Será que você sabe como tirar pulga de gato filhote e adulto? Apesar de não ser tão comum quanto em cães, esses parasitas podem afetar tanto os felinos mais saidinhos, quanto os mais caseiros. Por isso, todo cuidado é pouco com a saúde do seu bichinho de estimação. As pulgas em gatos se alojam com facilidade entre os pelos do animal, e um dos principais sinais do problema é uma coceira intensa e frequente. Se isso acontecer, ligue o alerta!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas afinal, qual o melhor remédio de pulga para gato? Receitas caseiras funcionam? O que usar para combater os parasitas no bichano e no ambiente? Para tirar essas dúvidas, reunimos algumas dicas de como tirar pulga de gato (mas lembre-se de conversar com um médico veterinário de confiança antes de aplicá-las!).

Vinagre para matar pulgas de gato funciona?

Uma das melhores formas de como tirar pulga de gato é usando vinagre de maçã. Além de combater os parasitas, o produto ajuda a deixar a pelagem do gato mais macia e brilhante. Mas atenção: o vinagre não serve exatamente para matar as pulgas, e sim para eliminá-las do corpo do pet, então é apenas uma solução temporária e que requer outros cuidados para evitar que o animal seja infestado novamente.

O que acontece é que as pulgas em gatos ficam tão incomodadas com essa substância que acabam saltando do bichano rapidamente, buscando refúgio em outros lugares (e é aí que entra a importância de limpar muito bem a casa e o ambiente onde o animal vive).

Para usar a solução, basta misturar uma medida de vinagre de maçã com duas medidas de água. Em seguida, é só colocar o líquido em um spray para facilitar a aplicação no pet. Uma dica é borrifar esse remédio para pulga de gato em todo o comprimento da pelagem, e depois passar um pente fino.

Mistura de água com sal é um bom remédio para pulga de gato

Se por um lado não dá para dizer que o vinagre funciona para matar pulgas de gato, por outro, a água salgada é uma grande aliada para exterminar os parasitas do ambiente. O único cuidado, nesses casos, é que a mistura de água com sal não deve ser usada diretamente no corpo do animal. Isso é altamente contraindicado e pode causar problemas de pele no gato, além de trazer um incômodo danado.

Para quem deseja saber como eliminar a pulga de gato dos espaços que o pet frequenta, é tudo muito simples: é só adicionar algumas colheres de sal em um balde com água. Depois disso, você deve passar a solução com um paninho ou borrifador em todos os cômodos da residência. Esse remédio de pulga para gato funciona muito bem no chão e em móveis no geral. Já em tapetes e carpetes, o recomendado é utilizar sal puro. O sal vai desidratar as pulgas e matá-las rapidamente.


O remédio de pulga para gato deve ser aplicado tanto no corpo do animal, quanto no ambiente
O remédio de pulga para gato deve ser aplicado tanto no corpo do animal, quanto no ambiente

A pulga de gato pode ser eliminada com spray de limão

Uma outra dica de como tirar pulga de gato do ambiente é fazer uma solução com limão e água (o que funciona, basicamente, como um antipulgas para gatos caseiro). O primeiro passo é cortar um limão em quatro partes e deixar ferver em uma panela com pelo menos 500 mL de água. Após a fervura, você deve desligar o fogo e deixar a substância descansar por, no mínimo, 12 horas (ou uma noite inteira). No dia seguinte, basta transferir o líquido para um recipiente apropriado - pode ser um frasco de spray, por exemplo - para começar a usar o produto. Você pode  borrifar a solução por todos os cantos da casa: móveis, sofá, cama e qualquer lugar que o animal costuma frequentar.

Apesar de ser um remédio para pulga de gato bem simples e barato, lembramos que os aromas cítricos são uns dos cheiros que o gato não gosta. Por isso, tenha muita cautela na hora de pulverizar o produto no ambiente, deixando o gatinho em um cômodo separado durante o processo. Outro ponto que precisa de atenção é que não se pode usar o spray de limão diretamente na pele do gato. Ele deve ser usado somente para eliminar as pulgas de gato da casa.

Redação: Juliana Melo