A saúde do cachorro pode ser comprometida por vários problemas diferentes, e um deles é a doença do disco intervertebral (também chamada de discopatia em cães). Relativamente comum no mundo animal, esse é um quadro doloroso que se não for tratado corretamente pode desencadear complicações bem desagradáveis para o pet. Para explicar melhor as características dessa doença e esclarecer as principais dúvidas sobre a discopatia em cães, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Caroline Mouco, que também é diretora do Hospital VET Popular .

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Discopatia em cães: o que é e como afeta a saúde dos pets?

Antes de mais nada, é preciso saber um pouquinho de anatomia canina para entender como o quadro se manifesta. A medula espinhal é uma estrutura bem delicada e protegida por vértebras. Em cada par de vértebras estão localizados os discos intervertebrais. Logo, quando a medula espinhal é atingida, esses discos também são afetados. 

Para resumir o problema, a médica veterinária explica: “A discopatia em cães é uma doença no disco intervertebral que geralmente é causada por lesões e traumas na medula espinhal. O quadro pode alterar o sistema nervoso, diminuindo a sensibilidade de movimentos e provocando incontinência urinária nos cães, além de muita dor”. 

Como identificar a doença degenerativa do disco?

A doença do disco intervertebral pode afetar os animais de diferentes maneiras, mas a dor que o cachorro sente é, sem dúvidas, um dos principais sinais de discopatia. “Na maioria das vezes o cachorro acometido pela doença do disco intervertebral passa a andar de cabeça baixa, com pescoço rígido, orelhas para trás e caminhar cauteloso. Isso acontece porque os pets sentem muita dor”, justifica Caroline.

Em alguns casos, o cãozinho também pode sentir muita dificuldade para se locomover e até apresentar paralisia dos membros inferiores. A incontinência urinária também é um sinal de alerta. Vale destacar ainda que os sintomas da discopatia em cães nem sempre surgem todos de uma vez, então é bom observar qualquer mudança no comportamento do pet.

 

discopatia em cães: cachorro dachshund deitado na cama

O diagnóstico da discopatia em cães deve ser feito por especialista

 

Ao observar um ou mais sinais da discopatia em cães, não hesite em procurar a ajuda de um médico veterinário para obtenção do diagnóstico correto. Segundo a profissional, a confirmação da doença do disco intervertebral é feita por meio de uma combinação de exames. “O diagnóstico é feito com exames de imagens e clínicos, desde radiografias a coleta de amostras do líquido da medula espinhal. Também são realizados exames de contraste como a mielografia, mielotomografia ou ressonância magnética”.

Quais são os tratamentos indicados para a doença do disco intervertebral em cães?

Depois que o cãozinho é diagnosticado com a doença do disco intervertebral, somente o veterinário poderá avaliar a gravidade da situação e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente. “Podem ser feitos desde tratamentos clínicos e fisioterapia, até técnicas como a ozonioterapia e a acupuntura veterinária. Já para casos mais graves é necessário realizar uma intervenção cirúrgica”, explica Caroline.

Tanto o tempo de tratamento quanto o tempo de recuperação do animal vão depender do estado de saúde do doguinho. Mas assim como em outras doenças, é imprescindível seguir à risca todas as orientações passadas por um profissional para garantir que ele vai ficar bem.

Redação: Juliana Melo