Gato

Festa de aniversário para gato: como organizar, quem convidar e receitas de bolos e petiscos

Publicado - 11 Maio 2023 - 15h03

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Assim como dá para fazer uma festa de aniversário para cachorro, também é possível comemorar o aniversário do gato! É claro que os preparativos não são exatamente os mesmos, até porque são dois animais com comportamentos completamente diferentes. No entanto, se você está pensando em comemorar a nova idade de gato do jeito certo, saiba que isso não é muito difícil. Para te ajudar, o Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber para fazer uma festa de aniversário para gato totalmente inesquecível!

Aniversário do gato precisa ser adaptado para pets da espécie

Enquanto o aniversário do cachorro costuma ser aquela bagunça, com vários cãovidados e muitas brincadeiras, os felinos costumam ser um pouco mais contidos e não são fãs de extravagâncias. Então, por mais que seja um momento único para celebrar a vida do seu bichinho de estimação, é muito importante considerar o comportamento e as vontades dele antes de tudo. 

Se a personalidade do gato é mais reservada, por exemplo, é bom pensar em uma lista de convidados menor. Também é importante pensar em aperitivos apropriados, decoração e como adaptar o ambiente da melhor maneira possível para deixar o gato feliz e satisfeito com a celebração.

Imagem Quiz:Quem é o seu gato na festa de família?

Quem é o seu gato na festa de família?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Como montar a decoração da festa de aniversário para gato?

Os gatos não são muito chegados à mudanças. Por isso, evite mudar as coisas de lugar na hora de decorar a casa para o aniversário do gato - ou o bichano pode ficar bem estressado. Outro ponto que precisa de atenção são itens decorativos muito brilhantes, que podem virar facilmente alvo do instinto caçador dos felinos. Para evitar ter a decoração destruída, aposte em algo mais simples, como fotos do seu gatinho em cima da mesa, uma faixa na parede com “feliz aniversário + o nome do gato” e alguns chapéus de festa.

É claro que você também pode - e deve - pensar nas coisas que seu gatinho mais gosta na hora de montar a festa. Se ele é muito fã de sachês ou catnip, por exemplo, por que não fazer um evento temático? Para completar, separe os melhores brinquedos de gato e snacks para fazer a felicidade do seu pet - ele com certeza vai adorar!

Gato malhado peludo comendo bolo de aniversário para pets
O bolo de aniversário para gato pode ser feito com sachês e patês

Petiscos são muito bem-vindos no aniversário do gatinho

Existem vários petiscos para gatos que são super apreciados pelos bichanos. Algumas opções bem interessantes são o bifinho, biscoitos, sticks, patês e sachês. Alternativas mais molhadinhas, como o sachê e o patê para gatos, são ainda melhores porque ajudam a aumentar a ingestão hídrica do animal e previnem uma série de problemas renais, que são muito comuns em felinos. 

Esses snacks são facilmente encontrados em pet shops e mercados, então é muito prático incluí-los na lista de preparativos do aniversário de gato. Mas lembre-se: na hora de escolher os melhores petiscos para o seu amigo, a dica é apostar em marcas conhecidas, que geralmente são mais confiáveis e de boa qualidade. Também existem buffets especializados em comidas para pets que podem ser contratados.

Outra possibilidade é preparar você mesmo alguns petiscos “caseiros”, como vegetais e frutas que gatos podem comer. Apenas tenha atenção com os alimentos proibidos, pois nem tudo que é saudável para a gente, pode fazer bem para os animais. Além disso, verifique as informações de preparo recomendadas, pois comidas com tempero ou cruas não costumam ser indicadas.

Não pode faltar o bolo de aniversário para gato!

Aniversário não é aniversário se não tiver bolo, né?! Isso também vale na hora de fazer uma festa de aniversário para gato. Os bichanos não podem comer doces, então chocolate e derivados estão fora de cogitação. No entanto, você pode botar a mão na massa e fazer um bolo com alimentos que o gato pode comer. Veja abaixo uma receita para colocar em prática que vão surpreender o seu bichinho de estimação no aniversário dele:

Bolo de aniversário para gato com sachês

Ingredientes:

  • 1 latinha de sachê para gatos sabor carne
  • 1 latinha de sachê sabor frango
  • 50 mL de água morna

* Também é possível variar os sabores dos patês, conforme a preferência do seu amigo de quatro patas. Outra dica é misturar a ração úmida com ração seca para gatos umedecida em água até criar a consistência de patê.

Modo de preparo:

É muito fácil fazer esse tipo de bolo de aniversário para gato! Basta misturar o sachê de carne com 25 mL de água; e o sachê sabor frango com os outros 25 mL de água. Depois de mexer bem, você deve intercalar as camadas. Cada camada pode ser feita com metade da mistura. Use uma forma apropriada, de preferência que tenha o fundo removível. Por fim, leve o molde para a geladeira por 2h e adicione alguns biscoitinhos ou grãos de ração para decorar em volta.

Gato laranja brincando com tutora de pegar a varinha
Para fazer a festa de aniversário para gato, é bom lembrar da parte divertida, como brinquedos e outras atividades

A escolha dos convidados para o aniversário de gato

Antes de tudo, é importante entender que a festa de aniversário para gato é para o gato - e não para o tutor. Por isso, por mais que seja legal a ideia de reunir quem a gente gosta para comemorar a vida do bichano, você deve levar em consideração o comportamento do gato para fazer a lista de convidados. Alguns pets são naturalmente mais sociáveis, fazem amizade com facilidade e não veem problema em ter várias pessoas celebrando a vida deles. Tem gato que, inclusive, curte ser o centro das atenções e vai amar ser paparicado o tempo todo.

Mas, por outro lado, tem animais que são mais reservados e fechados. Eles costumam se esconder quando aparecem visitas em casa, e não dão confiança para qualquer pessoa que se aproxima. Ao mesmo tempo, podem ser muito carinhosos com os tutores e com quem faz parte da convivência diária dele. Se esse for o caso do seu bichano, talvez seja melhor pensar em uma lista mais restrita, apenas com as pessoas que o gatinho se sente à vontade.

Aniversário do gato: como montar a melhor playlist para o evento?

Colocar música para gatos pode causar diferentes reações nos pets, e é uma boa maneira de deixar o aniversário de gato ainda mais animado. Afinal, nada melhor do que uma boa trilha sonora para o evento, certo?! Mas antes de pensar em colocar aquela playlist que você normalmente ouve com seus amigos em casa ou em eventos, lembre-se que a audição dos felinos é muito mais desenvolvida do que a nossa e não é todo tipo de música que vai agradá-los.

Existem várias melodias que agradam e relaxam os pets. Inclusive, é possível encontrar várias playlists nos serviços de streaming que são destinadas justamente aos gatinhos. Vale a pena pesquisar e conferir as opções. Abaixo, segue uma sugestão:

Os brinquedos costumam ser a atração principal do aniversário do gato

Para garantir a diversão do aniversário, gato vai precisar de brinquedos, brincadeiras e um espaço totalmente gatificado. A gatificação da casa pode ser feita de diferentes formas: os brinquedos, por si só, já ajudam, mas você também pode apostar em nichos, prateleiras, playgrounds, tapetes interativos, túneis, arranhadores, redes, caminhas e muito mais. 

Os brinquedos de gato com catnip fazem um sucesso danado e tem tudo para deixar o seu gatinho bem ativo e animado. Brinquedos de corda ou as famosas varinhas também têm o seu valor, pois estimulam os instintos selvagens da espécie e podem entreter os bichanos por longas horas.

5 dicas do que não fazer na festa de aniversário de gato

1) Não coloque música alta. A audição felina é extremamente sensível, e por isso barulhos muito altos - mesmo de música - podem ser bastante desagradáveis para os pets. Na hora de selecionar a melhor playlist, coloque o volume mais baixinho, como se fosse uma música ambiente.

2) Evite odores muito fortes na festa. Além da audição, o olfato felino é bem aguçado. Por isso, cheiros mais fortes acabam incomodando o animal. Isso vale tanto para o uso de perfumes, quanto para a preparação das comidas que serão servidas.

3) Se seu gato não gosta de ser pegado no colo, respeite isso. Saber como pegar um gato do jeito certo faz toda a diferença, mas não são todos os bichanos que gostam de ficar no colo. Por isso, pense sempre no bem-estar do seu amigo em primeiro lugar. 

4) Não convide muita gente. Mesmo que seu gatinho seja mais amigável e goste de interagir com as pessoas, é bom entender que a festinha pet - principalmente de gatos - costuma ter uma duração pequena. Quanto mais gente, mais difícil será para o seu amigo descansar depois da festa.

5) Nada de surpresas! Os gatos gostam de rotina e gostam da previsibilidade das coisas. Por isso, evite ao máximo tentar surpreender o seu pet com as coisas - a não ser que que a surpresa em questão seja um delicioso snack.

6) Não estenda a festa de aniversário para gato por muito tempo. Você já deve ter percebido que o gato cochila muitas horas por dia. Por isso, a sugestão é que o evento dure aproximadamente uma hora, que é suficiente para cansar o animal e deixá-lo satisfeito.

Redação: Juliana Melo

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas