No dia 4 de outubro é celebrado o Dia Internacional dos Pets. Afinal, nada mais justo do que poder comemorar a existência de tantos bichinhos no mundo, não é mesmo? Adotar cachorro ou gato é sempre um ato nobre, já que nossos amigos peludos, bem como os animais selvagens, são vidas que devem ser preservadas. Por isso, a data tem o objetivo de chamar a atenção para a proteção de todas as espécies que vivem na natureza - inclusive os nossos pets. 

O Dia Mundial dos Animais é um alerta para que o ser humano aprenda a cuidar melhor do meio ambiente e dos bichos que vivem nele, mas também é uma forma de homenagear nossos amiguinhos queridos: o cachorro e o gato. Para entender como a data surgiu e o que fazer para ajudar na preservação animal, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber aqui embaixo!

Dia Mundial dos Animais: como a data surgiu?

Por que dia 4 de outubro é Dia dos Animais? Bom, tudo começou no dia 8 de maio de 1931 em Florença, na Itália, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal. O evento reuniu órgãos de proteção aos animais e foi então que decidiram instituir o Dia Internacional dos Animais. A data foi idealizada pelo ativista e escritor alemão Heinrich Zimmermann e também comemora o dia de São Francisco de Assis, que é considerado o santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia. 

No entanto, apesar de ter sido oficializado em 1931, foi somente a partir de 1978 que o Dia Mundial dos Animais ganhou destaque internacional e passou a ser comemorado, de fato, em todo o mundo. Isso porque esse foi o ano em que a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) publicou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que diz que todo animal tem o mesmo direito à existência e deve ser respeitado. Segundo o documento, “o homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito”.

O que poucas pessoas sabem é que no Brasil também existe o Dia Nacional dos Animais, que é comemorado em 14 de março. A data foi instituída após a apresentação do Estatuto dos Animais no Congresso Nacional, e tem o mesmo objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com animais domésticos e selvagens, assim como a sua preservação.

8 formas de preservar a vida dos animais

1) Não colabore ou financie instituições que maltratam os animais;

2) Não use roupas de origem animal;

3) Ao decidir ter um bichinho de estimação, considere adotar cachorro ou gato em vez de comprar;

4) Evite produtos que realizam testes em animais, especialmente os cosméticos;

5) Colabore com arrecadação de fundos ou produtos para ajudar ongs e abrigos;

6) Se não for possível ajudar financeiramente, seja um voluntário de ongs e abrigos;

7) Ao suspeitar de um caso de maus tratos a animais, investigue e denuncie;

8) Sempre trate os bichinhos com muito amor!

 

Dia dos Animais: algumas atitudes fazem toda a diferença na hora de cuidar da vida dos pets

Dia dos Animais: algumas atitudes fazem toda a diferença na hora de cuidar da vida dos pets

 

 

Maus tratos a animais é crime! Saiba como denunciar

 

O Dia dos Animais tem uma importância gigantesca na conscientização sobre a vida de todos os bichos, inclusive cachorro e gato. O problema é que, infelizmente, muitos bichinhos são vítimas de maus tratos e sofrem bastante. Então, como ajudar a combater isso? É bem simples: se você conhece algum animal que passa por isso, basta denunciar. A lei de maus tratos a animais existe para defender e preservar a vida de animais (inclusive os domésticos), então qualquer agressão a cães e gatos é um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605.

As denúncias são muito importantes para que seja feita uma investigação, e elas podem ser feitas de forma anônima ou não. Para denunciar um caso desse tipo, você pode recorrer a delegacias comuns ou especializadas em meio ambiente, por exemplo. Outras opções são o Ministério Público e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Dia dos Animais: 6 motivos para adotar um bichinho de estimação

1) A adoção animal é um ato de amor capaz de salvar muitas vidas.


2) Com um bichinho, você nunca se sentirá sozinho.


3) Cães e gatos oferecem amor incondicional à sua família.


4) Ter um animal de estimação é sinônimo de felicidade.


5) Depois de adotar um cachorro ou gato, você aprende a ser mais responsável.


6) Além de boas companhias, a gente coleciona memórias incríveis com nossos pets.

Dia Internacional dos Animais: o que você precisa saber antes de ter um bichinho?

Se você planeja adotar um gatinho ou um cachorro, é bom se preparar para uma rotina com muita alegria, mas muita responsabilidade também. Os pets são totalmente dependentes dos nossos cuidados para ter uma boa qualidade de vida, então é importante oferecer tudo que o seu doguinho ou gatinho precisa para viver bem. Uma dieta nutritiva, aplicação de vacinas, consultas de check-ups com o veterinário, cuidados com a higiene, brinquedos: tudo isso deve ser pensado.

Para começar, em ambos os casos é necessário fornecer uma alimentação de boa qualidade aos animais. As rações nas versões Premium e Super Premium são ideais porque fornecem todos os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde do pet. Também é importante incentivar a hidratação - em especial no caso dos gatos, que são mais suscetíveis a terem problemas renais.

Além disso, os cuidados com a higiene e saúde do animal não devem ser deixados de lado. Escovação dos pelos, banho e tosa (no caso dos cachorros), cortar unhas, escovar os dentes, limpar o ouvido: tudo isso deve ser incluído na rotina do animal. Alguns acessórios também são fundamentais para receber esses bichinhos em casa, como uma caminha, comedouro, bebedouro e, claro: muitos brinquedos para gatos e cães.

Redação: Juliana Melo

Publicada em: 04/10/2021

Atualizada em: 06/07/2022