A gripe em gatos é mais comum do que se imagina, especialmente no inverno. É isso mesmo: assim como acontece com os humanos, os felinos também ficam mais vulneráveis nesta época do ano, então é muito importante ficar atento a possíveis sintomas de gripe em gatos para procurar ajuda o quanto antes. Também é necessário tomar uma série de cuidados para evitar que os bichanos adoeçam, já que até mesmo uma simples gripe pode evoluir para quadros mais graves, como a pneumonia felina. Para entender melhor como essa doença se propaga durante o inverno e descobrir como tratar e prevenir o gato gripado, reunimos algumas informações importantes sobre o assunto.

É verdade que o gato fica gripado com mais facilidade no inverno?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sim, é verdade. Isso acontece porque os gatos normalmente têm uma pelagem menos densa e mais fina, então mudanças bruscas de temperatura acabam sendo problemáticas para eles. Os filhotes de gatos e animais idosos precisam de atenção redobrada nessa época, pois como eles têm um sistema imunológico fragilizado, acabam ficando ainda mais vulneráveis nessa época.

A gripe em gatos, também conhecida como rinotraqueíte felina, é causada principalmente por três agentes infecciosos: o Herpesvírus felino, o Calicivírus felino e a bactéria Chlamydia felis. A doença geralmente é transmitida por meio do contato com secreções nasais, oculares e orais de um gato saudável com um infectado. Durante o inverno também é comum encontrar um gato gripado por causa da constante exposição à baixa temperatura, especialmente em regiões mais frias.

8 sintomas de gripe em gatos para ficar atento

O gato gripado manifesta vários sintomas clínicos semelhantes aos sinais de gripes e resfriados nos humanos. Por isso, quando o tempo esfriar demais ou o inverno chegar, é bom redobrar a atenção com a saúde do seu amigo de quatro patas. Os sintomas de gripe em gatos mais comuns são:

• Apatia
• Prostração
Febre
Espirros
• Coriza
• Lacrimação
Tosse
• Sonolência


Gato gripado: uma das melhores formas de prevenir a doença é com a vacinação
Gato gripado: uma das melhores formas de prevenir a doença é com a vacinação

Gripe em gatos: como tratar o problema?

Após identificar um ou mais sintomas de gripe em gatos, é fundamental levar o pet para uma consulta veterinária. Esperar a gripe passar sozinha é um erro que muitos tutores cometem, mas não é o ideal porque pode agravar o quadro. Também não é recomendado medicar o animal por conta própria e muito menos oferecer remédios de uso humano para ele, já que a maioria dos medicamentos que nós usamos são prejudiciais para os gatos. 

A melhor alternativa, portanto, é procurar um médico veterinário para ter o diagnóstico e começar o tratamento mais adequado. Algumas medidas básicas que também podem ajudar o bichano a se recuperar mais rapidamente são: estimular o apetite felino, oferecer bastante água, limpar bem os olhos e o focinho do gato, deixá-lo bem aquecido e fazer com que ele descanse bastante.

Com alguns cuidados, é possível prevenir a gripe em gatos no inverno

Assim que a temperatura cai, é inevitável a preocupação com o gato gripado. Mas não precisa se desesperar, pois é totalmente possível evitar o problema com atitudes simples do dia a dia. O primeiro passo é proteger o bichano do frio, e para isso você pode usar uma roupinha para gato, cobertores, mantas e tudo mais que puder deixá-lo bem quentinho. Não são todos os felinos que se adaptam às vestimentas, mas vale a pena tentar e ver como ele reage com a roupa. Se não der certo, o jeito é procurar outras formas de agasalhar o bichano.

Além disso, também existe a vacina para gatos contra a gripe. Ela faz parte da vacina polivalente (V3 ou V4), que é obrigatória no calendário de vacinação dos felinos s e precisa de reforço anual. Apesar de não evitar completamente que ele se contamine, o corpo do gatinho estará mais forte para combater a infecção e apresentará sintomas bem leves. 

Redação: Juliana Melo