O sonho de todo pai ou mãe de pet é, certamente, saber como adestrar um cachorro. Cheios de energia e muito curiosos, os cães não perdem a oportunidade de brincar e, muitas vezes, acabam fazendo travessuras que deixam qualquer tutor de cabelo em pé. Ensinar limites e alguns comandos fazem toda a diferença no comportamento do animal, já que esse tipo de direcionamento faz bem aos animais e, inclusive, melhora a comunicação com eles. Se você não pode pagar um adestrador de cães profissional, saiba que é possível ensinar alguns truques que ajudam a tornar o seu amigo de quatro patas um pouco mais obediente. Pensando nisso, listamos algumas dicas de como adestrar seu cachorro em casa - separe os petiscos, chame o seu bichinho e vamos começar!

Adestrar cachorro em casa: benefícios para o cãozinho e o dono

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Adestrar cachorro em casa pode melhorar a comunicação entre o tutor e o animal. Por isso, é uma boa forma de modelar alguns comportamentos indesejáveis, como xixi fora do lugar e puxões durante os passeios, de maneira saudável e amigável. Além disso, o adestramento positivo ajuda a estreitar os laços entre o cãozinho e o seu dono, o que favorece a rotina da família em casa.

Sendo assim, por mais impossível que essa missão possa parecer, vale a pena apostar. Mas, antes de começar, é importante que o tutor saiba que nem todos os truques serão fáceis de serem ensinados. Os comandos básicos, por exemplo, como dar a pata e deitar, não são tão complicados. Já outros, como os treinos para cão de guarda, exigem acompanhamento de um profissional especializado.

Como adestrar cachorro filhote: quanto mais cedo, melhor? 

Os treinos nos primeiros meses de vida do animal são super importantes para que ele cresça mais tranquilo e sabendo seus limites. No entanto, qualquer cachorro pode ser adestrado, seja filhote, adulto ou idoso. O mais importante é entender que não existe uma fórmula mágica para o adestramento e que você precisa adaptar os treinos de acordo com a idade, nível de energia, interesse por comida e até a personalidade do animal. Por isso, é preciso saber as características do seu cãozinho e respeitá-las. Se for um animal mais velhinho, por exemplo, é normal que alguns hábitos fazem parte do temperamento dele, o que pode exigir mais repetições, tempo e paciência por parte do tutor.


Como adestrar cachorro: o uso de petiscos e clicker pode facilitar o processo para o tutor e o animal
Como adestrar cachorro: o uso de petiscos e clicker pode facilitar o processo para o tutor e o animal

“Como adestrar meu cachorro?” Veja algumas dicas para treinar o seu amigo em casa

Adestrar cachorro em casa é um processo que requer paciência e técnicas corretas. Nós sabemos que nem sempre é fácil ensinar novos comandos e, principalmente, eliminar hábitos indesejáveis dos nossos amigos. Por isso, separamos algumas dicas de como adestrar um cachorro em casa: 

1) Estabeleça uma rotina para o cachorro

É extremamente importante que o seu cãozinho tenha uma rotina. Horários para comer e passear, por exemplo, devem ser previamente estabelecidos. Caso contrário, o seu amigo pode ficar frustrado, ansioso e até mesmo agressivo, dificultando o adestramento. Além disso, é preciso seguir um cronograma de alimentação. Desta forma, você evita que o animal sinta vontade de comer ou fazer as necessidades durante o treino.

2) Divida o treino em sessões regulares

Quando se trata de adestrar cachorro em casa, é importante que o treinamento seja dividido em sessões curtas e regulares para que o seu amigo não fique sobrecarregado. Experimente começar com duas sessões diárias de cinco minutos. Conforme o seu cãozinho for se acostumando, você pode fazer apenas uma sessão de 10 minutos por dia. Mas lembre-se: nada de extrapolar o tempo, ok? Dez minutinhos são suficientes.

3) Não esqueça de repetir os comandos de adestramento

O adestramento nada mais é do que um treino. Por isso, é importante que os comandos ensinados ao seu cachorro sejam repetidos algumas vezes até que o animal aprenda o que você deseja – seja sentar, dar a pata, deitar ou ficar. Mas nada de forçar a barra, ok? Para atingir o sucesso, o tutor deve ter paciência, respeitar os limites do animal e não cobrar uma perfeição imediata. Faça sempre treinos curtos e dê uma pausa para o seu cãozinho respirar! 

4) Dê recompensas ao seu amigo durante os treinamentos

Conforme o seu pet for aprendendo os comandos, você pode (e deve!) recompensá-lo. Nesse caso, o uso de petiscos para cachorro são sempre bem-vindos. Quanto mais vezes ele for recompensado ao acertar um novo truque, mais rápido o animal vai entender o que você deseja. 

5) Considere o adestramento com clicker

Além dos petiscos, existe uma outra ferramenta que pode te ajudar no processo de adestramento: o clicker. O acessório é um aparelhinho que lembra um controle remoto de portão automático e emite o som de “click” sempre que o botão é apertado. Como os cachorros costumam perder a atenção com facilidade, o clicker é uma boa forma de reforçar as ações certas que são recompensadas, geralmente, com os biscoitos para cachorro.

Adestrar cachorro: lembre-se que os limites do seu amigo vêm em primeiro lugar

Ver um cãozinho obedecendo perfeitamente os comandos básicos é realmente encantador. No entanto, a regra número 1 quando o assunto é como adestrar cachorro é que os limites do seu amigo vêm sempre em primeiro lugar. Por isso, você deve ter paciência e não cobrar um feedback imediato. Caso contrário, o seu cãozinho pode associar o adestramento a algo negativo e ficar estressado. 

Redação: Úrsula Gomes