close
Comportamento animal

Dia Mundial dos Animais: data celebra a proteção e bem-estar de cães, gatos e outras espécies

Atualizado · 04 de Outubro de 2021 · 14h15

Publicado · 04/10/2021 · 14h09

O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro para lembrar que a vida dos bichinhos deve ser preservada
O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro para lembrar que a vida dos bichinhos deve ser preservada

No dia 4 de outubro, o Dia dos Animais é celebrado mundialmente. Afinal, nada mais justo do que poder comemorar a existência de tantos bichinhos no mundo, não é mesmo? Os nossos amigos peludos, bem como os animais selvagens, são vidas que devem ser preservadas. Por isso, a data tem o objetivo de chamar a atenção para a proteção de todas as espécies que vivem na natureza - inclusive os nossos pets. 

O Dia Mundial dos Animais é um alerta para que o ser humano aprenda a cuidar melhor do meio ambiente e dos bichos que vivem nele, mas também é uma forma de homenagear nossos amiguinhos queridos: o cachorro e o gato. Para entender como a data surgiu e o que fazer para ajudar na preservação animal, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber aqui embaixo!

Dia Mundial dos Animais: como a data surgiu?

Por que dia 4 de outubro é Dia dos Animais? Bom, tudo começou no dia 8 de maio de 1931 em Florença, na Itália, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal. O evento reuniu órgãos de proteção aos animais e foi então que decidiram instituir o Dia Internacional dos Animais. A data foi idealizada pelo ativista e escritor alemão Heinrich Zimmermann e também comemora o dia de São Francisco de Assis, que é considerado o santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia. 

No entanto, apesar de ter sido oficializado em 1931, foi somente a partir de 1978 que o Dia Mundial dos Animais ganhou destaque internacional e passou a ser comemorado, de fato, em todo o mundo. Isso porque esse foi o ano em que a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) publicou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que diz que todo animal tem o mesmo direito à existência e deve ser respeitado. Segundo o documento, “o homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito”.

O que poucas pessoas sabem é que no Brasil também existe o Dia Nacional dos Animais, que é comemorado em 14 de março. A data foi instituída após a apresentação do Estatuto dos Animais no Congresso Nacional, e tem o mesmo objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com animais domésticos e selvagens, assim como a sua preservação.

8 formas de preservar a vida dos animais

1) Não colabore ou financie instituições que maltratam os animais;

2) Não use roupas de origem animal;

3) Ao decidir ter um bichinho de estimação, considere adotar cachorro ou gato em vez de comprar;

4) Evite produtos que realizam testes em animais, especialmente os cosméticos;

5) Colabore com arrecadação de fundos ou produtos para ajudar ongs e abrigos;

6) Se não for possível ajudar financeiramente, seja um voluntário de ongs e abrigos;

7) Ao suspeitar de um caso de maus tratos a animais, investigue e denuncie;

8) Sempre trate os bichinhos com muito amor!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Dia dos Animais: algumas atitudes fazem toda a diferença na hora de cuidar da vida dos pets
    Dia dos Animais: algumas atitudes fazem toda a diferença na hora de cuidar da vida dos pets

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Gato

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Gato

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Gato

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Gato

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Maus tratos a animais é crime! Saiba como denunciar

    O Dia dos Animais tem uma importância gigantesca na conscientização sobre a vida de todos os bichos, inclusive cachorro e gato. O problema é que, infelizmente, muitos bichinhos são vítimas de maus tratos e sofrem bastante. Então, como ajudar a combater isso? É bem simples: se você conhece algum animal que passa por isso, basta denunciar. A lei de maus tratos a animais existe para defender e preservar a vida de animais (inclusive os domésticos), então qualquer agressão a cães e gatos é um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605.

    As denúncias são muito importantes para que seja feita uma investigação, e elas podem ser feitas de forma anônima ou não. Para denunciar um caso desse tipo, você pode recorrer a delegacias comuns ou especializadas em meio ambiente, por exemplo. Outras opções são o Ministério Público e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

    Dia dos Animais: 6 motivos para adotar um bichinho de estimação

    1) A adoção animal é um ato de amor capaz de salvar muitas vidas.

    2) Com um bichinho, você nunca se sentirá sozinho.

    3) Cães e gatos oferecem amor incondicional à sua família.

    4) Ter um animal de estimação é sinônimo de felicidade.

    5) Depois de adotar um cachorro ou gato, você aprende a ser mais responsável.

    6) Além de boas companhias, a gente coleciona memórias incríveis com nossos pets.

    Dia Internacional dos Animais: o que você precisa saber antes de ter um bichinho?

    Se você planeja adotar um gatinho ou um cachorro, é bom se preparar para uma rotina com muita alegria, mas muita responsabilidade também. Os pets são totalmente dependentes dos nossos cuidados para ter uma boa qualidade de vida, então é importante oferecer tudo que o seu doguinho ou gatinho precisa para viver bem. Uma dieta nutritiva, aplicação de vacinas, consultas de check-ups com o veterinário, cuidados com a higiene, brinquedos: tudo isso deve ser pensado.

    Para começar, em ambos os casos é necessário fornecer uma alimentação de boa qualidade aos animais. As rações nas versões Premium e Super Premium são ideais porque fornecem todos os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde do pet. Também é importante incentivar a hidratação - em especial no caso dos gatos, que são mais suscetíveis a terem problemas renais.

    Além disso, os cuidados com a higiene e saúde do animal não devem ser deixados de lado. Escovação dos pelos, banho e tosa (no caso dos cachorros), cortar unhas, escovar os dentes, limpar o ouvido: tudo isso deve ser incluído na rotina do animal. Alguns acessórios também são fundamentais para receber esses bichinhos em casa, como uma caminha, comedouro, bebedouro e, claro: muitos brinquedos para gatos e cães.

    Redação: Juliana Melo

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!

    Próxima matéria

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!

    Como adaptar meu cachorro ou gato com animais de outras espécies?
    Histórias reais

    Como adaptar meu cachorro ou gato com animais de outras espécies?

    Não dá para negar: os cachorros e os gatos são sempre a primeira opção na hora de escolher um bichinho para chamar de seu. Ainda assim, animais de outras espécies, como hamster, calopsita e até mesmo porquinho da Índia, estão roubando a cena (e o coração) dos pais e mães de pet. Por isso, se você já é tutor de um cão ou gato e está pensando em adicionar mais um membro à família, saiba que nem sempre os animais se

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?
    Saúde

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

    O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético do corpo e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Abril laranja: o que é a campanha e como evitar casos de crueldade contra cães, gatos e outras espécies?
    Cuidados

    Abril laranja: o que é a campanha e como evitar casos de crueldade contra cães, gatos e outras espécies?

    O Abril Laranja é o mês da conscientização e prevenção contra a crueldade animal. A data serve para lembrar que, assim como a vida humana, a vida dos animais - seja um cachorro, gato ou outras espécies - deve ser preservada. Isso significa que qualquer ato de violência ou crueldade contra os bichinhos não deve ser tolerado. É importante fazer algo a respeito, como acionar a lei de maus-tratos a animais, para que o animal em questão seja resgatado e tenha todos os cuidados de que precisa.

    Quantas horas um gato dorme por dia? Gatos sonham? Saiba tudo sobre o ciclo do sono dos felinos
    Comportamento

    Quantas horas um gato dorme por dia? Gatos sonham? Saiba tudo sobre o ciclo do sono dos felinos

    Não há nada mais fofo do que ver um gato dormindo. Essa, inclusive, é uma cena bastante comum na vida dos pais de pet, já que os felinos aproveitam boa parte da vida intercalando sonecas. Mas você já parou para pensar quantas horas dorme um gato? Às vezes parece até que esse ciclo dura o dia todo… será que esse é um comportamento normal ou pode ser motivo de preocupação? O que os gatos sonham (se é que ele sonham)? São muitas perguntas que precisam ser respondidas, mas não se preocupe. 

    Ver Todas >

    Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo
    Gato

    Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

    Abrir as portas de casa para um gato exótico é ter a certeza de que seu amigo de quatro patas vai despertar a atenção de qualquer visitante. Seja por ser um gato sem pelo, como o famoso Sphynx, ou por ser um gato híbrido, como o Savannah e o Bengal: existem alguns animais que simplesmente não passam despercebidos e são tidos como “excêntricos” por serem fora do padrão. Mas, ao contrário do que muitos pensam, esses bichanos não são desvalorizados por conta da sua aparência; pelo contrário, eles têm vários fãs ao redor do mundo!

    Gato obeso: saiba quais as consequências da obesidade na saúde felina
    Gato

    Gato obeso: saiba quais as consequências da obesidade na saúde felina

    O gato obeso pode ser incrivelmente fofo e apertável, mas isso não quer dizer que ele não precisa de cuidados e atenção com a saúde. A verdade é que a obesidade felina - que muitas vezes não é perceptível para os tutores - acaba abrindo portas para uma série de problemas mais sérios. Por isso, saber identificar quando o animal está acima do peso é importante para buscar orientação profissional e ajudar o gato obeso a perder peso.

    Pneumonia em gatos: veterinário explica tudo sobre a doença
    Gato

    Pneumonia em gatos: veterinário explica tudo sobre a doença

    A pneumonia em gatos - ou pneumonia felina - é uma doença respiratória que pode se desenvolver por vários motivos. Às vezes uma queda na imunidade é suficiente para o problema atingir os peludos, mas na maioria dos casos ele deriva de uma simples gripe que não foi tratada do jeito certo. Por isso, a atenção com o gato gripado deve ser enorme! Quanto antes for diagnosticado e tiver o tratamento adequado, menores são as chances de você ter um gato com pneumonia.

    Gato com medo de ir ao veterinário: como preparar o pet dias antes da consulta?
    Gato

    Gato com medo de ir ao veterinário: como preparar o pet dias antes da consulta?

    O gato estressado ou com medo de ir ao veterinário é muito comum, principalmente quando o animal não está acostumado a sair de casa ou ficar “preso” na caixinha. Os felinos gostam de se sentir no controle do ambiente e são muito apegados com a rotina, então qualquer pequena mudança - como uma simples ida ao veterinário - pode deixar o gato com medo e irritado. 

    Ver Todas >