Basta você abrir uma lata de atum que seu bichano logo aparece pela cozinha. Quem é gateiro sabe o quanto os felinos são fissurados por peixes. Não é à toa que os peixinhos estão ilustrados em diversos brinquedos para gatos que estimulam o instinto caçador dos felinos. Um bom tutor de gato sabe o quanto a alimentação é um fator importante para manter a saúde do animal. Por isso, é sempre bom saber quais alimentos são liberados e quais são aqueles que os bichanos não podem comer de jeito nenhum. Será que gato pode comer atum? Veja o que descobrimos!
Gatos podem comer atum enlatado?
É normal que os tutores se perguntem se o gato pode comer atum enlatado, até porque é muito comum que os bichanos demonstrem interesse pelo alimento. Os peixes enlatados estão entre os alimentos que os felinos não podem comer. Como qualquer outro produto processado, o atum em lata pode fazer muito mal para os pets. O atum enlatado possui altos níveis de sódio que não são adequados para os gatinhos, podendo comprometer a saúde deles, inclusive afetando o sistema urinário. Além disso, esse alimento possui mercúrio, que é um metal pesado e tóxico para os felinos, que pode afetar o sistema nervoso do gato quando consumido em grandes quantidades. Por isso, os gatos não podem comer atum enlatado. No entanto, a restrição é apenas ao atum enlatado: outras versões do pescado podem ser servidas como petiscos.

Mais Lidas

Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?
Gatos podem comer atum de outro jeito?
Mesmo que o atum em lata seja proibido para gatos, você pode oferecer o alimento de outro jeito. Os felinos são grandes fãs dos pescados, mas esses alimentos não devem ser o alimento principal da dieta. O ideal é que o atum seja oferecido apenas ocasionalmente, como um petisco. Isso vale tanto para atum quanto para outros tipos de peixes, pois o excesso do alimento no organismo felino pode provocar um déficit de vitamina B1.
A melhor forma de dar o atum ao gato é na forma crua. Mas essa alternativa só é válida quando peixe está fresco e proveniente de uma pesca recente e de qualidade. Como isso é bem difícil de ocorrer, quando o atum é congelado é necessário que ele esteja levemente cozido. Ele nunca deve ficar cozido como se fosse feito para consumo humano. Não se esqueça de que apesar de nessas circunstâncias o conteúdo de mercúrio no alimento ser menor, ele não é inexistente, por conta disso, seu consumo deve ser moderado.
Além disso, no pet shop é possível encontrar alimentos que têm o atum como base, como o patê para gato, sachês e petiscos.
Atum para gatos: benefícios do alimento para a saúde felina
O atum é um dos peixes mais ricos em termos nutricionais. Ele oferece proteínas e gorduras benéficas para a saúde do gato. A alta quantidade de ômega 3, por exemplo, é um dos maiores benefícios do alimento. Apesar disso, assim como outros peixes liberados, ele não contém todos os nutrientes que o gato precisa. Como dito acima, os pescados devem ser oferecidos como um petisco ocasional, sendo perfeito para quando você quer recompensar o bichano com um alimento que foge da rotina.
Redação: Hyago Bandeira
