Escovar os dentes do cachorro precisa fazer parte da rotina de todo tutor de pets. Ainda que não pareça tão necessário, o hábito evita a formação de tártaros, que são bem comuns em cachorros adultos e idosos e pode desencadear outros problemas, como a perda da dentição e inflamação da gengiva. Criando o costume desde cedo, esse momento se tornará muito mais agradável para ele - e você garante que seu peludo não terá problemas bucais no futuro. O primeiro passo é escolher o modelo de escova de dente para cachorro ideal, levando em consideração a idade e o porte do animal. Separamos abaixo os tipos mais comuns de escova de dente de cachorro. Chega mais!

Escova de dente para cachorro: entenda a diferença entre os modelos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Escovar os dentes do cachorro precisa ser um momento agradável para o animal. Para isso, você pode fazer um treino usando associações positivas com um petisco ou carinho. Mostre a ele que a escova não machuca e não é uma forma de punição. Sempre que ele permitir que você escove os dentes, recompense. Faça isso aos poucos e logo ele vai se acostumar. Agora, veja abaixo os modelos de escova de dente para cachorros mais comuns:

  • Escova de dente para cachorro simples

Escova de dente de cachorro: o modelo de uma cabeça é mais fácil de encontrar
Escova de dente de cachorro: o modelo de uma cabeça é mais fácil de encontrar

O modelo mais simples e barato é igual a escova de humanos. É uma escova simples, com uma haste capaz de alcançar toda a boca do animal. As cerdas são macias para não machucar a gengiva.

  • Escova de dente de cachorro dupla alcança toda a boca do seu pet


Escova de dente para cachorro com duas cabeças possui funções diferentes
Escova de dente para cachorro com duas cabeças possui funções diferentes

Essa escova de dente possui duas cabeças em cada extremidade da haste e cada uma possui uma função. A extremidade maior serve para escovar os dentes da frente. Já a parte menor facilita na hora de alcançar os dentes do final da boca.

  • Dedeira oferece mais firmeza na hora de escovar dente de cachorro


Escova de dente: cachorro que não é acostumado pode se sentir melhor com o dedal
Escova de dente: cachorro que não é acostumado pode se sentir melhor com o dedal

A dedeira é uma opção que ajuda a dar mais firmeza na hora de escovar dente de cachorro. O modelo tem uma abertura para encaixar o dedo indicador e cerdas na ponta. É ideal para cachorros pequenos ou que costumam fugir na hora da escovação. A dedeira pode ser de plástico ou silicone.  

Outras opções para garantir a higiene bucal do seu peludo

É normal alguns cachorros odiarem a hora de escovar os dentes. Nesses casos, você pode investir em um brinquedo mordedor que exerce essa função. É possível colocar o creme dental em um compartimento interno e, à medida que o animal interage com o acessório, a escovação é feita. Existem também petiscos específicos com componentes que auxiliam na limpeza dos dentes. É o combo perfeito: dentes limpos e cachorro entretido e menos estressado. 

Redação: Júlia Cruz