Raças de cachorro

Filhote de Poodle: 10 curiosidades sobre o comportamento da raça de cachorro

Publicado - 24 Agosto 2021 - 19h26

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cachorro Poodle é uma das raças mais populares no Brasil e no mundo. Sua aparência fofa e elegante, além de sua personalidade divertida, fizeram com que o Poodle se tornasse a companhia preferida de muitas famílias. Ter um filhote de Poodle dentro de casa é sinônimo de diversão e muito amor. Mas caso você esteja pensando em adotar essa raça de cachorro, é importante conhecer algumas curiosidades sobre o comportamento do Poodle filhote.

1) A enorme inteligência do Poodle pode ser percebida no comportamento desde filhote

O Poodle é considerado a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo, atrás apenas do Border Collie. Essa inteligência pode ser percebida enquanto o pet ainda é filhote. Ele tem uma incrível capacidade de aprendizado, além de ser muito obediente. Por isso, a infância é o melhor momento para ensinar o que é certo ou errado. O único problema é que, caso o tutor não ponha limites, o filhote de Poodle pensará que pode fazer qualquer coisa e usará sua inteligência para isso. Se não for controlado logo, será difícil mudar seu comportamento mais tarde.

2) Filhote de Poodle tem muito mais energia que um adulto

O Poodle é um animal cheio de energia para gastar! Eles amam correr por aí, brincar e fazer qualquer tipo de atividade. O cachorro Poodle ama até mesmo nadar! Mas se o Poodle adulto já é muito animado, o filhote de Poodle consegue ser ainda mais. Eles têm energia de sobra quando são filhotinhos e gostam de estar sempre fazendo algo. Por isso, é comum que o filhote de Poodle seja bem agitado e pronto para se divertir a qualquer momento.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) O cachorro Poodle precisa estar sempre se exercitando para não virar destrutivo

Com tanta energia para gastar, é importante que o tutor saiba direcioná-la da maneira correta. O Poodle que não gasta sua energia de maneira saudável, seja um Poodle Grande ou filhote de Poodle Toy, pode se tornar um cachorro destruidor. Isso significa que passará a destruir móveis e objetos dentro de casa como forma de extravasar sua energia e até mesmo chamar atenção do tutor. Por isso, é fundamental uma rotina de exercícios, passeios e brincadeiras para que o filhote de Poodle não destrua a casa inteira. O Poodle, apesar de toda animação, é um animal tranquilo. Basta saber aplicá-la corretamente.

4) A melhor hora de adestrar um Poodle é quando ele é filhote

Uma das melhores maneiras de controlar o comportamento do filhote de Poodle é com adestramento. Como explicamos, o Poodle filhote é muito inteligente e aprende rapidamente os truques e ensinamentos. Por isso, essa é a melhor hora de adestrar o animal, garantindo um bom comportamento. O ideal é começar com comandos curtos e retribuir ao concluir uma atividade. Com sua inteligência e vontade de agradar, o processo de adestramento não costuma ser demorado.

5) A socialização deve ser feita com o filhote de Poodle desde cedo

Outra atitude importante que deve ser tomada enquanto ainda é um Poodle filhote é a socialização. Importante para qualquer raça, com o cachorro Poodle não é diferente. A raça normalmente se dá bem com humanos e outros animais, então o processo não é tão complicado. Porém, precisa ser realizado cedo, pois ajuda a deixar o animal menos bagunceiro, nervoso e teimoso.


O Poodle filhote é tão inteligente e obediente que o adestramento fica até mais fácil
O Poodle filhote é tão inteligente e obediente que o adestramento fica até mais fácil

6) O filhote de Poodle costuma ser bem carente nos primeiros dias de vida

O Poodle é um animal muito apegado ao tutor. Isso é ainda mais intenso nos primeiros dias de vida, quando se mostra muito carente. Eles detestam ficar sozinhos e querem a presença do tutor o tempo todo. Por isso, é importante estar sempre presente durante essa fase. Mas lembre-se de sempre impor limites, se não o Poodle filhote ficará muito dependente e sofrerá demais quando você precisar ficar longe. 

7) O cachorro Poodle pode ser bem ciumento desde filhote

Por ser tão apegado a amar tanto os humanos, é comum que o Poodle seja ciumento. Os ciúmes podem surgir enquanto ainda são filhotes de Poodle, pois querem muita atenção e seu tutor apenas para si. Por isso, pode ficar um pouco defensivo ao chegar um pet novo em casa ou se não estiver recebendo tanta atenção. O ciúme precisa ser controlado desde cedo até mesmo para evitar problemas como ansiedade de separação. A socialização é uma das melhores maneiras de conter o ciúme.

8) O comportamento animado do Poodle filhote costuma se manter na fase adulto

Uma grande característica da raça Poodle é que sua personalidade costuma se manter por toda a vida. Ou seja, esse comportamento animado, brincalhão e divertido não é único do filhote de Poodle. Os adultos geralmente continuam assim, apenas com menor intensidade. Direcionar o comportamento do Poodle através da socialização e do adestramento enquanto ainda são filhotes têm um papel fundamental. Os comportamentos que ele aprende quando cedo se mantém por toda a vida, então é importante que sejam comportamentos positivos.

9) O filhote da raça Poodle está sempre alerta, podendo latir demais

O Poodle é um animal que está sempre alerta a tudo ao seu redor. Do Poodle Grande ao Poodle Toy, todos tem um grande instinto protetor. Por isso, pode acontecer de o pet começar a latir como forma de alertar. Isso é comum na presença de estranhos, pois o filhote de Poodle fica desconfiado. O Poodle filhote também pode latir bastante ao se empolgar com uma brincadeira ou simplesmente com a presença do tutor. A melhor maneira de controlar os latidos excessivos é a socialização que, como explicamos, deve ser realizada ainda no Poodle filhote. 

10) Poodle Grande, Médio, Toy ou Anão: saiba as diferenças no comportamento deles

Existem quatro tipos diferentes de Poodle e, apesar de todos terem comportamentos parecidos, é possível notar algumas diferenças. O Poodle Toy, por exemplo, é o mais confiante e agitado, apesar do tamanho menor. O Poodle Anão costuma ser o que mais late e que precisa de mais estímulo para exercitar. O Poodle Médio é o que mais gosta de brincar ao ar livre e mais esperto. Já o Poodle Grande ou Standard, o maior da raça, é bem atleta e extrovertido. 

Poodle: saiba quanto custa um filhote da raça

Se você quer ter um filhote de Poodle Gigante, Médio, Anão ou Toy dentro de casa, fique atento aos valores. Eles podem variar bastante, principalmente em relação ao tamanho. Por isso, no caso do filhote de Poodle Gigante, preço pode ser mais alto. Porém, no caso dos filhotes de Poodle Toy, preço também é elevado, mesmo sendo o menor. Isso acontece porque o filhote de Poodle Toy para vender é o mais procurado. Por ser muito requisitado,  os valores podem ser um pouco mais elevados. No geral, os preços de filhote de Poodle costumam variar entre R$1000 e R$6000. Mas lembre-se sempre de escolher um canil de confiança, que ofereça segurança e boa qualidade de vida.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Ver todas