close
Raças

Filhote de Poodle: 10 curiosidades sobre o comportamento da raça de cachorro

Atualizado · 24 de agosto de 2021 · 19h30

Publicado · 24/08/2021 · 19h26

O filhote de Poodle tem como característica um comportamento animado e brincalhão
O filhote de Poodle tem como característica um comportamento animado e brincalhão

O cachorro Poodle é uma das raças mais populares no Brasil e no mundo. Sua aparência fofa e elegante, além de sua personalidade divertida, fizeram com que o Poodle se tornasse a companhia preferida de muitas famílias. Ter um filhote de Poodle dentro de casa é sinônimo de diversão e muito amor. Mas caso você esteja pensando em adotar essa raça de cachorro, é importante conhecer algumas curiosidades sobre o comportamento do Poodle filhote.

1) A enorme inteligência do Poodle pode ser percebida no comportamento desde filhote

O Poodle é considerado a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo, atrás apenas do Border Collie. Essa inteligência pode ser percebida enquanto o pet ainda é filhote. Ele tem uma incrível capacidade de aprendizado, além de ser muito obediente. Por isso, a infância é o melhor momento para ensinar o que é certo ou errado. O único problema é que, caso o tutor não ponha limites, o filhote de Poodle pensará que pode fazer qualquer coisa e usará sua inteligência para isso. Se não for controlado logo, será difícil mudar seu comportamento mais tarde.

2) Filhote de Poodle tem muito mais energia que um adulto

O Poodle é um animal cheio de energia para gastar! Eles amam correr por aí, brincar e fazer qualquer tipo de atividade. O cachorro Poodle ama até mesmo nadar! Mas se o Poodle adulto já é muito animado, o filhote de Poodle consegue ser ainda mais. Eles têm energia de sobra quando são filhotinhos e gostam de estar sempre fazendo algo. Por isso, é comum que o filhote de Poodle seja bem agitado e pronto para se divertir a qualquer momento.

3) O cachorro Poodle precisa estar sempre se exercitando para não virar destrutivo

Com tanta energia para gastar, é importante que o tutor saiba direcioná-la da maneira correta. O Poodle que não gasta sua energia de maneira saudável, seja um Poodle Grande ou filhote de Poodle Toy, pode se tornar um cachorro destruidor. Isso significa que passará a destruir móveis e objetos dentro de casa como forma de extravasar sua energia e até mesmo chamar atenção do tutor. Por isso, é fundamental uma rotina de exercícios, passeios e brincadeiras para que o filhote de Poodle não destrua a casa inteira. O Poodle, apesar de toda animação, é um animal tranquilo. Basta saber aplicá-la corretamente.

4) A melhor hora de adestrar um Poodle é quando ele é filhote

Uma das melhores maneiras de controlar o comportamento do filhote de Poodle é com adestramento. Como explicamos, o Poodle filhote é muito inteligente e aprende rapidamente os truques e ensinamentos. Por isso, essa é a melhor hora de adestrar o animal, garantindo um bom comportamento. O ideal é começar com comandos curtos e retribuir ao concluir uma atividade. Com sua inteligência e vontade de agradar, o processo de adestramento não costuma ser demorado.

5) A socialização deve ser feita com o filhote de Poodle desde cedo

Outra atitude importante que deve ser tomada enquanto ainda é um Poodle filhote é a socialização. Importante para qualquer raça, com o cachorro Poodle não é diferente. A raça normalmente se dá bem com humanos e outros animais, então o processo não é tão complicado. Porém, precisa ser realizado cedo, pois ajuda a deixar o animal menos bagunceiro, nervoso e teimoso.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O Poodle filhote é tão inteligente e obediente que o adestramento fica até mais fácil
    O Poodle filhote é tão inteligente e obediente que o adestramento fica até mais fácil

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    6) O filhote de Poodle costuma ser bem carente nos primeiros dias de vida

    O Poodle é um animal muito apegado ao tutor. Isso é ainda mais intenso nos primeiros dias de vida, quando se mostra muito carente. Eles detestam ficar sozinhos e querem a presença do tutor o tempo todo. Por isso, é importante estar sempre presente durante essa fase. Mas lembre-se de sempre impor limites, se não o Poodle filhote ficará muito dependente e sofrerá demais quando você precisar ficar longe. 

    7) O cachorro Poodle pode ser bem ciumento desde filhote

    Por ser tão apegado a amar tanto os humanos, é comum que o Poodle seja ciumento. Os ciúmes podem surgir enquanto ainda são filhotes de Poodle, pois querem muita atenção e seu tutor apenas para si. Por isso, pode ficar um pouco defensivo ao chegar um pet novo em casa ou se não estiver recebendo tanta atenção. O ciúme precisa ser controlado desde cedo até mesmo para evitar problemas como ansiedade de separação. A socialização é uma das melhores maneiras de conter o ciúme.

    8) O comportamento animado do Poodle filhote costuma se manter na fase adulto

    Uma grande característica da raça Poodle é que sua personalidade costuma se manter por toda a vida. Ou seja, esse comportamento animado, brincalhão e divertido não é único do filhote de Poodle. Os adultos geralmente continuam assim, apenas com menor intensidade. Direcionar o comportamento do Poodle através da socialização e do adestramento enquanto ainda são filhotes têm um papel fundamental. Os comportamentos que ele aprende quando cedo se mantém por toda a vida, então é importante que sejam comportamentos positivos.

    9) O filhote da raça Poodle está sempre alerta, podendo latir demais

    O Poodle é um animal que está sempre alerta a tudo ao seu redor. Do Poodle Grande ao Poodle Toy, todos tem um grande instinto protetor. Por isso, pode acontecer de o pet começar a latir como forma de alertar. Isso é comum na presença de estranhos, pois o filhote de Poodle fica desconfiado. O Poodle filhote também pode latir bastante ao se empolgar com uma brincadeira ou simplesmente com a presença do tutor. A melhor maneira de controlar os latidos excessivos é a socialização que, como explicamos, deve ser realizada ainda no Poodle filhote. 

    10) Poodle Grande, Médio, Toy ou Anão: saiba as diferenças no comportamento deles

    Existem quatro tipos diferentes de Poodle e, apesar de todos terem comportamentos parecidos, é possível notar algumas diferenças. O Poodle Toy, por exemplo, é o mais confiante e agitado, apesar do tamanho menor. O Poodle Anão costuma ser o que mais late e que precisa de mais estímulo para exercitar. O Poodle Médio é o que mais gosta de brincar ao ar livre e mais esperto. Já o Poodle Grande ou Standard, o maior da raça, é bem atleta e extrovertido. 

    Poodle: saiba quanto custa um filhote da raça

    Se você quer ter um filhote de Poodle Gigante, Médio, Anão ou Toy dentro de casa, fique atento aos valores. Eles podem variar bastante, principalmente em relação ao tamanho. Por isso, no caso do filhote de Poodle Gigante, preço pode ser mais alto. Porém, no caso dos filhotes de Poodle Toy, preço também é elevado, mesmo sendo o menor. Isso acontece porque o filhote de Poodle Toy para vender é o mais procurado. Por ser muito requisitado,  os valores podem ser um pouco mais elevados. No geral, os preços de filhote de Poodle costumam variar entre R$1000 e R$6000. Mas lembre-se sempre de escolher um canil de confiança, que ofereça segurança e boa qualidade de vida.

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Signo de cachorro: o que esperar do pet de áries, touro e gêmeos?

    Próxima matéria

    Signo de cachorro: o que esperar do pet de áries, touro e gêmeos?

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro

    O Weimaraner é um cão de grande porte que conquista a todos com sua simpatia e beleza inconfundível. Essa raça de cachorro possui uma obediência fora do comum e exibe todos os atributos para conquistar a todos da família humana. Criado para ser um cão de caça perfeito, o cachorro Weimaraner possui uma condição física energética que demanda uma rotina de exercícios físicos. Ficou curioso para saber mais sobre esse doguinho? Dá só uma olhada no guia que o Patas da Casa preparou!

    Ver Todas >

    5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)
    Comportamento animal

    5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)

    O misticismo envolvendo os bichanos não é novidade. Afinal, quem nunca ouviu dizer que gato preto dá azar ou que os gatos têm sete vidas? No primeiro caso, não passa de mera superstição (e quem tem um gatinho com essa cor de pelagem pode confirmar isso). Já o outro é claramente um mito, pois eles têm apenas uma vida, assim como nós. Mas uma coisa que ninguém pode negar é que os felinos têm uma sensibilidade e tanta, que vai muito além dos seus instintos felinos selvagens. 

    O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!
    Comportamento animal

    O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!

    O adestramento de cães é uma prática muito conhecida e necessária para quem convive com um amigo de quatro patas. É por meio dele que o cãozinho consegue distinguir o que é certo ou errado e aprende vários comandos básicos de obediência. Quem sabe como adestrar cachorro - filhote ou adulto - dificilmente terá problemas comportamentais em casa, já que o animal vai saber como se portar corretamente. 

    Cachorro bocejando sempre é sono?
    Comportamento animal

    Cachorro bocejando sempre é sono?

    O bocejo dos cães pode despertar muita curiosidade em quem tem um pet e flagra o animal no ato. Mas acredite: cachorro bocejando nem sempre é sinal de sono, e pode ter vários outros significados. Trata-se de uma forma de comunicação do universo canino e, apesar de muitas vezes ter relação com o cansaço e recarga de energia, também pode revelar um cachorro entediado ou ansioso.

    Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?
    Comportamento animal

    Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?

    Se você convive com um felino, é bem provável que a pergunta “por que os gatos enterram as fezes” já tenha passado pela sua cabeça. Afinal, é um hábito extremamente peculiar e que você não vê animais de outras espécies fazendo, como os cachorros. Então por que será que quando usam a caixa de areia para gatos, a maioria dos animais escondem os dejetos? Será que a explicação está ligada à higiene, ou é algo meramente instintivo? 

    Ver Todas >