Sua gata está prenha? Parabéns! Em breve os novos membros da família vão chegar trazendo toda euforia e animação que só um filhote de gato é capaz de proporcionar. Então, é bom se preparar para o parto de gato. Como ajudar nesse momento tão especial? Apesar de ser um animal independente, você deve estar presente para levar ao veterinário, auxiliar quando necessário e garantir o ambiente mais confortável possível. Por isso, separamos 10 perguntas e respostas essenciais que todo tutor esperando a chegada dos novos bichinhos de estimação deve saber.

1) Quais são os sintomas da gravidez de gato?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Em geral, a gata prenha apresenta os primeiros sinais após os 15 primeiros dias de gestação. Gata carente, aumento de apetite, mamilos maiores e avermelhados e barriga crescendo são os sinais mais comuns. Vale lembrar que podem variar para cada bichinho, então o ideal é ir ao veterinário. Somente lá vai ter certeza e começar a realizar o pré-natal.

2) Quanto tempo uma gata fica gestante?

A gestação de gata varia entre 63 a 67 dias, considerada uma gestação curta.

3) Que cuidados a gata prenha deve receber?

Acima de tudo, evite o estresse. Ela precisa de tranquilidade nesse momento, então dispense barulhos altos, não pegue muito no colo, deixe seu ambiente limpinho com uma cama confortável e a alimente com uma ração de qualidade. Além disso, tenha um acompanhamento veterinário. Os gatos podem ser bem livres, mas não significa que não precisam de cuidados e ajuda profissional.

4) Quantos filhotes de gato costumam nascer em uma gestação?

A gata prenha tem, em média, de 4 a 6 filhotes. Esse número varia de acordo com a espécie, podendo ter mais ou menos que isso.

5) Qual o melhor lugar para ocorrer o parto de gato?

Isso é a mamãe quem decide! A gata prenha quer ficar sozinha com seus filhotes na hora do parto, então não fique muito próximo. Ela mesma vai procurar um local, mas você pode preparar um ambiente confortável. Coloque a caminha, o comedouro e o bebedouro lá e lembre-se que precisa ser um ambiente quieto e sem agitação. Sempre observe de longe para ter certeza de que está tudo certo. É bom lembrar: se a gata escolheu um lugar que não é o que você preparou, não insista e a deixe ficar onde escolheu.

 


Após a gestação, gata e filhote vão precisar de espaço e cuidado
Após a gestação, gata e filhote vão precisar de espaço e cuidado

6) Quais os sinais de que está na hora?

A gata começa a procurar um lugar tranquilo e fica inquieta. Também tem falta de apetite e sua temperatura corporal abaixa. Quando estiver bem perto, pode começar a miar intensamente. Quando as contrações começam, solta um líquido vaginal branco. Fique de olho na coloração: se for amarronzada, escura, ou com aspecto de sangue, leve-a ao veterinário imediatamente.

7) Como fazer o parto de gato?

Deixa com a gata que ela mesma faz. Normalmente, dura de 5 a 12 horas, com intervalo de 30 minutos a uma hora entre o nascimento de cada filhote. Se forem muitos, pode demorar até 24h. Mas fique atento, pois a demora excessiva pode ter outras causas. 

Se o filhote estiver na posição correta, a cabeça deve sair primeiro. Ele nasce envolvido em uma membrana que a própria mãe rasga. Depois, a gata lambe o filhote para estimular a circulação sanguínea e a respiração. Ou seja, você não precisa ajudar no parto em si, mas ficar de olho em possíveis complicações.

8) Que complicações podem surgir na hora do parto de gato?

As complicações do parto de gato são chamadas distocias. No parto de gata é menos frequente, já que os filhotes são pequenos, mas podem acontecer. Por isso, preste atenção em qualquer sinal em qualquer sinal fora do comum. As complicações mais comuns são:

  • Mais de 2 horas desde o início do parto e nenhum filhote sai – Uma das causas mais frequentes é o bichinho estar na posição errada.
  • Restos de placenta no útero – Repare se a gata demora para se recuperar, tem febre e fraqueza. Podem ter pedaços de placenta dentro de seu útero, que precisam ser removidos.
  • Perda da força do útero – A fêmea pode enfraquecer em partos muito longos e ter dificuldade em expelir.
  • Filhote morto no útero –  Ela também apresenta sintomas de fraqueza e o filhote morto precisa ser removido de seu útero.

É importante ter o contato do veterinário por perto para pedir ajuda em qualquer sinal que indique esses problemas. Somente ele pode ajudar da forma mais adequada.

9) Como é o pós-parto da gata e dos filhotes?

Nos primeiros dias, você vai ter vontade de pegar os filhotinhos no colo. Mas a melhor coisa a se fazer é deixar a mamãe curtir suas crias sozinha. Dê espaço e evite segurar muito, pois nesse momento a gata está mais preocupada em deixar seus gatinhos seguros e pode te ver como ameaça.

Os filhotes se alimentam de leite materno por aproximadamente quatro semanas. Ele é fundamental nesse período e, por isso, caso vá separar os filhotes, espere passar esse tempo para evitar deficiências nutricionais.

10) Como saber se ainda tem filhote para nascer?

Com o pré-natal, você já sabe quantos vão nascer e então é só contar. Caso não saiba, o parto de gato acaba quando a mãe começa a lamber seus filhotinhos e os alimenta. Ela também se levanta e vai beber água, tentando recuperar sua energia.

Redação: Maria Luísa Pimenta