O gato sem pelo ainda pode causar estranheza em algumas pessoas, já que o "normal" são os bichanos mais peludinhos. Embora não seja muito comum, quem convive com o Sphynx não tem o que reclamar: ele é um gato doce, leal e muito carinhoso! O que poucas pessoas sabem é que não existe apenas uma raça de gato sem pelo: na verdade, existem algumas variações, como o Don Sphynx e o gato Sphynx canadense, que é o que estamos mais acostumados. Eles se parecem bastante fisicamente, principalmente por causa da falta de pelos, mas é possível diferenciar cada um. Separamos as principais características de cada uma dessas raças de gato sem pelo para você não errar mais!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O Don Sphynx e o Sphynx canadense têm origens distintas

Embora os nomes sejam bastante parecidos, cada uma dessas raças de gato sem pelo vem de um lugar diferente. O Sphynx canadense, como o próprio nome já indica, é originário do Canadá e teve uma história de vida diferente do que muitos imaginam. A primeira ninhada de gato sem pelo aconteceu em 1966, mas não chegou muito adiante porque os primeiros exemplares da raça tinham muitos problemas de saúde. Foi só em 1978 que uma criadora resolveu cruzar um felino sem pelo com um Devon Rex, que foi o que deu origem ao gato Sphynx canadense como conhecemos hoje.

Já o Don Sphynx, que é de origem russa, surgiu somente no ano de 1987. O nome dessa raça de gato sem pelo inicialmente era uma homenagem ao felino de origem canadense, Sphynx, e ao rio Don que atravessava a cidade. No entanto, com o passar dos anos, descobriu-se que o motivo para a falta de pelos em cada uma dessas raças não era o mesmo: o Don Sphynx sofreu uma mutação em um gene dominante, enquanto o Sphynx canadense teve a mutação em um gene recessivo. Por causa dessa diferença, o Don Sphynx ganhou um novo nome oficial, que hoje é conhecido como Donskoy.

 

O Don Sphynx, ou Donskoy, não tem nenhum tipo de pelo em volta do seu corpoO gato Sphynx canadense costuma ter pelos curtos e finos nas orelhas, no rabo e na barriga

 

Don Sphynx: o gato sem pelo russo é muito sociável, energético e simpático

 

O Don Sphynx, ou gato Donskoy, é um animal de porte médio, que pesa entre 3,5 e 7 quilos e é totalmente desprovido de pelos. Uma das suas principais características físicas são as rugas espalhadas pelo corpo, com destaque nas áreas na papada, bochechas e próximo da mandíbula.

Já sobre a personalidade do bichano, é possível dizer que essa raça de gato sem pelo é bastante ativa e afetuosa. Gosta de brincar, interagir e não tem grandes problemas em fazer novas amizades com outros humanos ou animais de estimação. Na verdade, o Donskoy é bem simpático e adora socializar. Justamente por isso, o recomendado é que ele tenha uma companhia em casa, como um outro bichinho, caso a família passe muito tempo fora. Se você se apaixonou pela raça e pretende ter um Don Sphynx, preço é bastante caro pela raridade do animal: o valor fica na média de U$ 2.000.

O Sphynx canadense é conhecido pela sua inteligência e carisma

Assim como o Donskoy, o gato Sphynx também é de porte médio. A diferença é que essa raça não é totalmente sem pelos como parece. A pelagem desses gatos é muito curta e fina, sendo praticamente invisível, o que dá o aspecto de que esse é um gato sem pelo. Algumas regiões que costumam ter a penugem mais aparente são orelhas, rabo e barriga, mas ainda assim é importante ter cuidados com a pele do animal, que precisa ser limpada com maior frequência (o ideal é usar lenços umedecidos para isso).

Bastante inteligentes, os gatos da raça são de fácil convivência e ótimos companheiros para diversos momentos. Inclusive, uma curiosidade é que o gato Sphynx é um ótimo candidato para aprender truques e outros comandos (sim, os gatos também podem ser adestrados). Apegados aos donos, esses felinos não gostam de passar muito tempo sozinhos. Para quem quer ter a companhia de um gato Sphynx, preço custa em torno de R$ 3 mil a R$ 4 mil.

Redação: Juliana Melo