Adoção animal

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

Publicado - 14 Dezembro 2023 - 17h44

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira - parece até um cãozinho no corpo de um gato.

Ficou curioso para conhecer melhor como é a raça de gato Siamês? Então confira abaixo o infográfico que preparamos com tudo que você precisa saber sobre as características do gato Siamês (e prepare-se para se apaixonar pelo bichano)!

Bloco informativo mostrando todas as características do gato Siamês

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

 

Gato Siamês puro: saiba quais características definem a raça

 

As fotos de gatos Siameses ilustram muito bem como esse bichano é: tem a pelagem branca, bege ou cinza na maior parte do corpo, com manchas marrons nas extremidades (região do rosto, orelhas, patas e rabo). Os pelos são curtos e bem brilhantes, e, para completar, o gato Siamês puro ainda tem lindos e penetrantes olhos azuis - outra característica típica da raça.

Ainda sobre o físico do Siamês, gato possui um rosto triangular com orelhas grandes e pontudas que acompanham um corpo comprido e musculoso. Ele tem um porte mediano, e se adapta bem em qualquer lugar.

Uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que o gato Siamês não nasce com o padrão de pelagem já definido - isto é, com as manchas marrons presentes nas extremidades. Na verdade, eles normalmente nascem branquinhos e vão desenvolvendo essas manchinhas a partir dos 5 meses de idade. Basicamente o gato Siamês muda de cor na transição de filhote para adulto!

Vale dizer que a cor da pelagem do gato dessa raça pode ter outras tonalidades. No caso de um gato Siamês cinza ou bege, a lógica é a mesma: a pelagem clara é predominante desde o seu nascimento, e as manchas mais escuras se desenvolvem mais tarde. Por isso, não estranhe se encontrar um felino da raça Siamês clarinho e sem as típicas manchas quando ele ainda é filhote!

Gato Siamês: comportamento agitado, independente e carinhoso são os principais traços da raça

O temperamento do gato Siamês é muito brincalhão e ele parece ter uma energia inesgotável. Ele gosta de pular e correr pela casa, mas também ama se divertir com os diferentes tipos de brinquedos para gatos. Não importa se é uma bolinha, um ratinho de pelúcia ou um brinquedo de cordinha: ele consegue passar horas entretido com o acessório.

Mas, ao mesmo tempo em que ele pode ser muito agitado e brincalhão, o gato Siamês também curte ter seus momentos de paz. Quando isso acontece, ele prefere ficar no seu cantinho e é importante respeitar o seu espaço. A raça de gato Siamês é conhecida por ser bastante independente, então ao perceber que o seu peludinho está mais quieto, não se preocupe. 

Dócil, carinhoso e amigável, o gato Siamês é uma ótima companhia para todos os momentos. Essa é uma das poucas raças que mais amam ficar no colo e receber carinho. O Siamês se dá bem com crianças, e consegue conviver relativamente bem com outros animais. Além de todas as raças de gato, Siamês é uma das mais falantes!

Perto de estranhos, porém, ele é mais reservado e, se não for socializado corretamente, pode ser um pouco ciumento com seus donos quando chegar alguma visita em casa. É importante que haja uma socialização do gato Siamês filhote para que esse tipo de situação não aconteça com o gato Siamês adulto.

Os principais cuidados com o gato Siamês filhote, adulto ou idoso

Apesar de ter uma pelagem curta, o gato Siamês solta bastante pelo em qualquer fase da vida. Por conta disso, um dos principais cuidados com a raça é quanto à escovação dos pelos, que deve acontecer pelo menos três vezes por semana para remover o acúmulo de pelagem morta do corpo do gato. Raça Siamês, sem esse cuidado, pode acabar sofrendo com as temidas bolas de pelo.

Além disso, o tutor deve manter uma periodicidade de consultas com o médico veterinário para os check-ups, especialmente depois que o gatinho Siamês fica mais velho. Alguns problemas comuns que podem acometer a saúde da raça siamesa são o cálculo renal em gatos e doenças respiratórias.

Também é necessário ter uma atenção especial com o calendário vacinal, que não pode sofrer atrasos. Vale lembrar que o gato Siamês filhote deve receber as primeiras doses da vacina a partir dos 45 dias de vida, e depois reforçá-las anualmente. 

Estatísticas do gato Siamês: altura, peso e expectativa de vida

Quantos anos vive um gato Siamês? Essa é uma pergunta que muita gente faz, e que depende de muitas variáveis. Se for um gatinho saudável e bem cuidado, a expectativa de vida da raça pode ser de 12 a 15 anos de idade, o que é bastante tempo para os felinos. Já sobre o porte dos machos e das gatas, Siamês pode medir até 30 cm de altura e pesar até 6 kg — mas, geralmente, o gato Siamês fêmea costuma ser menor e menos pesado do que o macho. 

Quanto custa um gato Siamês?

Para quem tem interesse em comprar um exemplar, é bom se preparar financeiramente: o bichano geralmente custa entre R$ 1.000 e R$ 3.000. O sexo e a pelagem são fatores que influenciam no preço final, mas é importante procurar um gatil de confiança para adquirir um gato Siamês puro. É muito comum encontrar gatos “sialatas” por aí, que são uma mistura de gato Siamês com vira-lata, então todo cuidado é pouco. Caso encontre um gato da raça Siamês por um valor muito abaixo do mencionado, desconfie!

BÔNUS: Dicas de nomes para gatos Siamês para colocar no seu bichano

Às vezes basta olhar para as fotos de gatos Siameses que o nome do pet logo surge na cabeça, mas e quando falta inspiração? Como escolher uma forma adequada de chamar os Siameses? Gatos atendem pelo nome, mas existem algumas dicas que ajudam nisso, como preferir nomes de até três sílabas e terminados em vogais.

Se você quer ter um gatinho da raça, mas ainda não encontrou nomes para gato Siamês que sejam perfeitos para ele, veja algumas sugestões que podem ajudar:

  • Nomes para gatos Siamês machos: Bichento, Caetano, Cookie, Elvis, Frodo, Miau, Pulga, Soneca, Tom, Yoda
  • Nomes para gatos Siamês fêmeas: Amy, Capitu, Duquesa, Frida, Kitty, Lua, Lupita, Minerva, Naomi, Princesa

Publicado originalmente em: 27/08/2021
Atualizado em: 14/12/2023

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas