Quem é mãe ou pai de pet sabe bem: não há nada mais doloroso do que o som de filhote de cachorro chorando. A vontade é de pegar o bichinho no colo e frisar diversas vezes que você nunca vai deixar nada de mal acontecer a ele. Mas essa é uma situação que pode acabar se tornando repetitiva nas primeiras semanas de vida de um cãozinho, principalmente se ele for acolhido em um novo lar. Então, a preocupação se torna inevitável: qual será o motivo por trás dos filhotes de cachorro chorando? E, principalmente, que atitude o tutor deve tomar para deixar seu novo amiguinho mais confortável e seguro no novo ambiente?

Cachorro chorando pode ser indicativo de fome ou sede

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Esses provavelmente são os dois primeiros motivos que vão passar pela sua cabeça ao ouvir um filhote de cachorro chorando. E, claro, isso realmente pode acontecer. Nessa fase inicial da vida, os cães têm uma rotina alimentar totalmente diferente de quando atingem a fase adulta. Tanto é que a recomendação é que eles sejam alimentados entre 4 e 6 vezes por dia durante os dois primeiros meses. Então sim, essa pode ser uma das razões pelo qual o filhote de cachorro está chorando. Nesse caso, certifique-se sempre de alimentá-lo regularmente, seja com o próprio leite materno ou com uma fórmula artificial própria para cães. 

O filhote de cachorro chorando muito provavelmente está com saudade da mãe e dos irmãos

Parece óbvio, mas muitos tutores não entendem isso. É preciso ter em mente que quando vemos um filhote de cachorro chorando, a causa para isso pode ser simplesmente saudade. “Mas o cães são capazes de sentir algo assim?” Bom, por incrível que pareça, esse sentimento é capaz de se manifestar no universo canino de diversas formas, e uma delas é quando o cachorro ainda é um filhotinho que por ventura foi separado da mãe e dos irmãos. Portanto, é normal que o amparo e o colo materno façam uma falta danada nas primeiras semanas de vida do animal. O resultado é esse: um cachorro chorando muito de saudade. A dica para isso é preparar um ambiente bem acolhedor para ele, principalmente na hora de dormir. 


Filhote de cachorro chorando: uma dica para evitar isso é arranjar um local confortável e com brinquedos para o cãozinho
Filhote de cachorro chorando: uma dica para evitar isso é arranjar um local confortável e com brinquedos para o cãozinho

O frio também pode ser um dos motivos para o filhote de cachorro chorando

Nas primeiras semanas, os cães ainda não estão com o sistema imunológico totalmente desenvolvido e, devido a pele ainda ser frágil, ficam muito mais suscetíveis a mudanças de temperatura. Por isso, se você não sabe o que fazer com o filhote de cachorro chorando, mas percebeu que ele está sentindo frio, a solução é simples: basta procurar uma manta ou cobertor para aquecer o seu amiguinho. Assim, você preserva a saúde e o corpo dele, e se esse realmente for o motivo para ele estar chorando, em breve o choro cessa. Você também pode colocar uma bolsa de água quente debaixo da coberta para que ele possa se aquecer. Os brinquedos de pelúcia também ajudam nessa hora.

Cachorro chorando à noite: medo e insegurança provocam esse tipo de comportamento

É normal que o cãozinho estranhe um pouco o seu novo lar. Afinal, trata-se de um ambiente totalmente novo e desconhecido, né? Então, o medo e a insegurança podem surgir e deixar o filhote de cachorro chorando. O que fazer? É mais simples do que parece! A missão do tutor é tentar deixar o ambiente o mais confortável e aconchegante possível para o seu novo hóspede. Arrumar uma caminha com cobertor para ele não sentir frio, separar uns brinquedinhos para distraí-lo nas horas vagas e claro: enchê-lo de amor, carinho e atenção. Desta forma, você consegue transmitir mais segurança ao filhote de cachorro e facilita o processo de adaptação dele. Uma boa ideia, inclusive, é deixar um objeto com seu cheiro pertinho de onde ele dorme, assim ele passa a reconhecer o seu cheiro mais facilmente também.

Filhote de cachorro chorando de dor? Levá-lo ao veterinário é a melhor solução!

Choros ocasionais fazem parte da rotina de um filhote. No entanto, é importante ficar atento com a frequência com que isso acontece. Um cachorro chorando também pode ser sinal de que algo não vai bem com a saúde dele, ainda mais se é possível perceber sons contidos de dor por trás dos choros. Nesse caso, a melhor alternativa é buscar a ajuda de um médico veterinário o quanto antes para fazer um check-up. Só assim é possível garantir que está tudo certo com a saúde do cachorro ou tratar o problema que está causando o desconforto.

Redação: Juliana Melo