Quem tem gato em casa sabe bem que esses animais adoram ficar nas alturas! As janelas são praticamente os lugares preferidos da casa para os gatinhos. De lá eles conseguem ver o movimento da rua sem perder nada que acontece dentro de casa. Para que esse hábito do bichano fique mais agradável e seguro, nada melhor do que personalizar esse espaço para que ele se torne mais “gatificado” ainda. Reunimos abaixo uma série de acessórios e produtos para tornar a experiência do gato na janela melhor ainda. Confira!

1) A rede de proteção para gatos é um acessório de segurança indispensável

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato na janela precisa estar seguro. A rede de proteção para a janelas é crucial para segurança de seu bichano. Mesmo com a fama de terem um ótimo equilíbrio, é necessário proteger as janelas, seja em casas ou apartamentos, para evitar acidentes e até mesmo as fugas. Mesmo que não exista risco do animal cair e se machucar, existem outros perigos que podem ser evitados com a rede de proteção. Ela impede que o gato tenha acesso a rua - um local com perigos de atropelamento, envenenamento, brigas com outros animais e muitas doenças. Lembre-se que os gatos que dão as famosas voltinhas têm a expectativa de vida reduzida em comparação aos felinos que só ficam dentro de casa casa.

2) O protetor solar para gatos evita o câncer de pele

Os gatos amam tomar banho de sol. O contato da luz solar faz bem para saúde e bem-estar dos bichanos e ajuda na produção de vitamina D, que fortalece os ossos e melhora a absorção de cálcio. Além de tudo isso, a luz solar também ajuda na prevenção de doenças como raquitismo. Mas como tudo na vida em excesso pode gerar problema, o mesmo pode acontecer com a exposição excessiva ao sol. O uso do protetor solar para gatos previne o câncer de pele e vai deixar o animal protegido. Em um país tropical como Brasil, a indicação é até que se restrinja o acesso dos gatos a esses locais em épocas de temperatura muito elevada e horários de pico de incidência de sol.


A cama suspensa de janela vai deixar seu felino bem relaxado
A cama suspensa de janela vai deixar seu felino bem relaxado

3) Cama suspensa para gatos: a soneca perfeita no sol

Se o seu bichano ama ficar na janela, que tal instalar uma cama de gato suspensa no local para que ele possa aproveitar mais ainda? O acessório, que parece mais uma rede, permite que o animal fique mais confortável e aproveite melhor as sonecas perto da janela. Alguns modelos são fixados no vidro da janela com ventosas, enquanto outros utilizam cabos mais resistentes apoiados na estrutura metálica. Para segurança do felino, verifique a capacidade do modelo escolhido antes da instalação Esse cuidado ajuda a evitar acidentes, principalmente com aqueles bichinhos que estão acima do peso. Além disso é necessário conferir se a cama de janela para o gato está bem fixada. Se você é uma pessoa criativa e gosta de confeccionar presentes para o seu pet, essa é uma boa oportunidade de aprender como fazer a cama suspensa para gatos.

4) Arranhador de gato com andares facilita a escalada até a janela

Nem todo gato tem a habilidade de pular e alcançar os lugares mais altos da casa. A explicação para isso é comportamental: enquanto alguns gatos amam ficar no alto e dominam as escaladas, outros são mais medrosos e preferem ficar em lugares mais baixos, os chamados gatos horizontais ou de arbustos. Uma boa opção para a ajudar na escalada do seu bichano até a janela é colocar um arranhador com andares perto do local. Além de promover diversão  e interação no percurso, o objeto deixa a subida mais fácil para os gatinhos mais medrosos.

5) Prateleiras e nichos para gato também ajudam no acesso às janelas da casa

Os nichos e as prateleiras para gatos são ótimas opções de enriquecimento ambiental. Instaladas em alturas variadas nas paredes, eles permitem que os gatos possam observar o movimento da casa do alto, se exercitar e até mesmo relaxar. Colocando as prateleiras em uma parede paralela à janela, também facilitam o acesso e tornam a aventura ainda mais divertida para o felino! Esses acessórios são ótimos para gastar a energia do animal e ainda ajudam a compor a decoração da sua casa.

Redação: Hyago Bandeira