close
Raças

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

Atualizado · 27 de agosto de 2021 · 19h32

Publicado · 27/08/2021 · 19h32

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira - parece até um cãozinho no corpo de um gato. Ficou curioso para conhecer melhor como é a raça de gato Siamês? Então confira abaixo o infográfico que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o gato Siamês (e prepare-se para se apaixonar pelo bichano)!

Carinhoso e companheiro, o gato Siamês é uma das raças mais queridinhas
Carinhoso e companheiro, o gato Siamês é uma das raças mais queridinhas

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Adote um animal

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Adote um animal

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

Gato Siamês puro: saiba quais características definem a raça

As fotos de gatos Siameses ilustram muito bem como esse bichano é: tem a pelagem branca, bege ou cinza na maior parte do corpo, com manchas marrons nas extremidades (região do rosto, orelhas, patas e rabo). Os pelos são curtos e bem brilhantes, e, para completar, o gato Siamês puro ainda tem lindos e penetrantes olhos azuis - outra característica típica da raça. Ainda sobre seu porte físico, o bichano possui um rosto triangular com orelhas grandes e pontudas que acompanham um corpo comprido e musculoso.

Uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que o gato Siamês não nasce com o padrão de pelagem já definido - isto é, com as manchas marrons presentes nas extremidades. Na verdade, eles normalmente nascem branquinhos e vão desenvolvendo essas manchinhas a partir dos 5 meses de idade. No caso de um gato Siamês cinza ou bege, a lógica é a mesma: a pelagem clara é predominante desde o seu nascimento, e as manchas mais escuras se desenvolvem mais tarde.

Gato Siamês: comportamento agitado, independente e carinhoso são os principais traços da raça

O gato Siamês é muito brincalhão e parece ter uma energia inesgotável. Ele gosta de pular e correr pela casa, mas também ama se divertir com os diferentes tipos de brinquedos para gatos. Não importa se é uma bolinha, um ratinho de pelúcia ou um brinquedo de cordinha: ele consegue passar horas entretido com o acessório. Mas, ao mesmo tempo em que ele pode ser muito agitado e brincalhão, o gato Siamês também curte ter seus momentos de paz. Quando isso acontece, ele prefere ficar no seu cantinho e é importante respeitar o seu espaço. A raça de gato Siamês é conhecida por ser bastante independente, então ao perceber que o seu peludinho está mais quieto, não se preocupe. 

Dócil, carinhoso e amigável, o gato Siamês é uma ótima companhia para todos os momentos. Essa é uma das poucas raças que gostam de ficar no colo e que amam receber carinho. O Siamês se dá bem com crianças, e consegue conviver relativamente bem com outros animais. Perto de estranhos, porém, ele é mais reservado e, se não for socializado corretamente, pode ser um pouco ciumento com seus donos quando chegar alguma visita em casa. É importante que haja uma socialização do gato Siamês filhote para que esse tipo de situação não aconteça.

Os principais cuidados com o gato Siamês filhote, adulto ou idoso

Apesar de ter uma pelagem curta, o gato Siamês solta bastante pelo em qualquer fase da vida. Por conta disso, um dos principais cuidados com a raça é quanto à escovação dos pelos, que deve acontecer pelo menos três vezes por semana para remover o acúmulo de pelagem morta do corpo do seu pet. Caso contrário, as temidas bolas de pelo podem acabar se desenvolvendo no organismo felino durante a autolimpeza.

Além disso, o tutor deve manter uma periodicidade de consultas com o médico veterinário para os check-ups, especialmente depois que o gatinho fica mais velho. Alguns problemas comuns que podem acometer a saúde da raça siamesa são os cálculos renais e doenças respiratórias. Também é necessário ter uma atenção especial com o calendário vacinal, que não pode sofrer atrasos. Vale lembrar que o gato Siamês filhote deve receber as primeiras doses da vacina a partir dos 45 dias de vida, e depois reforçá-las anualmente. 

Estatísticas do gato Siamês: altura, peso, preço e expectativa de vida

Quantos anos vive um gato Siamês? Essa é uma pergunta que muita gente faz, e que depende de muitas variáveis. Se for um gatinho saudável e bem cuidado, a expectativa de vida da raça pode ser de 12 a 15 anos de idade, o que é bastante tempo para os felinos. Outros números importantes sobre a raça de gato Siamês são o seu peso e a sua altura. Eles podem medir de 20 a 30 cm e pesar entre 4 e 6 kg.

E quanto custa um gato Siamês? Para quem tem interesse em comprar um exemplar, é bom se preparar financeiramente: o bichano geralmente custa entre R$1 mil e R$3 mil. O sexo e a pelagem são fatores que influenciam no preço final, mas é importante procurar um gatil de confiança para adquirir um gato Siamês puro. É muito comum encontrar gatos “sialatas” por aí, que são uma mistura de gato Siamês com vira-lata, então todo cuidado é pouco.

BÔNUS: Dicas de nomes para gatos Siamês para colocar no seu bichano

Às vezes basta olhar para as fotos de gatos Siameses que o nome do pet logo surge na cabeça, mas e quando falta inspiração? Como escolher uma forma adequada de chamar o seu novo amigo? Se você quer ter um gato Siamês, mas ainda não encontrou o nome perfeito para ele, veja algumas dicas que podem ajudar:

  • Nomes para gatos Siamês machos: Bichento, Caetano, Cookie, Elvis, Frodo, Miau, Pulga, Soneca, Tom, Yoda
  • Nomes para gatos Siamês fêmeas: Amy, Capitu, Duquesa, Frida, Kitty, Lua, Lupita, Minerva, Naomi, Princesa

Redação: Juliana Melo

Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

Próxima matéria

Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
Raças

Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
Grandes

Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

Ver Todas >

Por que o Chow Chow tem a língua azul?
Adote um animal

Por que o Chow Chow tem a língua azul?

O Chow Chow é aquela raça que sempre é comparada a um ursinho de pelúcia por causa dos seus pelos densos e felpudos. Como se isso não bastasse, outra característica que chama a atenção - talvez até mais do que a pelagem - é que esse é um cachorro de língua azul. Esse traço em particular é algo que diferencia a raça de quase todos os outros cães, mas já parou para se perguntar por que isso acontece? Qual será a explicação por trás do cachorro de língua azul Chow Chow? 

Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça
Adote um animal

Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça

O Pitbull é um animal que intimida muita gente, principalmente por causa da fama de “agressivo” que acompanha ele. A postura imponente e musculatura forte e robusta são características que contribuem para isso, mas a verdade é que tanto o filhote de Pitbull quanto um cão adulto estão longe de serem violentos se tiverem uma boa criação. Sim, é isso mesmo: a forma como o cachorro Pitbull é criado tem tudo a ver com o seu comportamento!

Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança
Adote um animal

Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança

Quem tem um filho e ao mesmo tempo procura um amigo de quatro patas para acompanhar a família sempre se pergunta: qual o melhor cachorro para criança? A verdade é que existem várias raças que são indicadas para conviver com os pequenos, desde cães de porte pequeno e médio até cachorros grandes. Tamanho não é documento, e animais um pouco maiores podem ter uma ótima relação com crianças (especialmente as mais velhas).

Gato laranja: tudo sobre os felinos com essa cor de pelagem
Adote um animal

Gato laranja: tudo sobre os felinos com essa cor de pelagem

Gateiro ou não, todo mundo já está familiarizado com o gato laranja e certamente já se deixou levar pelos encantos deste felino ao menos uma vez. Famoso tanto nas ruas quanto nas telinhas da televisão por causa do personagem Garfield, o gato ruivo tem um carisma incomparável e uma personalidade dócil e autêntica. É difícil descrevê-lo em poucas palavras, mas quem convive com um gato laranja (filhote ou adulto) sabe do que estamos falando: os laranjinhas são os melhores amigos que um tutor pode querer!

Ver Todas >