Entre um carinho e outro, perceber o gato com orelha quente pode ser motivo de preocupação para muitos tutores. Afinal, nós, humanos, estamos acostumados a associar a sensação de calor à febre e, consequentemente, a problemas de saúde. No entanto, com os felinos, não é bem assim! O que, para você, é sintoma de um gato com febre, pode ser apenas uma característica natural da espécie. 

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para entender melhor quando a orelha do gato quente é considerada normal e quando vale a pena procurar um veterinário, continue lendo. A seguir, o Patas da Casa reúne as principais causas por trás de um gato com a orelha quente. 

Orelha de gato quente nem sempre é sinônimo de febre

Diferente da temperatura normal do corpo humano, que varia entre 36,5ºC e 37ºC, a temperatura dos gatos considerada normal varia entre 38,1ºC e 39,2ºC. Isso significa que o seu bichano é naturalmente mais quente do que você! Portanto, antes de se desesperar ao notar a orelha do gato quente, lembre-se que esta é uma característica padrão da espécie. 

Orelha do gato quente também é uma forma de regular a temperatura do corpo

Os felinos têm suas próprias maneiras de regular a temperatura do corpo em dias de calor. Uma delas pode ser demonstrada pela orelha do gato quente. O organismo dos bichanos aumenta o fluxo de sangue para algumas partes do corpo — incluindo as orelhas, o nariz e as patas — a fim de evitar o superaquecimento. Sendo assim, leve este fator em consideração quando perceber o gato com a orelha quente. 

Mão feminina limpando a orelha de gato bicolor deitado

Temperatura da orelha: gato quente pode estar com febre, mas como identificar?

Não é preciso entrar em desespero ao notar o gato com orelha quente. Entretanto, é importante verificar se há algum sintoma diferente do habitual. O método mais certeiro de como saber se o gato está com febre é medir sua temperatura com um termômetro via retal. Mas, se esta não for uma possibilidade imediata, você também pode se atentar a outros sinais, como: barriga e axilas quentes, falta de apetite, gato vomitando, diarreia, letargia e mudanças comportamentais. 

Diversas condições de saúde podem causar a febre e deixar a orelha do gato quente, desde alergias a poeira, insetos e alimentos até infecções, como a otite felina. Esta última é considerada comum e, muitas vezes, está associada à presença de ácaros nas orelhas dos animais. Outras possíveis causas para a otite incluem excesso de cera, machucados e objetos presos no local. 

Ao desconfiar que o gato com orelha quente está doente ou sentindo qualquer tipo de incômodo, contate o veterinário. Após uma avaliação individualizada, o profissional poderá identificar o que está acontecendo e dar início ao tratamento mais adequado.