Quem convive com um cãozinho geralmente conhece todos os detalhes do corpo do animal. Por isso, quando surge algo estranho, como manchas pretas na pele do cachorro, é totalmente normal se preocupar. Afinal, em um primeiro momento, é muito difícil saber o que aquilo significa: será que é uma mancha comum ou pode ser algo mais grave? Para explicar todas as dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com a veterinária especialista em dermatologia Priscila Alves, do Rio de Janeiro. Dá só uma olhada no que ela falou sobre essas manchas escuras na pele do cachorro!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Manchas na pele do cachorro: quando é normal?

São vários os motivos que podem ao surgimento de manchas pretas na pele do animal. Alguns cães, inclusive, têm a formação de manchas ainda na infância, levando-as para o resto da vida, conforme Priscila conta. No entanto, a especialista também alerta: “O aparecimento de novas manchas deve ser avaliado pelo veterinário”. Isso porque a mancha pode não ter nenhuma alteração clínica ou indicar um tumor maligno na pele. Somente um médico veterinário tem as condições necessárias para fazer essa diferenciação. Mas, no geral, o aparecimento de manchas escuras na pele do cachorro e em quantidades elevadas é, sim, um sinal de que o seu cãozinho precisa de uma avaliação médica, segundo Priscila.

As causas por trás das manchas escuras na pele do cachorro

A hiperpigmentação da pele, que origina as manchas pretas no cachorro, pode ter diferentes causas, como uma dermatite alérgica, por exemplo. “Doenças dermatológicas que causam inflamação crônica podem fazer com que a pele seja pigmentada. É um processo de proteção da pele. Geralmente, elas começam como áreas vermelhas, mas que podem evoluir para o escurecimento ao longo do tempo”, explica Priscila.

Além disso, alterações hormonais - como o hipotireoidismo -, problemas com fungos e o excesso de exposição solar também podem ocasionar nessas manchas escuras na pele do cachorro. Neste segundo cenário, inclusive, é preciso ter muito cuidado, pois tal exposição pode provocar o desenvolvimento de um câncer de pele, conforme a veterinária explica: “Neoplasias cutâneas (cânceres de pele) também podem apresentar-se como manchas ou placas pigmentadas”. Outras possíveis causas também são:

• Lentigo (pigmentação parecida com sardas)

• Vasculite (inflamação nos vasos sanguíneos)

Sarna demodécica (ou sarna negra)

• Alopecia X (doença hereditária que afeta o crescimento natural dos pelos)

• Hemorragias

 

A mancha preta na pele do cachorro pode indicar vários problemas Manchas escuras na pele do cachorro: dermatite e sarna negra podem provocar a pigmentação Algumas manchas pretas na pele do cachorro surgem como manchas vermelhas que vão escurecendo com o tempo

 

Mancha preta na pele do cachorro: outros sintomas para ficar atento

 

Como as causas para as manchas escuras na pele do cachorro podem ser distintas, o tutor deve observar também outros possíveis sintomas. Isso porque, além das manchas na barriga do cachorro ou ao redor do seu corpo, outros sinais de alerta também podem surgir, e que dizem muito a respeito da saúde do seu amigo de quatro patas. Se o seu cãozinho estiver com queda de pelo, coceira excessiva e nódulos ou crostas na pele, é fundamental procurar a ajuda de um especialista o quanto antes. Estes sintomas atrelados às manchas escuras na pele do cachorro podem ajudar e muito no diagnóstico do problema. Além do mais, alterações no comportamento canino também podem ocorrer. Ou seja, o cãozinho pode apresentar aumento ou perda de apetite e até mesmo ficar mais quietinho do que o normal. 

Manchas escuras na pele do cachorro: saiba o que fazer ao encontrar uma

Ao ver uma mancha preta na pele do cachorro que não estava ali antes, é importante observar todo o corpo do animal em busca de outros sinais. Vale se atentar a outros detalhes: a mancha escura tem algum aspecto mais elevado, apresenta ressecamento ou tem alguma casquinha? Busque outros sinais no comportamento geral do cãozinho. Isso vai ajudar no diagnóstico. Em seguida, verifique se o animal está coçando muito a área, se há presença de algum parasita pelo corpo e se ele sente dor ao ser tocado no local onde está a mancha escura.

Caso haja sinais de dor, assim como letargia e falta de apetite, vá ao veterinário imediatamente. Mas, mesmo que ele não apresente desconforto, não deixe de marcar uma consulta de rotina para que um veterinário analise a mancha escura na pele do cachorro. Enquanto isso, olhe diariamente para ver se a mancha aumentou de tamanho, se proliferou ou passou a ter algum sinal mais claro de desconforto no animal. O tratamento para as manchas na pele do cachorro pode ser variado: tópico, oral, ou até mesmo intervenção cirúrgica ou quimioterapia em casos mais graves.

Manchas escuras na pele: cachorro Poodle e outras raças tem mais propensão?

Apesar das preocupações em torno das manchas pretas no cachorro, vale lembrar também que algumas raças estão mais propensas a ter certos problemas de pele, como é o caso do Poodle, Bulldog e do Shih Tzu. Sempre observe o corpo desses animais em busca de algo fora do normal. 

Redação: Juliana Melo