O soro caseiro para cachorro pode ser muito útil em situações onde o corpo perde muito líquido, como quando os cães ficam doentes e têm quadros de vômitos ou diarreia. Essa condição pode pôr a vida dos animais em risco, sobretudo se o organismo eliminar mais de 10% do peso corporal em água e sais minerais. Por isso, em casos de desidratação, o soro caseiro para cães é um forte aliado para ajudar a aliviar os sintomas.

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Vale destacar que ele não substitui, em hipótese alguma, o atendimento veterinário em situações mais graves, mas pode ajudar bastante em casos menos complexos. A seguir, entenda tudo sobre o uso do soro para cachorro – da receita caseira às causas da desidratação!

Pode dar soro caseiro para cachorro?

Uma dúvida frequente entre os pais de pet é saber se pode dar soro caseiro para cachorro e quais as recomendações de uso. A resposta é sim: quando se trata do soro caseiro, cachorro pode tomar o líquido com moderação em casos brandos de desidratação. Essa é uma forma de como hidratar cachorro doente, mas ainda assim é importante que o paciente seja avaliado por um profissional.

Mas, mesmo sabendo que o cachorro pode tomar soro caseiro, há muitas dúvidas de como dar soro para cachorro, em quais situações o líquido é recomendado e até mesmo como fazer um soro caseiro do jeito certo - e é isso que vamos desvendar aqui embaixo.

Soro caseiro: cachorro pode tomar a solução em quais situações?

O soro para cachorro, caseiro e feito com ingredientes que normalmente todo mundo tem à disposição, é um recurso indicado para aliviar os sintomas da desidratação leve e deixar o seu animal de estimação confortável. É o que comenta a veterinária Amanda Carloni: "O soro caseiro para cachorro pode ser recomendado em situações em que há risco de desidratação, como em quadros de vômito e/ou diarreia. Isso ajuda a evitar problemas mais graves, como desequilíbrios eletrolíticos."

Ou seja, se o pet estiver relutante e sem beber água durante um longo período, por exemplo, o cachorro pode tomar soro caseiro para suprir suas necessidades, já que isso ajuda a repor os nutrientes e sais minerais perdidos em caso de vômitos e diarreia. De certa forma, o soro alimenta o cachorro, evitando que ele fique desnutrido.

Por outro lado, se os sinais clínicos da desidratação forem mais graves, é preciso procurar o veterinário urgentemente, pois não é sempre que se pode dar soro caseiro para cachorro. Em alguns casos, é imprescindível a administração de fluidos intravenosos, dependendo da gravidade da desidratação, entre outros fatores. Por isso, antes de oferecer o soro caseiro para cachorro - filhote ou adulto - é fundamental que seja feita uma avaliação de cada caso.

"Lembre-se que o soro caseiro é um cuidado paliativo, devendo o cachorro passar por avaliação com o médico veterinário para orientações específicas, pois as necessidades podem variar dependendo da condição", alerta a especialista.

Como fazer soro caseiro para cachorro? Veja a receita!

Você pode encontrar soluções de reidratação oral nas farmácias veterinárias e pet shops, mas é completamente possível aprender como fazer soro para cachorro.

De acordo com a veterinária Amanda, a receita básica do soro caseiro para cachorro consiste em misturar 1 litro de água fervida com 1 colher de chá de sal e 8 colheres de chá de açúcar.

"Lembre-se que o soro caseiro é um cuidado paliativo, devendo o cachorro passar por avaliação com o médico veterinário para orientações específicas, pois as necessidades podem variar dependendo da condição", alerta.

Na internet, também é possível encontrar outras soluções de soro que funcionam bem como um remédio caseiro para cachorro desidratado, como o descrito abaixo:

Receita de soro caseiro para cachorro

  • 1 litro de água mineral;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Suco de meio limão.

Modo de preparo do soro para cachorro

Depois de reunir todos os ingredientes do soro para cachorro, como fazer a solução? O primeiro passo é ferver a água. Assim que ela entrar em ebulição, desligue o fogo e despeje o líquido em um recipiente adequado (não pode ser de plástico). Na sequência, adicione os demais ingredientes e misture tudo com a ajuda de uma colher. A solução de soro para cachorro pode ser conservada por até 24 horas.

Posso dar soro de farmácia para cachorro?

Dentre as opções de o que dar para hidratar cachorro, muitos tutores se questionam se, além do soro caseiro, é possível oferecer soro fisiológico de farmácia. No entanto, isso não é recomendado. É o que explica Amanda: "O soro fisiológico é uma solução salina pensada para hidratar humanos, mas a hidratação em cães deve ser administrada de acordo com as necessidades específicas do animal."

De quanto em quanto tempo dar soro caseiro para cachorro?

Depois que o soro caseiro para cachorro estiver pronto, o ideal é oferecer o líquido ao animal pelo menos uma vez por dia no lugar da água. Já a quantidade indicada vai depender de alguns fatores, como o peso, porte e idade do animal de estimação.

Quando meu cachorro está com diarreia, posso dar soro caseiro?

O cachorro com diarreia pode fazer o animal perder muito líquido, então a reidratação é extremamente necessária. Nessa situação, o soro caseiro para cachorro com diarreia é, sim, uma ótima solução para tentar melhorar o quadro do seu amigo de quatro patas. O mesmo vale para episódios de vômitos, já que o soro caseiro para cachorro vomitando também alivia o sintoma e ajuda na reposição de nutrientes.

Mas atenção: você deve observar que o desarranjo ou vômito está associado a outros sintomas - ou sinais clínicos - que podem indicar algo mais sério. Se isso ocorrer, não perca tempo e leve o seu pet a uma clínica veterinária para que o profissional faça o diagnóstico do problema subjacente.

Vale lembrar que se o tutor procura um remédio caseiro para intoxicação de cachorro, o soro não vai ajudar (e nenhuma outra receita caseira). Também é importante ter em mente que esse tipo de solução só é recomendada quando o animal perde muito líquido. Para quem procura um soro caseiro para cachorro que não come, por exemplo, é necessário investigar a causa da inapetência junto a um profissional.

Além disso, é bom ressaltar que o soro não funciona como um fortificante caseiro para cachorro. Ele serve apenas para repor os nutrientes que o animal perdeu com os vômitos e a diarreia. Por isso, ele não deve ser uma alternativa de remédio caseiro para cachorro com fraqueza - e, nesses casos, qualquer medicação por contra própria é contraindicada.

 

O soro caseiro para cães é muito eficaz, mas não substitui o atendimento veterinário em situações mais graves

O soro caseiro para cães é eficaz, mas não substitui o atendimento veterinário

 

 

Qual o melhor soro para cachorro?

 

Ainda que muitos tutores busquem na internet como fazer soro caseiro para cachorro com diarreia ou vomitando, uma outra possibilidade é comprar um soro fisiológico para cachorro nas farmácias. É isso mesmo: se você está se perguntando se “posso dar soro de farmácia para cachorro”, a resposta é sim. Mas qual será a melhor opção para o pet? Bom, não tem como negar que preparar a solução é o ideal, mas o soro de farmácia para cachorro também é uma alternativa para quem não possui todos os ingredientes em casa ou não tem tempo para preparar um soro caseiro para cachorro.

De toda forma, você não precisará se preocupar se for um caso de desidratação leve. Pode dar soro fisiológico para cachorro, bem como você pode aprender como fazer soro para cachorro com a receita que passamos acima. As duas opções são capazes de ajudar o seu amigo nesses momentos.

Como dar soro para cachorro e qual é a quantidade ideal?

Muitos tutores se perguntam como dar soro caseiro para cachorro, e a verdade é que não tem muito mistério. É preciso levar em consideração principalmente o porte e peso do animal, mas você pode dar soro fisiológico para cachorro ou o caseiro exatamente da mesma forma. Além disso, você também pode pode dar soro caseiro para cachorro filhote, seguindo a quantidade certa.

Para casos de desidratação leve, é só oferecer o soro caseiro para cachorro direto na tigela. Se ele se negar a beber, use uma colher ou seringa plástica sem agulha para administrar a solução. Em relação à quantidade ideal por vez, siga essa sugestão:

  • 3 colheres de sopa (filhotes);
  • 4 a 5 colheres de sopa (animais com até 2,5 kg);
  • 6 a 7 colheres de sopa (animais com até 5 kg);
  • ¼ de xícara para cada 2,5 kg de peso corporal (animais acima de 5 kg).

Principais causas da desidratação em cães

Agora que você já sabe que "posso dar soro caseiro para cachorro", deve estar se perguntando como ocorre a desidratação nos pets, certo? Bom, o cachorro vomitando ou com diarreia são dois sintomas frequentemente associados a diversos problemas de saúde, mas também são as principais causas da desidratação em cães. Os animais também podem perder líquidos pelos seguintes motivos:

  • Doenças do sistema endócrino, como diabetes, hiperadrenocorticismo e doença de Addison;
  • Febre;
  • Queimaduras e ferimentos cutâneos graves;
  • Pouca ingestão de água durante o dia;
  • Atividades prolongadas e/ou com esforço excessivo;
  • Insolação causada por temperaturas muito altas;
  • Doenças renais.

Como saber se o meu cão está desidratado?

A desidratação é uma condição médica com potencial grave que nem sempre tem a sede como sintoma. Os sinais característicos podem incluir perda rápida de peso, falta de apetite, fraqueza, gengiva seca e pegajosa, baba excessiva, olhos “fundos”, frequência cardíaca elevada e respiração ofegante. Em muitos casos, o soro de farmácia para cachorro ou o soro caseiro são soluções que melhoram bastante a condição do pet. 

Uma maneira de saber se o seu cãozinho está desidratado é levantar gentilmente um pouco da pele na parte de trás do pescoço. Se cair rapidamente, o animal está bem e não necessita do soro para cachorro ou de ajuda médica; se ficar em pé, como uma “barraca”, tudo indica que o animal está com um nível baixo de hidratação. Quanto mais grave a desidratação, mais demorado será o tempo para a pele voltar ao normal.

Publicado originalmente em: 28/05/2020

Atualizado em: 07/12/2021