Não há quem resista à fofura de um gatinho, né? Mas mesmo que a vontade seja de agarrar e encher o animal de carinho, é importante entender que alguns limites são necessários na hora de se aproximar dos bichanos. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não são todos os tipos de carinho que são exatamente “bem-vindos” no universo felino. Antes de pegar um gato no colo, por exemplo, é importante conhecer muito bem o jeito e a personalidade do animal, pois não são todos que aceitam esse tipo de carinho. Quer entender o motivo para esse comportamento de gato? Vem que a gente te explica!

Meu gato não gosta de colo, e agora?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você já tentou várias vezes pegar o gato no colo, mas percebeu que esse tipo de carinho não é a praia do seu amigo, não insista. “Então por que meu gato não gosta de colo?” é o que os pais e mães de pet se perguntam nessas horas, e a verdade é que existem diversos motivos para isso. Como todos sabem, os felinos são animais naturalmente mais independentes do que outras espécies, e por isso eles não têm tanta necessidade de receber atenção e carinho o tempo todo. Isso não quer dizer que esses animais não sejam capazes de demonstrar afeto por quem eles amam, mas o amor de gato é um pouquinho diferente do que a gente imagina e está nos detalhes do dia a dia.

Outros possíveis motivos porque alguns gatos não gostam de colo são o medo e a falta de socialização adequada nos primeiros anos de vida. O medo geralmente é comum em gatos que foram abandonados ainda filhotes e que carregam traumas desse período, então forçar a barra pode acabar deixando o animal ainda mais assustado. Já a socialização também é um fator que faz muita diferença nisso tudo, pois é uma técnica que estimula a interação social do gato com vários tipos de animais e pessoas diferentes, o deixando mais maleável para receber carinhos como esse.


Como   fazer o gato gostar de colo? O ideal é acostumar ele com o carinho desde filhote
Como fazer o gato gostar de colo? O ideal é acostumar ele com o carinho desde filhote

Então, como fazer meu gato gostar de colo?

Quando o gato ainda é filhote, é mais fácil de fazer com que ele aceite ou se acostume com determinados tipos de carinho. Por isso, pode pegar filhote de gato no colo, sim, mas o ideal é que tudo seja feito com muita cautela para evitar qualquer acidente ou trauma - ainda mais porque os bichanos são mais frágeis nos primeiros meses de vida, todo cuidado é pouco. 

Mas e quando o animal já é adulto, como fazer o gato gostar de colo? Uma técnica que pode funcionar é a do reforço positivo, que é fazer o animal associar o colo a coisas boas, como petiscos ou o brinquedo preferido dele. Vale até esconder um pouquinho de catnip no bolso da calça para ver se isso chama a atenção do felino de alguma forma. Se mesmo assim não adiantar, o que é resta é aceitar que essa é a personalidade do seu amigo e procurar outras formas de interação que possam aproximar vocês dois, como brincadeiras e outras atividades.

Como saber se o gato gosta de colo ou não?

A dúvida se o gato gosta de colo ou não acompanha a maioria dos tutores, principalmente quando eles ainda não conhecem muito bem seu novo filho de quatro patas. Para descobrir a resposta, a convivência é a única solução. De fato, existem algumas raças de gato que simplesmente amam ficar no colo, como o Maine Coon, o Birmanês ou o gato Persa. No entanto, não são todos os felinos que se sentem confortáveis com esse tipo de carinho, e isso pode acabar despertando comportamentos agressivos no animal. Se isso acontecer, é importante não se desesperar e nem brigar com o bichano, mas procurar entendê-lo e, principalmente, respeitar o seu espaço.

Redação: Juliana Melo