Gato

Gata ganha irmãzinha de surpresa e se revolta: “Eu cheguei primeiro!”

Publicado - 06 Fevereiro 2024 - 17h28

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A chegada de um novo integrante na família pode ser um pouco turbulenta, principalmente para quem não sabe como acostumar um gato com outro. É uma mudança significativa, e isso, por si só, já pode deixar um gato estressado. Além disso, o gato “novo” acaba roubando um pouco da atenção dos donos, o que pode irritar o bichano mais antigo. Foi isso que aconteceu com Peaches, uma gata Ragdoll que ficou bem incomodada depois que os tutores decidiram adotar um gato novo do nada.

Casal decide adotar gato e a gata mais velha não gosta da ideia

Pearl é uma tutora fascinada por gatos Ragdoll. Hoje, ela tem 9 gatos da raça e o mais novo membro da família é uma gatinha que se chama Strawberry. O problema é que quando a nova pet chegou, Peaches — que é como se fosse a “líder” dos bichanos — não curtiu muito. Ela logo adotou uma postura defensiva e mostrou quem chegou primeiro!

como acostumar um gato com outro: a gata Peaches olhando feio para a gata Strawberry
A gata Peaches ficou na defesiva (Créditos: TikTok/@pearlsragdolls)

Mas, apesar de mostrar os dentes e emitir sons bem característicos, Pearl e o marido, Justin, já esperavam essa reação da gata. Tanto é que a legenda do post diz: “É exatamente assim que eu esperava que Peaches reagisse ao Justin fazendo carinho em um gato novo.”

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Reação do “antes e depois” da gata conhecer a irmãzinha é hilária

Em um primeiro momento, a gata Peaches sequer percebe a presença de Strawberry. Ela chega sorrateiramente perto do tutor para ganhar carinho, e a legenda do vídeo contextualiza isso com os dizeres “Peaches antes de perceber o gato novo”. O que ela não esperava é que Justin já estivesse fazendo carinho em outro gato. Foi aí que a bichana se irritou. 

Quando houve um primeiro contato entre os pets, a resposta foi clara: a gatinha mais antiga não gostou nem um pouco de ter que dividir a atenção. Pelo contrário, ela até fez uns sons de gato bem específicos que se assemelham a um rosnado. 

Para não restarem dúvidas, a dona dos dois gatos tentou desvendar o diálogo que aconteceu. “Quem é você?”, pergunta Peach. Em seguida, Strawberry responde “A favorita”, e Peach rebate: “De jeito nenhum!” Alguns segundos se passam e a gata mais velha complementa: “Eu sou a favorita… e ele é meu!”

Enquanto isso, Justin fala que a Peaches precisa aprender a dividir a atenção. “Intrusa”, resmunga Peach e, em seguida, questiona: “Por que ela está aqui?”. Os donos, por outro lado, falam que ela não precisa agir como um gato com ciúmes e que ela tem que ser legal com a nova irmãzinha que chegou. Justin vai e abraça Peaches, que continua resmungando para Strawberry: “Se afaste. Ele é meu. Eu não gosto de você.”

Assista ao vídeo abaixo:

 

@pearlsragdolls

This is exactly how I expected Peaches to react to Justin petting a new cat

♬ original sound - Pearl’s Ragdolls

Gata se acostumou com o novo pet e já convive bem com ele

Apesar de o vídeo acima ter repercutido bastante nas redes sociais e rendido várias risadas entre os internautas, Pearl e Justin tiveram sucesso no processo de como fazer um gato se acostumar com outro! Dois dias depois de ter postado o vídeo anterior, a tutora postou Peaches sendo super carinhosa com Strawberry, dando várias lambidinhas na nova irmã. Na legenda, ela explicou: “Todos gostam da Strawberry agora”.

Confira o vídeo:

 

@pearlsragdolls Replying to @Monnie_babii427 ♬ original sound - Pearl’s Ragdolls

Por que o gato rosna para outro gato?

O rosnado de gato é um aviso de que ele está incomodado com alguma coisa e pode partir para o ataque a qualquer momento. Diferente do miado de gato, esse é um som que costuma ser direcionado principalmente para outros animais. É como se o bichano se sentisse ameaçado e adotasse uma postura defensiva para manter o outro animal longe.

Como fazer a socialização de gatos?

Se você já tem um bichano em casa, é importante levar em consideração o processo de socialização antes de procurar novos gatos para adotar. O ideal é que tudo aconteça de forma cautelosa e gradual. 

Os bichanos devem ter os primeiros contatos sempre supervisionados, e é importante que, antes disso, eles já estejam familiarizados com o cheirinho um do outro. Uma dica é passar uma peça de roupa no corpo de um gatinho, e deixar essa peça para o outro cheirar — e vice-versa — por uma ou duas noites. Depois, faça a apresentação deles e esteja atento a qualquer imprevisto.

Como fazer para um gato aceitar o outro?

Um dos instintos selvagens mais presentes no comportamento do gato é o territorialismo. Para evitar essa disputa por espaço e território, o ideal é que cada bichano tenha seu próprio comedouro e a sua própria caixa de areia para gatos. Além disso, uma forma como acostumar um gato com outro é a partir de reforços positivos. Ou seja, o tutor precisa estimular as interações entre os pets usando petiscos e sachês de gato para que eles façam uma associação positiva um do outro.

Quanto tempo leva para um gato se adaptar a outro?

O quanto tempo um gato se acostuma com outro gato varia de animal para animal. Em alguns casos, o processo de adaptação pode durar poucos dias. Em outros, pode chegar a semanas. O ideal é não forçar a barra, e apenas observar a relação entre eles até que ambos se sintam confortáveis no novo ambiente.

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Adoção

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Ver todas