Quando o cachorro se torna adulto, é normal que ele passe por diversas alterações fisiológicas e comportamentais. Também não é incomum que o animal perca interesse por atividades que antes amava, como os passeios e algumas brincadeiras. Mas por que isso acontece? Será que é normal ou pode ser um motivo para se preocupar com o seu doguinho? Na verdade, existem algumas explicações possíveis para isso, e nem sempre é motivo de desespero, como alguns podem imaginar. Para entender melhor por que um cachorro agitado pode ficar mais calmo com o passar do tempo (e da idade), preparamos uma matéria sobre o assunto. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por que alguns cães perdem o interesse por brincadeiras e passeios na fase adulta?

Um cachorro brincando e se divertindo é a cena típica com a qual nós estamos acostumados, então é normal estranhar quando um cãozinho que antes gostava de brincar e passear se torna mais apático diante dessas situações. O comportamento dos cães é muito maleável e pode mudar por diversos motivos. O primeiro ponto a ser levado em consideração é que o cãozinho não tem mais o pique e a energia de quando ele era filhote e se cansa com mais facilidade.

Logo, é completamente normal que o nível de interesse e curiosidade pelas coisas que rodeiam o doguinho diminua com o passar do tempo. Nem sempre isso é necessariamente um indicativo de algum problema - mas é bom ficar de olho em outros sinais por precaução. Então se o seu doguinho costumava brincar mais e interagir com outros cães do parcão e mudou isso de uma hora para outra, é bom considerar que talvez ele simplesmente não tenha mais a mesma disposição que tinha antes.

cachorro adulto no chão de casa

As principais diferenças de comportamento entre um cachorro adulto e um filhote

 

Os filhotes de cachorro são sempre cheios de energia e dividem uma rotina entre muitas brincadeiras e sonequinhas. Eles precisam de mais horas de sono do que um cachorro adulto porque ainda estão em fase de desenvolvimento, mas quando estão acordados não tem quem consiga acompanhar o pique desses doguinhos. Eles não param quietos nem por um segundo e quando atingem a chamada “adolescência canina”, essa disposição permanece a mesma. No entanto, conforme um cachorro agitado fica adulto (principalmente após os 3 anos de idade), o nível de curiosidade diminui e muitos podem interpretar isso como uma perda de interesse pelas coisas. Além disso, da mesma forma que acontece com os humanos, o cansaço começa a bater com a velhice chegando - o que ocorre por volta dos 7 anos nos cães.

Consultas de check-up são importantes para saber como anda a saúde do cachorro

É necessário observar vários outros sinais no comportamento do cachorro, porque às vezes mudanças muito drásticas podem ser indicativo de doenças e outros problemas de saúde. Por isso, fique muito atento se o seu doguinho anda se alimentando adequadamente e como anda a interação dele com o ambiente ao seu redor. Embora a fase adulta normalmente deixe o cachorro calmo, principalmente conforme ele vai ficando mais velho, nem sempre essa falta de interesse nas brincadeiras e nos passeios deriva da idade em si, mas de algum problema que o seu amigo está passando. As visitas ao veterinário devem ocorrer todos os anos.

Redação: Juliana Melo