Quem nunca flagrou um gato comendo grama e ficou se perguntando o motivo por trás desse comportamento? Esse é definitivamente um dos hábitos mais intrigantes dos felinos, que são animais estritamente carnívoros e teoricamente não precisam se alimentar com matinhos. Então por que os gatos comem grama? Será que tem a ver com o processo digestivo, como muitos acreditam? Em que casos a planta pode ser benéfica para os felinos? Fomos atrás de respostas e descobrimos algumas teorias bem interessantes para o comportamento do gato. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por que gato come grama? Veja o que diz a crença popular!

Como o hábito passou a ser objeto de estudo somente recentemente, a maioria das teorias não possui nenhum tipo de embasamento científico e vem da crença popular. De acordo com o senso comum, os animais recorrem à grama para gatos quando não estão se sentindo muito bem ou estão enfrentando dificuldades digestivas. Os matinhos, por sua vez, seriam responsáveis por fazer os felinos vomitarem e expulsarem aquilo que causou mal estar. Essa, inclusive, seria uma técnica apropriada para eliminar possíveis bolas de pelo do organismo felino. A falta de evidências, porém, torna a crença duvidosa. Além do mais, se você observar, poucos gatos vomitam ou expelem bolas de pelo depois de comer grama. 

 

gato comendo grama

A ciência já tem a resposta do por que os gatos comem grama

 

Por mais peculiar que seja esse comportamento, existe um motivo totalmente plausível para o gato comendo grama. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, trata-se de um instinto natural felino que de fato ajuda a melhorar a digestão, mas não necessariamente faz o animal vomitar. 

O estudo foi realizado de forma online com mais de mil tutores de gatos que passaram pelo menos três horas por dia observando o comportamento do pet. Durante essa observação, eles constataram que o gato comendo grama é algo muito comum, já que pelo menos 71% dos bichanos foram pegos “no flagra” pelo menos seis vezes. Apenas 11% dos felinos não consumiu a planta em nenhum momento da pesquisa.

Dentre os gatos que comem grama regularmente, 91% se mantiveram bem durante todo o processo. Ou seja, foram animais que simplesmente não vomitaram após ingerir o matinho. Essa constatação fez os pesquisadores perceberem que o ato de comer grama vai muito além de problemas digestivos: na verdade, os gatos comem a plantinha porque ela funciona como uma espécie de vermífugo para eles. Essa teoria, por sua vez, é formulada com base nos ancestrais felinos que também se alimentavam com plantas para estimular o trato intestinal e expulsar possíveis parasitas do corpo.

Como incluir a grama para gatos no dia a dia do seu bichano?

Agora que você já sabe porque gato come grama, que tal espalhar matinhos pela casa? É muito fácil aprender como plantar grama de milho de pipoca ou grama de trigo para gatos. Tudo que você precisa é colocar as sementinhas em um vaso com adubo. Os grãos da semente precisam estar bem enterrados e nunca à mostra. Depois é só regar em dias alternados e esperar o crescimento da grama para gatos. Não importa qual seja a sua escolha, uma coisa é certa: seu amiguinho vai amar a novidade! Mas é bom ter certo cuidado, ok? Mesmo que seja natural para os gatos, o consumo excessivo da plantinha pode fazer mal. 

Além disso, é importante optar por opções apropriadas para felinos, como as mencionadas acima. Algumas plantas - especialmente as com flores - costumam ser tóxicas para gatos e por isso não devem ser oferecidas aos pets.

Redação: Juliana Melo