Assobiar para gatos é uma boa maneira de atrair a atenção desses animais. Não é raro que tutores façam esse tipo de barulho para chamar um gato. Mas você já imaginou usar a música de Harry Potter para isso? O vídeo de uma gatinha fã da saga que surge assim que a trilha sonora do filme toca viralizou na web e chocou todo mundo. Veja o vídeo e saiba o que os assobios causam nos gatos!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assobiar para gatos ao som de Harry Potter funciona com a gatinha May

May é a gatinha do irmão da tutora Letti Pehara. Trata-se de um gato preto que, aparentemente, é bem fã de Harry Potter! Letti compartilhou nas redes sociais um vídeo contando que a bichana sempre responde ao chamado quando alguém assobia a música tema da saga. Ela faz um teste e assobia a melodia da canção. Rapidamente, May aparece descendo as escadas em direção a ela.

Veja o vídeo: 

 

@lettipehara7 juro kkkkk #gato #pet #harrypotter #musica #singing ♬ som original - Letti Pehara

O que os assobios causam nos gatos? 

O vídeo da gatinha fã de Harry Potter levanta uma questão: o que os assobios causam nos gatos? Afinal, a bichana claramente corre atrás da tutora assim que a escuta assobiando o tema de Harry Potter. A verdade é que o assobio é um som bem alto para os gatinhos. A audição felina é muito mais aguçada que a humana e, como o som do assobio é bem agudo, tem um efeito que chama bastante a atenção do animal. 

Por que gato gosta de assovio? 

Na verdade, assobiar para gatos nem sempre vai trazer o mesmo efeito. Cada bichano responde de um jeito: alguns rapidamente se aproximam ao escutar, enquanto outros parecem estar nem aí. Normalmente, aqueles animais que são naturalmente mais atentos e com um instinto caçador mais aguçado costumam perceber o som do assobio com mais clareza, já que estão sempre atentos a qualquer som que possa indicar uma "presa" ou a presença de alguém ali. 

Mas por que gato gosta de assovio? O bichano se sente atraído pelo som e, por isso, costuma ir em direção a ele. Porém, nem todos os pets gostam muito do assobio para chamar gatos. Alguns felinos podem achar o som estressante, principalmente se ele for muito alto. Muito disso se deve justamente ao fato do som parecer muito o de uma presa.

Gato olhando para trás

Se você se pergunta se pode assobiar pro gato, a resposta é: depende da reação do seu bichano. Se ele não se incomoda, não há problema. Porém, se ele começa a ficar agitado e estressado ao ouvir o som, não é uma boa ideia. No caso do vídeo que viralizou no TikTok, o assobio para chamar gatos no ritmo da música de Harry Potter provavelmente era algo que o bichano ouvia com frequência e, por isso, associou o barulho a uma forma de ser chamado. 

Por que os gatos olham quando fazem pss pss? 

O assobio para chamar gatos é uma forma de atrair a atenção dos pets, mas não a única. Primeiramente, os gatos reconhecem o próprio nome. Cientistas acreditam que isso tem a ver com a associação, uma vez que o bichano é sempre chamado pelo mesmo nome em casa e, por isso, o associa a ele.

Além disso, o pet também atende miados e certos comandos, como "aqui, gatinho", quando trabalhado com associação e repetição. Porém, o som mais utilizado para chamar bichanos - muito mais que assobiar para gatos - é o pss pss.

Mas por que os gatos olham quando fazem pss pss? Os bichanos têm a audição muito mais apurada que os humanos, principalmente para sons agudos. Esse é exatamente o caso do "pss pss", já que o sibilo "s" é bem alto para o pet e vira uma forma de como chamar a atenção do gato.  Além disso, esse barulho parece muito com o que as presas fazem, o que explica os gatinhos pararem tudo que estão fazendo ao ouvi-lo.