A idade também chega para os animais e, assim como os humanos, eles precisam de alguns cuidados para atravessarem a velhice da melhor forma possível. Assim como qualquer bichinho que fica mais velho, o gato idoso também passa por algumas mudanças comportamentais por conta da idade. Mas nem sempre essas mudanças são sinais de velhice e podem estar indicando uma doença ou algum problema maior. Por isso, reunimos 4 sinais de que o gato idoso possa estar doente. Veja abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1. Gato sem apetite pode ser sinal de problema digestivo

Quem é gateiro sabe que os felinos são profissionais em se esconderem quando estão doentes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer sinal mínimo. Em vez de chamar atenção para indicar que estão passando por algum problema, eles tendem a fazer o contrário. A falta de apetite pode indicar algum problema no sistema digestivo, como a colite. Além disso, o gatinho ainda pode apresentar diarreia, vômito e sintomas típicos de doenças no trato digestivo. No caso de qualquer um desses sinais, além da perda de apetite e peso, é necessário que o tutor leve o pet ao veterinário para identificar o problema.

2. Gato bebendo muita água: comportamento pode ser sinal de problema urinário

Os gatinhos possuem o costume de beber pouca água e por isso é indicado que os tutores auxiliem no consumo servindo rações úmidas e também espalhando o maior número de bebedouros possíveis pela casa. Caso você note que seu gato idoso está bebendo mais água do que o costume, fique atento, pois pode indicar doenças renais e urinárias. Observe também se o gato está fazendo mais xixi que o normal. Essas informações vão ajudar no diagnóstico.

 

gato idoso deitado

3. Gato não consegue andar: dificuldade de locomoção precisa indica doenças articulares ou ósseas

 

A artrite e as dores musculares são problemas muito recorrentes nos gatos idosos. As cartilagens e articulações acabam se desgastando ao longo dos anos, com isso, o gatinho pode apresentar falta de mobilidade, instabilidade e dificuldade para fazer coisas que ele costumava fazer facilmente quando mais jovem, como pular e manter seus cuidados com a higiene. Por isso, é importante prestar atenção se o gato não consegue andar ou fazer atividades que antes eram comuns. Deixar a caixa de areia, fontes de água e potes de ração por perto nessas situações é essencial. Você poderá aliviar o desconforto colocando rampas em casa. Esse tipo de cuidado faz parte da adaptação do gato idoso em casa.

4. Gato: comportamento ansioso e incomum deve ligar o alerta do tutor

Como dito acima, qualquer mudança de comportamento deve deixar o tutor atento. A ansiedade, aparência desorientada e incomum podem ser sinais de algum problema neurológico, como a Síndrome da Disfunção Cognitiva, uma condição que se assemelha ao Alzheimer em humanos. Se seu gatinho idoso após um tempo passou a fazer xixi em um lugar diferente da casa e apresenta alterações no sono, desorientação, ansiedade e miados excessivos, é importante buscar a orientação de um veterinário especialista no assunto. O gato com ansiedade também costuma apresentar comportamentos destrutivos. Seja qual for a mudança de conduta, o acompanhamento regular com um profissional veterinário é essencial para garantir a saúde animal e descobrir as condições graves antes de se desenvolverem.

Redação: Hyago Bandeira