A picada de abelha em gato é uma situação que pode assustar muitos gateiros. Os felinos são animais muito curiosos e podem manifestar seu instinto caçador perseguindo insetos. Se preocupar com isso é extremamente válido, até porque a picada de abelha em gato pode provocar desde um inchaço temporário até uma inflamação grave no local. Mas será que você sabe o que fazer com o gato picado por abelha? Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Veja só!

Gato: picada de abelha pode provocar sintomas como febre e diarreia

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ser picado por um inseto não é algo muito difícil de ocorrer com os bichanos. No caso das abelhas, é necessário que os tutores fiquem atentos, pois uma picada do inseto pode provocar intoxicação no pet. Além disso, essa situação pode fazer com que o peludo tenha uma reação alérgica. Os sintomas e perigos vão depender do nível de sensibilidade do organismo do animal e da quantidade de veneno injetada na picada. Em muitas ocasiões, o tutor pode não ver o momento em que o felino é picado pela abelha. Por isso, é necessário prestar atenção em sintomas característicos, como:


Nunca aplique remédio para picada de abelha em gatos por conta prórpia, procure sempre um veterinário
Nunca aplique remédio para picada de abelha em gatos por conta prórpia, procure sempre um veterinário

Como prevenir picada de abelha em gato?

Quem é pai de pet sabe o quanto é difícil supervisionar o animal a todo momento. Por conta disso, é normal que alguns gateiros tenham dúvidas em como prevenir que o gato seja picado por insetos. Manter o ambiente protegido é uma das melhores dicas para isso. Se sua casa possui plantas e jardins, o mais recomendado é deixar os locais com flores fora do alcance do gato. Tutores que possuem casa com área externa precisam se certificar que não exista nenhuma colmeia no local para deixar os bichanos longe do perigo. Não se esqueça também de se certificar de evitar o plantio de plantas tóxicas para gatos.

Picada de abelha em gato: o que fazer?

Ao perceber que seu gatinho foi picado por uma abelha é comum que os tutores tentem resolver o problema por conta própria, mas é estritamente perigoso que o ferrão seja removido pelo próprio tutor. A melhor coisa a se fazer é levar o felino a um médico veterinário de confiança para que o melhor tratamento seja feito. Dependendo do caso, o profissional poderá receitar um remédio para picada de abelha em gatos. Nunca tente medicar o gato por conta própria, pois isso poderá provocar ainda mais complicações para o animal. Os medicamentos voltados para humanos são ainda mais perigosos e podem ser fatais para os felinos.

Redação: Hyago Bandeira