Você sabe quais alimentos que gatos não podem comer? As frutas fazem parte da alimentação dos humanos e costumam fazer muito bem para nossa saúde. No entanto, é preciso levar em conta que organismo dos felinos é diferente e não funciona da mesma forma. Oferecer outro tipo de comida para gatos além da ração é algo que deve ser feito com muita cautela, mesmo quando falamos de alimentos naturais como frutas e legumes. Mas afinal de contas, gato pode comer banana? Veja abaixo o que descobrimos e quais os benefícios e malefícios da fruta para os bichanos.

Pode dar banana para gato?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma das frutas mais comuns na rotina de alimentação humana, muitos tutores buscam saber se podem oferecer banana para gatos. A resposta para essa pergunta é sim, os gatos podem comer banana. Mas o alimento deve ser oferecido com cautela para os bichanos. Antes de pensar nos alimentos que os gatos podem comer, é necessário levar em conta que os felinos são animais carnívoros estritos. Ou seja, a base da alimentação deles precisa ser a proteína animal. Mesmo sendo rica em proteínas, fibras e potássio, a banana não possui os nutrientes que um bichano realmente precisa.

O gato comendo banana uma vez ou outra não terá malefícios. Porém, o alimento nunca deverá ser a base da sua alimentação, ou oferecido em grandes quantidades. A banana possui um alto teor de açúcar e carboidratos, podendo contribuir para a obesidade quando oferecida demais. O ideal é oferecer a fruta em forma de petiscos e em quantidades pequenas de vez em quando. Jamais substitua a ração de gato pela banana ou qualquer outro alimento.


Gatos podem comer banana de forma moderada
Gatos podem comer banana de forma moderada

Além da banana, pode dar quais frutas para gatos?

Algumas frutas são liberadas para os gatos consumirem, porém é preciso levar em conta que o paladar dos felinos não sente sabores adocicados. Por isso, é normal que os gatos não se sintam muito atraídos por alimentos doces. Assim como a banana, o consumo de outras frutas também só deve ocorrer como petisco. Mas você sabe quais são as frutas que pode dar para gatos? Confira a lista de algumas abaixo:

  • maçã (sem sementes)
  • morango
  • melão
  • melancia
  • pera
  • mirtilo
  • pêssego
  • damasco
  • blueberry

Frutas para gatos: quais não podem ser oferecidas para os felinos?

Se engana quem pensa que todas as frutas que os gatos podem consumir. Algumas delas podem ser extremamente tóxicas e os tutores devem ficar atentos. Os felinos são animais muito curiosos e podem acabar dando uma mordiscada em frutas proibidas por acidente. A ingestão de alguns alimentos pode causar diarreia, vômitos e até situações mais graves. Veja abaixo algumas frutas que não podem ser consumidas pelos bichanos em hipótese alguma:

  • Uva e uva passa: pode provocar problemas renais nos gatos
  • Abacate: é tóxico para os gatos e pode prejudicar o pâncreas
  • Frutas cítricas: podem causar problemas estomacais

Redação: Hyago Bandeira