Adoção animal

Gato laranja: tudo sobre os felinos com essa cor de pelagem

Publicado - 16 Maio 2022 - 18h26

Atualizado - 18 Abril 2024 - 21h30

Gateiro ou não, todo mundo já está familiarizado com o gato laranja e certamente já se deixou levar pelos encantos deste felino ao menos uma vez. Famoso tanto nas ruas quanto nas telinhas da televisão por causa do personagem Garfield, o gato ruivo tem um carisma incomparável e uma personalidade dócil e autêntica. É difícil descrevê-lo em poucas palavras, mas quem convive com um gato laranja (filhote ou adulto) sabe do que estamos falando: os laranjinhas são os melhores amigos que um tutor pode querer!

Mas quais são as raças de gato amarelo? Como é a convivência e comportamento de animais com esse tom de pelagem? Será que é verdade que só existe gato laranja macho, ou isso não passa de um mito? Se você quer conhecer mais a fundo os bichanos com essa cor, é só ficar de olho na matéria abaixo com tudo que você precisa saber sobre o assunto!

O gato laranja pode ter diferentes tons de pelagem e combinações

A cor de gato laranja pode parecer única, mas tem conta com uma certa variedade de tonalidades que vão desde um gato amarelo, com um laranja mais aberto, até um gato ruivo, que tem o tom mais fechado e quase avermelhado. Como se isso não bastasse, é possível encontrar outros tipos de pelagem que combinam o laranja com outras cores, como:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Gato laranja e branco
  • Gato laranja e preto
  • Gato laranja, branco e preto

No caso do gato laranja e branco, o padrão é chamado de bicolor. Já o gato laranja e preto é conhecido popularmente como gato escaminha ou gato casco de tartaruga, já que a mistura de cores lembra bastante esse tipo de casco. Por último, o gato laranja, branco e preto é o famoso gato tricolor (que, na verdade, costuma ser fêmea, na maioria das vezes).

Uma característica que vale ressaltar sobre o gato ruivo é que ele sempre é tigrado, independentemente da tonalidade. Sim, sempre! Mesmo que as listras sejam fracas e quase imperceptíveis, elas sempre estão presentes. Ou seja, você nunca vai encontrar um gatinho com a cor completamente sólida por aí, e isso acontece graças à genética, pois o gene do tom laranja ativa as listras automaticamente - mas elas podem estar em maior ou menor evidência.

É verdade que todo gato laranja é macho?

É muito mais comum encontrar um gato laranja macho do que uma fêmea por aí, mas existem, sim, gatinhas com essa coloração. A questão é que elas realmente nascem em menor proporção, e a explicação para isso é a genética. Para entender melhor sobre o assunto, é necessário recordar alguns conceitos de biologia, como cromossomas e genes. Os machos possuem os cromossomas XY e as fêmeas XX. O cromossoma X é responsável pela cor laranja, então as fêmeas precisam ter os dois cromossomas X com esse gene, enquanto os machos precisam ter apenas um. Por uma questão de probabilidade, a maioria dos gatos laranjas acabam sendo do sexo masculino, embora as gatinhas também existam.

Esse acaba sendo o mesmo motivo pelo qual os gatos de 3 cores - ou simplesmente tricolores - normalmente são fêmeas, já que precisam ter dois cromossomos X para atingirem a pelagem de três cores. A exceção é quanto aos machos que sofrem com a Síndrome de Klinefelter, condição que causa uma alteração genética e faz com que eles tenham um cromossomo a mais, sendo XXY.

 

O gato Persa laranja é um verdadeiro charme em forma de felinoGato amarelo: Maine Coon é uma das muitas raças que têm essa cor de pelagemPara quem procura um gato amarelo, o Bobtail Americano é uma raça que pode surpreenderMunchkin: gato ruivo é uma das possibilidades da raçaGato laranja: Persa Exótico tem os pelos mais curtos do que o gato Persa laranja normalVira-lata é outra opção de gato laranja para quem não se importa com os rótulos de pedigree

 

6 raças de gato laranja para se apaixonar

 

Muita gente se pergunta se o gato laranja é uma raça ou não, mas a verdade é que as cores dos gatos não definem a raça a que eles pertencem. Pelo contrário, existem várias raças com diferentes tonalidades de pelagem, como é o caso das cores do gato Persa - laranja é uma delas, mas tem várias outras como branco, preto, tigrada, entre outras. Por isso, se você anda pensando em abrir seu coração para um ruivinho, mas não sabe exatamente qual raça tem essa característica, algumas opções são:

1) Gato Persa

O gato Persa é um dos mais populares! Com uma pelagem felpuda e jeitinho amigável, é difícil não se apaixonar pela raça. Os Persas são extremamente carinhosos, amam ficar no colo e nunca dispensam a atenção do tutor. Ao mesmo tempo, são independentes e se viram bem sem a família. Essa é uma das raças de gato mais preguiçosas e deve ser estimulada constantemente!

2) Maine Coon

O Maine Coon, conhecido como o maior gato do mundo, também tem sua versão em tons alaranjados. Essa raça é uma das mais sociáveis e inteligentes que existem.. Além de surpreender com o tamanho gigante, o gato Maine Coon chama a atenção com sua personalidade afetuosa, brincalhona e cheia de energia. É o amigo perfeito para famílias com crianças!

3) Bobtail Americano

O Bobtail Americano é uma raça de rabo curto com várias cores diferentes, e o gato laranja é uma delas! O bichano tem um comportamento marcado por doçura, companheirismo, fidelidade e bom humor. Ele é sociável e tem uma inteligência fora do comum, por isso tem uma facilidade em se adaptar a diferentes situações.

4) Munchkin

O Munchkin é um gato “rebaixado” que tem um corpo comprido e patas curtinhas, dando a impressão de que é um gato anão. Além da variada paleta de cores e combinações de tons, a raça é conhecida por sua inteligência e espiritualidade. O gato Munchkin adora brincar, correr, se divertir e se dá bem com todo tipo de gente!

5) Gato Exótico

O Persa Exótico é uma mistura de American Shorthair com o gato Persa. Essa é uma raça relativamente recente, com temperamento calmo e silencioso, mas ao mesmo tempo encantadora. O gato Exótico é gentil, carinhoso e independente. Ele gosta de aproveitar a própria companhia de vez em quando, mas é muito ligado com a família.

6) Vira-lata

Os gatos vira-latas não podiam ficar de fora dessa lista, não é mesmo? Esses bichanos geralmente são uma verdadeira caixinha de surpresas e por isso não é possível definir muito bem a sua personalidade ou comportamento. No entanto, o que a gente sabe é que o gato laranja vira-lata tem tudo para ser aquele seu amigo de quatro patas que vai estar do seu lado não importa o que aconteça.

Gato ruivo: o que essa cor de pelagem representa?

Da mesma forma que algumas pessoas acreditam que gato preto dá azar (o que está longe de ser verdade), existem crenças envolvendo o gato laranja do ponto de vista místico e energético. A diferença é que no caso dos gatos ruivos, essas crenças são positivas e deixam os bichanos super bem na fita! No geral, a cor laranja traz abundância para a família e representa proteção e sorte. Além disso, o significado do gato laranja também pode estar relacionado com a ideia de prosperidade, criatividade e autoestima.

gato laranja deitado

O que esperar do comportamento e personalidade do gato amarelo?

 

O gato amarelo ou laranja tem um jeitinho para lá de encantador e simpático! O personagem Garfield, inclusive, representa muito bem o comportamento desses bichinhos nesse quesito. São gatos com aquele típico ar preguiçoso, mas que ao mesmo tempo são muito brincalhões, divertidos e amigáveis com todo mundo. Também são meigos e até um pouco dengosos, porque amam receber carinho da família - e de quem mais estiver por perto -, mas não significa que gostam de ficar no colo ou serem agarrados.

O gato amarelo gosta de ser o centro das atenções. Eles são “festeiros” e descontraídos na medida certa, então não perdem a oportunidade de socializar com gente nova (desde que não precisem sair de casa para isso). Sim, os gatos ruivos são bem caseiros e dificilmente vão ficar fugindo para as ruas. Se ele tiver tudo que precisa em casa, está de bom tamanho! Mas lembre-se de dedicar um tempinho do seu dia ao seu amigo de quatro patas. Caso sinta que não está recebendo atenção suficiente, o gato vai se esfregar na sua perna e emitir alguns miados para que você fique mais com ele.

Nomes para gatos laranjas: 30 opções para chamar seu amigo

Encontrar bons nomes para gatos nem sempre é uma tarefa fácil, mas uma coisa que ajuda é pegar algumas características físicas do animal para se inspirar (como a cor dele). No caso de um gato ruivo, isso fica ainda mais fácil, porque você também pode utilizar traços da personalidade do seu amigo para arranjar um apelido bem legal para ele! Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de nomes para gatos laranjas (machos e fêmeas). Confira!

Nomes para gatos laranjas machos

  • Aslan
  • Caramelo
  • Cenoura
  • Dengo
  • Fofuxo
  • Foguinho
  • Garfield
  • Gato de Botas
  • Lion
  • Nemo
  • Red
  • Rony
  • Simba
  • Tigrão
  • Xodó

Nomes para gatos laranjas fêmeas

  • Ariel
  • Coral
  • Docinho
  • Fanta
  • Felícia
  • Gina
  • Hayley
  • Júpiter
  • Lily
  • Manga
  • Nala
  • Peach
  • Preguiça
  • Rita Lee
  • Tangerina

Ah, e vale lembrar que algumas dicas são importantes na hora de escolher o nome do seu novo gatinho ou gatinha: a palavra deve conter até três sílabas e terminar em vogais, de preferência, para facilitar a memorização do animal. Além disso, evite nomes de cunho preconceituoso ou que sejam similares a comandos de obediência - como “senta” - ou nomes de outros membros da família (sejam pessoas ou animais).

Gato laranja tem sardas: entenda os cuidados necessários com a pele do bichano

Já reparou nas “sardas” dos gatos laranjas? Pode parecer algo inusitado, mas a verdade é que as pintinhas pretas perto do nariz e boca são mais comuns do que a gente imagina. Felizmente, não há com o que se preocupar: chamadas de lentigo, essas pequenas manchinhas que lembram sardas são benignas. A única atenção que o tutor deve ter é se esses pontinhos tiverem alguma elevação, crescimento acelerado, sangrarem ou incomodarem o animal. Nesses casos, é importante que a situação seja avaliada por um médico veterinário dermatologista.

Em certas ocasiões, essas “sardas” são confundidas com manchas e queimaduras provocadas pelo sol, ainda que sejam situações bem diferentes. Por isso, destacamos a importância de utilizar protetor solar para gato, independentemente da estação do ano. Os felinos são animais que gostam de tomar banhos de sol e sempre procuram um cantinho ensolarado para deitarem, o que facilita problemas de pele que poderiam ser facilmente evitados com o uso de filtro solar.

Redação: Juliana Melo

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas