e as manchas mais escuras se desenvolvem mais tarde.

Gato Siamês: comportamento agitado, independente e carinhoso são os principais traços da raça

O gato Siamês é muito brincalhão e parece ter uma energia inesgotável. Ele gosta de pular e correr pela casa, mas também ama se divertir com os diferentes tipos de brinquedos para gatos. Não importa se é uma bolinha, um ratinho de pelúcia ou um brinquedo de cordinha: ele consegue passar horas entretido com o acessório. Mas, ao mesmo tempo em que ele pode ser muito agitado e brincalhão, o gato Siamês também curte ter seus momentos de paz. Quando isso acontece, ele prefere ficar no seu cantinho e é importante respeitar o seu espaço. A raça de gato Siamês é conhecida por ser bastante independente, então ao perceber que o seu peludinho está mais quieto, não se preocupe. 

Dócil, carinhoso e amigável, o gato Siamês é uma ótima companhia para todos os momentos. Essa é uma das poucas raças que gostam de ficar no colo e que amam receber carinho. O Siamês se dá bem com crianças, e consegue conviver relativamente bem com outros animais. Perto de estranhos, porém, ele é mais reservado e, se não for socializado corretamente, pode ser um pouco ciumento com seus donos quando chegar alguma visita em casa. É importante que haja uma socialização do gato Siamês filhote para que esse tipo de situação não aconteça.

Os principais cuidados com o gato Siamês filhote, adulto ou idoso

Apesar de ter uma pelagem curta, o gato Siamês solta bastante pelo em qualquer fase da vida. Por conta disso, um dos principais cuidados com a raça é quanto à escovação dos pelos, que deve acontecer pelo menos três vezes por semana para remover o acúmulo de pelagem morta do corpo do seu pet. Caso contrário, as temidas bolas de pelo podem acabar se desenvolvendo no organismo felino durante a autolimpeza.

Além disso, o tutor deve manter uma periodicidade de consultas com o médico veterinário para os check-ups, especialmente depois que o gatinho fica mais velho. Alguns problemas comuns que podem acometer a saúde da raça siamesa são os cálculos renais e doenças respiratórias. Também é necessário ter uma atenção especial com o calendário vacinal, que não pode sofrer atrasos. Vale lembrar que o gato Siamês filhote deve receber as primeiras doses da vacina a partir dos 45 dias de vida, e depois reforçá-las anualmente. 

Estatísticas do gato Siamês: altura, peso, preço e expectativa de vida

Quantos anos vive um gato Siamês? Essa é uma pergunta que muita gente faz, e que depende de muitas variáveis. Se for um gatinho saudável e bem cuidado, a expectativa de vida da raça pode ser de 12 a 15 anos de idade, o que é bastante tempo para os felinos. Outros números importantes sobre a raça de gato Siamês são o seu peso e a sua altura. Eles podem medir de 20 a 30 cm e pesar entre 4 e 6 kg.

E quanto custa um gato Siamês? Para quem tem interesse em comprar um exemplar, é bom se preparar financeiramente: o bichano geralmente custa entre R$1 mil e R$3 mil. O sexo e a pelagem são fatores que influenciam no preço final, mas é importante procurar um gatil de confiança para adquirir um gato Siamês puro. É muito comum encontrar gatos “sialatas” por aí, que são uma mistura de gato Siamês com vira-lata, então todo cuidado é pouco.

BÔNUS: Dicas de nomes para gatos Siamês para colocar no seu bichano

Às vezes basta olhar para as fotos de gatos Siameses que o nome do pet logo surge na cabeça, mas e quando falta inspiração? Como escolher uma forma adequada de chamar o seu novo amigo? Se você quer ter um gato Siamês, mas ainda não encontrou o nome perfeito para ele, veja algumas dicas que podem ajudar:

  • Nomes para gatos Siamês machos: Bichento, Caetano, Cookie, Elvis, Frodo, Miau, Pulga, Soneca, Tom, Yoda
  • Nomes para gatos Siamês fêmeas: Amy, Capitu, Duquesa, Frida, Kitty, Lua, Lupita, Minerva, Naomi, Princesa

Redação: Juliana Melo

Como é adotar um gato? Veja como foi a primeira adoção mediada pelo

Próxima matéria

Como é adotar um gato? Veja como foi a primeira adoção mediada pelo "Adota Patas"

Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
Raças

Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
Grandes

Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

Ver Todas >

Poodle toy, anão, médio, standard... conheça os tipos de cachorro da raça e aprenda a identificar
Adote um animal

Poodle toy, anão, médio, standard... conheça os tipos de cachorro da raça e aprenda a identificar

O Poodle é um cão com uma história curiosa! Ninguém sabe ao certo onde surgiu essa raça tão peludinha e fofa. Alguns dizem que os diferentes tipos de Poodle surgiram na França e faziam muita graça nas festas da realeza, sendo chamados também de “Caniches”. Outros, porém, dizem que o cachorro Poodle veio da Alemanha, onde era conhecido como “Pudle”, um cão considerado exímio nadador. Seja Poodle, Caniche ou Pudle, o que não podemos negar é que esse cãozinho é apaixonante! 

Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura
Adote um animal

Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

Os cachorros miniatura são muito procurados pelas famílias e a raça Pequinês é muito indicada para quem quer encontrar um companheiro de quatro patas para apartamentos ou outros espaços pequenos. Essa não é a única qualidade do Pequinês, uma raça originária da China que parece um bichinho de pelúcia por causa do tamanho (ele não passa de 23 centímetros e seu peso varia de 2 a 6kg) e da pelagem longa. 

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena

Você já ouviu falar no Pinscher 1? Filhote ou adulto, o cachorrinho possui um tamanho muito pequeno que se mantém por toda a vida. O cachorro Pinscher 1 é um dos tipos da raça Pinscher, uma das mais amadas do Brasil. Esse cãozinho, por menor que seja, tem uma facilidade enorme em conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Dentre os diferentes tamanhos da raça, Pinscher 1 é considerado o segundo menor entre eles, logo atrás do Pinscher 0. 

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...
Adote um animal

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. O cachorro da raça Shih Tzu também se adapta super bem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande.

Ver Todas >