A idade também chega para os animais de estimação. No caso de um gato idoso, a atenção com alimentação e saúde deve ser redobrada nessa fase da vida. No entanto, às vezes mesmo com tantos cuidados, alguns problemas se tornam inevitáveis, como é o caso da demência em gatos. Você já se perguntou se gato tem Alzheimer alguma vez? Na verdade, a condição é conhecida no universo veterinário como Síndrome da Disfunção Cognitiva, uma condição que apresenta sinais semelhantes ao Alzheimer em humanos. Para desvendar isso, reunimos em uma única matéria as principais informações sobre o assunto. Veja a seguir!

Gato idoso tem mais chances de desenvolver o problema cognitivo

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, os gatos idosos estão propensos a desenvolver algo semelhante à doença de Alzheimer. Chamada de síndrome da disfunção cognitiva felina, a doença surge conforme o animal vai ficando mais velho e, assim como o Alzheimer, também é um quadro degenerativo do sistema nervoso central. Logo, é algo que está diretamente relacionado com a capacidade de aprendizado, memória e compreensão do animal e, por isso, muitas pessoas se referem a esta condição como se fosse um tipo de demência em gatos.

Veja alguns sintomas da síndrome da disfunção cognitiva em gatos

Quando se trata de um gato idoso, não é só a parte física que fica mais vulnerável às doenças: a saúde mental do animal também pode ser prejudicada. Por isso, quem tem um gatinho e desconfia que ele possa estar enfrentando um transtorno como a síndrome da disfunção cognitiva felina, é importante ficar atento a alguns sinais.

Como essa condição afeta significativamente o lado cognitivo dos bichanos, é comum encontrar o gato idoso confuso no ambiente em que vive. Ele pode se perder pela casa, esquecer onde fica sua caixa de areia e até mesmo onde dorme. Então, se o seu gatinho já tem uma idade avançada e passou a fazer xixi fora do banheiro de uma hora para outra, esse pode ser um sinal de que algo não vai bem com a cabecinha dele. Além disso, miados excessivos, alterações no padrão de sono e no comportamento do animal também podem ser observados.


Gatos idosos que têm a síndrome da disfunção cognitiva felina podem ficar confusos na casa onde moram
Gatos idosos que têm a síndrome da disfunção cognitiva felina podem ficar confusos na casa onde moram

Existe tratamento para a demência em gatos?

Assim como acontece com os humanos acometidos pelo Alzheimer, não existe uma cura para a síndrome da disfunção cognitiva em gatos. Contudo, isso não quer dizer que não é possível retardar a progressão da doença nos felinos. Pelo contrário: com o diagnóstico determinado pelo médico veterinário, é possível iniciar uma rotina de cuidados que buscam impedir a piora da doença. Existem, inclusive, alternativas farmacológicas que podem ou não serem indicadas pelo profissional durante o tratamento, dependendo de cada caso. Além disso, suplementos nutricionais e/ou dietas específicas também podem ser indicadas. Mas lembre-se: tudo isso deve ser acompanhado de perto por um especialista.

Saiba como lidar com a síndrome da disfunção cognitiva felina

Antes de mais nada, é importante entender que o gato idoso que está com dificuldades cognitivas não vai responder aos comandos da mesma forma que antes, e brigar com ele só pode piorar tudo. O seu amigo não entende o que está acontecendo, e é importante ser compreensivo com essa nova condição dele. Além do mais, uma boa ideia é estimulá-lo constantemente, tanto no aspecto físico quanto mental. Seja com brinquedos interativos ou com qualquer outro tipo de brincadeira que faça seu gatinho se animar, o tutor deve se preocupar em fornecer uma boa qualidade de vida ao seu amigo de quatro patas neste momento.

Redação: Juliana Melo