Com a fama de desapegados, muita gente acredita que os gatos são animais que não são tão capazes de demonstrar afeto e carinho no geral. Por isso, quando presenciamos um gato lambendo o dono, muitas vezes a cabeça dá um nó. Afinal, se eles são tão desapegados assim, o que leva os bichanos a apresentar esse tipo de comportamento (que é bem comum nos cães, por exemplo)? Pois acredite se quiser, essa pode ser sim uma forma do gatinho expressar o carinho que ele sente pelo seu humano! Mas, além disso, esse comportamento de gato também pode ser associado à outras possíveis explicações. Veja a seguir os motivos por trás da lambida do gato nos donos!

Gato lambe o dono como forma de demonstrar carinho e afeto

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Engana-se quem pensa que o gato não tem sentimentos. Muito pelo contrário, esses animais sentem, e muito! Segundo pesquisas da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, os felinos também criam um forte vínculo com a sua família e que pode ser evidenciado com vários aspectos comportamentais dos bichanos. O que acontece é que, diferente dos cachorros que são mais “dados”, os bichanos têm um jeitinho mais reservado e discreto de mostrar o quanto eles gostam da sua família.

Geralmente, uma das principais formas dos gatinhos expressarem o amor que eles sentem é com algumas lambidinhas. Isso remete a um ato de cuidado por parte dos bichanos, porque eles lembram de quando as mães faziam isso com seus filhotes e eles querem ter a mesma dedicação com seus pais humanos. Então, se o gato lambe o dono, isso quer dizer que ele realmente te ama e se sente bem perto de você! Além disso, é uma boa maneira que eles encontram para pedir um pouco de carinho, então aproveite para acariciar bastante o seu pet nessas horas.


Geralmente, o gato lambendo o dono é sinal de que ele quer mostrar todo o seu carinho pelo humano!
Geralmente, o gato lambendo o dono é sinal de que ele quer mostrar todo o seu carinho pelo humano!

Estresse e ansiedade também podem ser o motivo para esse comportamento de gato

Poucas vezes nos damos conta de que algumas situações podem deixar um gato estressado, mas esse é um cenário mais comum do que parece. Seja devido a alguma mudança na rotina do animal ou por causa de alguma visita inesperada que apareceu em casa, o gato quando está sob efeito de estresse ou ansiedade pode apresentar algumas mudanças de comportamento bastante perceptíveis. Uma delas, inclusive, é com o gato lambendo seu dono e até mesmo outros objetos e superfícies. Esse tipo de atitude aparentemente ajuda os felinos a aliviarem as tensões e também é uma forma de chamar a atenção do tutor para algo que não está certo. Quando isso acontecer, o ideal é tentar procurar evidências do desconforto do animal e ajudá-lo com muito carinho e atenção.

Gato lambe o dono para marcar território

Não é mistério que os gatos são animais extremamente territorialistas, né? Por isso, o motivo porque o gato lambe o dono, às vezes, pode ser porque o bichano está tentando demarcar o território dele. Com as lambidas, as partículas da saliva do bichano ficam impregnadas na pele do tutor. Assim, se outros animais estiverem por perto, vão sentir o odor fixado e logo vão saber que aquele humano já tem “dono”. Chega a ser engraçado, mas os gatinhos realmente enxergam sua família como parte da sua propriedade.

Cheiros e o gosto da pele podem ser a razão para o gato lambendo o dono

O gato lambendo o dono pode ter relação com o interesse por sabores e cheiros. Sim, isso mesmo: como a sua pele pode ter um leve gosto salgado, principalmente depois de suar, o gatinho se interessa por isso. Além disso, o gato pode te lamber por causa de resquícios ou cheiros de alimentos que você manipulou.

Lambidas compulsivas também podem indicar algum problema de saúde

O gato lambendo o dono pode não significar nada demais se só acontece de vez em quando. Mas se esse tipo de comportamento começa a se tornar muito frequente, é importante redobrar a atenção com seu amigo de quatro patas. Lambidas compulsivas podem ser um sinal de alerta, pois às vezes é a forma que o seu gatinho encontrou de te mostrar que há algo de errado com ele. Então, se você estiver desconfiando de que esse hábito pode ter um significado maior por trás, não hesite em levar o animal ao veterinário. Só assim é possível garantir que a saúde do gato está intacta.

Redação: Juliana Melo