A primeira coisa que pensamos quando adotamos ou compramos um cachorro filhote é como alimentá-lo da maneira correta. A principal dúvida é até que semana de vida está liberado oferecer leite para o cãozinho e qual o momento certo para introduzir a ração na rotina do novo integrante da família. Vale lembrar que a alimentação é a parte mais importante para manter a saúde do recém-nascido. Enquanto filhotes, os cachorros precisam de nutrientes que ajudem no desenvolvimento, por isso, fique atento nas informações que vamos te dar para você garantir uma boa adaptação do seu filhotinho em casa!

Até quando posso dar leite para cachorro filhote?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como mamíferos, assim que nascem, os filhotes de cachorro são alimentados pelo leite materno até, mais ou menos, a quarta ou sexta semana de vida - podendo se estender até a oitava. Durante essa fase, o pet não precisa suplementar a alimentação com ração ou petiscos. O leite materno deve ser o alimento exclusivo do animal! Esse é um dos motivos de a doação e compra de cachorros só poder ser realizada após o desmame.

Tem que ter cuidado ao oferecer o leite de vaca ou outro de consumo humano, como o de cabra, para o cachorro. Apesar de não ser proibido, os veterinários alertam para o fato de que cães podem ter intolerância à lactose e isso pode atrapalhar a digestão. Um dos riscos mais comuns é o surgimento de problemas gastrointestinais como vômitos e diarreia. Em casos de filhotes que foram abandonados, a mãe se recusou a amamentar ou em casos de falecimento da cadela, existem em pet shops opções de fórmulas de leite próprias para cães que ajudam a nutrir os filhotes.

Quando posso tirar o leite e oferecer ração para o meu cachorro filhote?


Saiba quando introduzir ração à alimentação do filhote de cachorro
Saiba quando introduzir ração à alimentação do filhote de cachorro

Após o desmame, os cachorrinhos já podem ser introduzidos à alimentação seca ou úmida. O único cuidado é saber se ela é própria para filhotes! A sua fórmula contém nutrientes que ajudam no desenvolvimento e só deve ser substituída pela versão adulta após 12 meses (ou ainda mais tarde, de acordo com seu veterinário).

A quantidade a ser oferecida varia de acordo com a idade do filhote. Veja abaixo:

  • 2 meses: de 4 a 6 vezes ao dia
  • 3 meses: 4 vezes ao dia
  • De 4 a 6 meses: 2 a 3 vezes ao dia
  • Após 6 meses: 2 vezes ao dia ou de acordo com seu veterinário

Caso você vá alimentar seu cachorro com ração seca é importante umedecer a fórmula com um pouco de água. Com o passar dos dias, pode ir diminuindo a quantidade de líquido, ok? Mas vale lembrar que cãezinhos também podem ter a ração úmida como alimento principal desde filhotes, é só seguir as indicações da embalagem para saber qual é a melhor opção para a fase de vida do seu bichinho.

Redação: Mariana Almeida