A doença renal em gatos é uma preocupação constante entre os gateiros. Infelizmente os problemas nos rins são comuns nos felinos. A causa geralmente está ligada ao próprio organismo da espécie, que possui uma pequena quantidade de néfrons nos rins - que são estruturas que filtram as impurezas do sangue. Outro fator que costuma influenciar esse tipo de problema nos bichanos é a alimentação inadequada e o baixo consumo de água. Para evitar a doença, é importante que o tutor espalhe vários bebedouros casa e ofereça ração úmida periodicamente para o pet.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato idoso costuma ter mais chances de apresentar insuficiência renal, mas nada impede que o problema se manifeste nos primeiros anos de vida do gato. É por isso que a preocupação e os cuidados para evitar a insuficiência renal devem começar desde cedo. Veja abaixo 5 sinais de que seu gatinho está sofrendo com problemas nos rins!

1) Gato com insuficiência renal costuma apresentar mudança no apetite

É muito importante estar atento a qualquer mudança comportamental do seu pet. Quando o gatinho está comendo menos que o habitual, dispensando refeições ou até mesmo mais seletivo na hora de comer, é importante fazer um check-up com um veterinário para analisar a saúde do pet. A mudança de apetite costuma ser um sinal comum em gatos renais. A doença ainda pode levar à perda de peso, vômitos e diarreia.

2) Gato renal: aumento da sede é um sinal da doença

Como dito acima, os gatos são conhecidos por beberem pouca água. Por isso, é importante que o tutor incentive o aumento do consumo. Quando um bichano que não bebia muita água passa a procurar o bebedouro com mais frequência, é importante ligar o alerta. É normal que o gato com insuficiência renal sinta mais sede. O comportamento também pode indicar outras doenças como a diabetes. Não deixe de observar todos os hábitos do seu bichano.


Gato: problema renal pode causar aumento da sede
Gato: problema renal pode causar aumento da sede

3) Alterações de comportamento podem sinalizar doença renal em gatos

A dor e o desconforto causados pela doença podem fazer com que o gato renal apresente condutas não habituais. O bichano pode ficar mais apático, recluso, agressivo ou com sinais de letargia e depressão. O aumento do sono também pode ocorrer por conta da doença renal em gatos. Qualquer mudança comportamental deve deixar o tutor em alerta. Observe se o gatinho apresente outros sinais de que algo não vai bem.

4) Gato: problema renal faz o bichano sentir mais vontade de fazer xixi

É comum que o gato com insuficiência renal passe a usar a caixa de areia com mais frequência ou até mesmo faça xixi fora do lugar. Além disso, a doença também pode causar alterações na urina, deixando-a com aspecto turvo ou com a presença de sangue. Da mesma maneira que o aumento da frequência do xixi, a falta de micção também pode indicar um problema e o melhor a se fazer diante de ambas as situações é procurar um veterinário.

5) Gato renal pode apresentar má aparência na pelagem

Além dos sinais comportamentais, alguns sintomas físicos podem ser observados no gato renal. A má aparência da pelagem do bichano é um indicativo da doença se estiver associada com outros sintomas. Os gatinhos com problemas nos rins ainda podem apresentar mau hálito e feridas ou úlceras na boca.

Redação: Hyago Bandeira