O adestramento de cães é algo muito benéfico para a relação entre o cachorro e o mundo. O ensinamento de truques e treinos de obediência é importante para estabelecer uma comunicação mais efetiva com o animal e, desta forma, fazer com que ele entenda que o humano é o "líder" da matilha. Isso torna a convivência do cachorro com a família, pessoas estranhas e outros animais muito mais saudável. Muito se fala sobre as raças de cachorro mais inteligentes do mundo, mas será que o processo de adestramento é mais fácil com elas do que com cãezinhos que não são considerados tão espertos? Um cachorro que possui uma inteligência mais elevada necessariamente será um cachorro mais obediente? Veja o que descobrimos sobre o assunto!

A verdade é que cachorro inteligente nem sempre é sinônimo de obediência

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Na hora de comprar ou adotar cachorro, normalmente os escolhidos são os cachorros mais inteligentes, que consequentemente serão os mais obedientes. Mas nem sempre é assim. Existem várias raças que são muito inteligentes, mas igualmente teimosas. Beagle, Chow Chow, Husky Siberiano, Dachshund e  SharPei podem ser consideradas raças difíceis de educar, justamente por terem uma personalidade mais independente.

Por outro lado, raças de cachorro que mais apresentam a união da inteligência e vontade de aprender são: Border Collie, Labrador, Doberman, Poodle, Pastor Alemão, Golden Retriever e Bichon Frisé. Essas podem ser consideradas as raças de cachorro mais inteligentes e fáceis de serem educadas.

Mas não se esqueça que o adestramento de cães serve para qualquer cachorro e, independente da raça, o doguinho poderá aprender todos os truques. Mesmo que algumas raças precisem de mais paciência na hora do adestramento, qualquer cachorro pode se tornar muito obediente. Desistir dos treinamentos é a pior escolha. Por isso, em caso de muita dificuldade em ensinar os comandos, recorrer a um adestrador profissional de confiança pode ser uma solução.


O Doberman é um cachorro grande que não faz o estilo de cachorro desobediente
O Doberman é um cachorro grande que não faz o estilo de cachorro desobediente

Como educar cachorro filhote?

O segredo para educar um cachorro (filhote, adulto ou idoso) é a paciência. Por isso, não desista na primeira tentativa em que o cão não obedecer seu comando. A primeira coisa que você deve fazer é escolher um lugar para o cachorro fazer as necessidades. Esse local deve ser distante de onde ele faz as refeições, por questões de higiene. Da mesma forma, criar uma rotina ajudará muito para que o cão saiba qual o comportamento esperado. Por isso, ter uma hora certa para passear e fazer as refeições é considerado essencial para os pais de pets. 

Geralmente, gritar com o cachorro, não impor limites, recompensar comportamentos errado e não reconhecer que ele acertou são os erros mais comuns na hora do treinamento com filhotes. Mesmo que você não tenha um petisco, fazer um carinho e dizer "bom garoto" serve como uma forma de recompensa. Por isso, nunca deixe de recompensar o cachorro quando ele tiver um comportamento certo. Isso vai ajudar ele a associar os comandos. Lembre-se que o cão quando filhote ainda não entende os comandos, por isso, gritar será uma coisa que não vai adiantar no processo de educação. Nunca reprima eles com qualquer tipo de agressão. O melhor é permanecer com um tom de voz firme e educar com reforços positivos. 

Cachorro desobediente: o que fazer?

Assim como existem cachorros mais fáceis de se educar, existem cachorros que são mais dominantes e podem acabar se tornando um cachorro desobediente. Para que isso não aconteça, existem algumas dicas que você, enquanto tutor, pode colocar em prática na convivência com o dog. Na hora de sair, por exemplo, é recomendado não deixar que o cão saia primeiro. Sair antes do doguinho demonstra que você é quem está no comando e é o líder. 

Além disso, antes de tudo, você precisa entender se o seu cão está realmente te desobedecendo ou não está entendendo os comandos. Por isso, é preciso entender a linguagem canina. Ensinar o animal desde filhote, não xingar ou castigar o pet e dar comandos claros e curtos são essenciais para lidar com um cachorro mais dominante. Além disso, quando o animal tem muita energia isso também pode interferir no adestramento. Mantenha sempre o animal com uma rotina de passeios e exercícios físicos para ele não ficar com energia acumulada. 

Redação: Hyago Bandeira