Comportamento animal

Gato feliz, tutor feliz! 7 cuidados surpreendentemente simples que vão aflorar a felicidade do seu pet

Publicado - 11 Novembro 2024 - 15h15

Atualizado - 11 Novembro 2024 - 15h15

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer um gato feliz não é difícil! Os bichanos, na verdade, se divertem com a simplicidade das coisas e não precisam de muito para ficarem satisfeitos. No entanto, é claro que alguns cuidados ajudam bastante nisso, principalmente quando falamos de alimentação, higiene e estímulos físicos e mentais.

Se você sempre quis saber como ter um gato feliz dentro de casa, seus problemas acabaram! A seguir, confira 7 dicas muito simples e úteis para garantir a felicidade do seu amigo de quatro patas.

1) A gatificação da casa deixa qualquer gato feliz

O enriquecimento ambiental para gatos, também conhecido como gatificação, é um dos maiores responsáveis pelo bem-estar animal. O processo consiste em adaptar a casa para atender às necessidades do seu amigo. No caso dos bichanos, alguns acessórios indicados são:

Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Cada um desses recursos ajudam a estimular os instintos selvagens dos felinos de alguma forma. Por isso, vale a pena apostar na gatificação da casa para deixar seu gato feliz, entretido e livre de problemas!

2) Incluir sachês na rotina dos gatos é sinônimo de felicidade

O sachê para gatos é um dos melhores amigos do seu bichano. Esse tipo de alimento é incrivelmente saboroso para o paladar felino, e tem uma textura que se assemelha bastante à alimentação natural da espécie. Ele pode ser encontrado na versão de petisco, que deve complementar as refeições e ser oferecido de forma equilibrada; ou na versão de alimento completo, que pode substituir a refeição com a ração seca.

Para completar, o sachê é rico em água, e uma das melhores maneiras de incentivar a hidratação dos gatos, ajudando a prevenir problemas renais e urinários. Então incluir alguns sachês na rotina do seu peludo é uma atitude que com certeza vai deixar seu gato feliz, hidratado e de buchinho cheio!

3) Os petiscos para gatos também são aliados do bem-estar felino

Além dos sachês - que também podem ser petiscos -, os gatinhos apreciam bastante outros tipos de petiscos, como patês, biscoitinhos e até petisco para limpar dente de gato. Inclusive, os snacks são ótimos para garantir a felicidade do seu bichano no tempo livre, servindo como associação positiva durante brincadeiras, adestramento e sessões de carinho.

gato feliz se esfregando nas pernas do dono
Dar atenção para o pet pode deixar o gato feliz

4) Um gato feliz é aquele que passa um tempo de qualidade com o tutor

Quem pensa que gato é desapegado e não liga para a companhia dos humanos está muito enganado! Embora sejam mais sutis para demonstrar amor e carinho, o vínculo que os bichanos criam com seus donos é verdadeiro e marcado por um grande companheirismo. Então, sim, acredite: seu gatinho gosta de receber atenção e vai ficar muito mais feliz se passar um tempinho de qualidade do seu lado.

Algumas maneiras de colocar isso em prática são brincar com o gato de vez em quando - as varinhas são ótimas para estreitar as relações com o pet -, dar petiscos e fazer algumas sessões de carinho.

5) Limpar a caixa de areia para gatos vai deixar seu pet bem-humorado

Gatos são animais extremamente higiênicos. Eles passam boa parte do dia tomando banho e também prezam muito pela limpeza do ambiente. É por isso que eles também se importam bastante com a higiene da caixinha de areia. Afinal, ninguém merece ter que usar um banheiro sujo, né?

O ideal é retirar os excrementos da caixa de areia para gatos todos os dias. Além disso, semanalmente é bom limpar completamente o acessório com água e sabão. A troca da areia, por outro lado, pode variar, mas geralmente recomenda-se que a troca seja feita a cada duas semanas ou mensalmente.

6) Carinho no gato - na hora certa - também deixa o bichano alegre

Alguns gatos são mais carinhosos do que outros, mas todo felino ama ser acariciado - desde que você saiba onde fazer carinho no gato. Algumas zonas ‘proibidas’ normalmente são a barriguinha, pernas, patas e rabo. Dependendo do nível de intimidade que você tem com o pet, ele pode gostar de carinho no bumbum, mas as regiões mais indicadas são as costas, pescoço, peito e rosto (sem tocar nos bigodes).

7) A longo prazo, os check-ups veterinários resultam em um gato feliz

Os bichanos não são fãs de ir ao veterinário. Mas acredite: esse é um cuidado que, a longo prazo, vai fazer toda a diferença na felicidade e no bem-estar do seu peludo. Com os check-ups, você consegue acompanhar a saúde geral do animal, diagnosticando problemas precocemente e garantindo maior longevidade e qualidade de vida ao pet.

Vacinas, vermífugos e castração são outras dicas que ajudam a aumentar a expectativa de vida do gato, deixando-o mais protegido contra várias doenças. É sempre bom ter uma atenção especial com a saúde dos gatinhos!

Cuidados

Como conquistar a atenção de um gato recém-adotado?

Adotar um gato, especialmente quando ele já está na fase adulta, costuma trazer desafios que muitos tutores só percebem depois da pr...

Gato

Quais são as raças de gatos pretos?

Os gatos pretos sempre chamaram atenção por sua beleza marcante e personalidade cativante. Ao longo dos anos, eles se tornaram símbo...

Alimentação

Pode esquentar sachê de gato? Entenda como deixar o alimento mais atrativo e seguro para o felino

O sachê de gato é uma excelente alternativa para a dieta dos felinos. Nutritivo, úmido e saboroso, ele serve tanto como refeição pri...

Cachorro

Cachorros são capazes de detectar doença de Parkinson em humanos antes mesmo do surgimento de sintomas, aponta pesquisa

O olfato canino pode ser ainda mais extraordinário do que se pensa. Muito além de servir para encontrar todo tipo de objeto ou recon...

Cachorro

Cachorro idoso precisa de uma alimentação diferenciada?

Assim como os humanos, os cachorros precisam de atenção especial para manter o bem-estar físico e mental quando entram na terceira i...

Cuidados

Como conquistar a atenção de um gato recém-adotado?

Adotar um gato, especialmente quando ele já está na fase adulta, costuma trazer desafios que muitos tutores só percebem depois da pr...

Cachorro

Cães e tutores podem ter personalidades semelhantes? A ciência tem uma resposta!

Não é de hoje que muita gente nota uma semelhança física entre cães e seus donos, e há também quem jure que, além da aparência, pets...

Cachorro

Border Collie pode morar em apartamento? Saiba como cuidar da raça em espaços menores

O Border Collie é um dos cachorros mais inteligentes do mundo e também um dos mais animados. Com porte médio e uma desenvoltura surp...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?