Não dá para negar: ter um bichinho no seu dia a dia é tudo de bom! E é claro que com os felinos não poderia ser diferente. Ainda que tenham um comportamento muito distinto dos cachorros, eles sabem demonstrar todo o seu “amor de gato” e o quanto estão felizes ao nosso lado. Seja com o corpo, com o olhar, com o jeitinho de andar ou ronronando, é sempre possível notar os sinais de afeto dos felinos. Por isso, no Dia Mundial do Gato (17 de fevereiro), listamos 10 motivos para você adotar um bichano e encher a sua rotina de muito amor. Dá uma olhada!
1) Com os gatos, você nunca vai estar sozinho!
Saber que os nossos bichinhos de estimação nos amam é sensacional, mas ver isso na prática é ainda melhor. Com os felinos, esse sentimento é constante. Você nunca estará sozinho! Os gatinhos amam ficar perto de seus humanos e vão te acompanhar por todos os lados, seja durante um momento de descanso no sofá ou até mesmo em uma ida ao banheiro. Uma companhia para não botar defeitos!
2) Os gatos carinhosos curam as feridas da vida (e até mesmo do coração) te lambendo
As lambidas não são muito comuns quando falamos de gatos, mas elas podem acontecer (mesmo que seja menos frequente do que com os cães). Os felinos mais carinhosos manifestam esse comportamento na tentativa de cuidar de você, assim como uma mamãe gato lambe seus filhotes. Os bichanos são muito sensíveis e sentem quando algo não vai bem: o gesto serve para demonstrar carinho e afeto. Se o seu dia não foi legal ou rolou um estresse com o crush, ele tentará te dizer (do jeito dele) que está ao seu lado e que vai ficar tudo bem. Fofo, né?
Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
3) Os felinos são capazes de melhorar o nosso humor
Os gatos são muito eficientes na hora combater o mau humor e nós podemos provar! Não importa a situação, os felinos são sempre muito expressivos e acabam nos divertindo com as suas reações e travessuras. Até mesmo as situações corriqueiras podem se tornar divertidas. Não à toa que existem muitos memes de gato espontâneos por aí. Afinal de contas, não tem como ficar bravo com os bichanos, né?
4) Com os bichanos, você nunca vai se atrasar para o trabalho
Uma boa noite de sono é tudo que você precisa para recarregar as energias, certo? Para os gatos, a história pode ser diferente. Com um ritmo diferente dos humanos, os bichanos têm mais energia durante a manhã e ao anoitecer. Por isso, esqueça os despertadores! O seu gatinho certamente vai acordá-lo na tentativa de ter uma companhia para brincar e passar o tempo. Lambidas e mordidinhas matinais evitam que você se atrase para o trabalho e aproveite mais o dia!
5) Frio nos pés? Os gatos podem resolver esse problema
Você é daqueles que odeia dormir sozinho? Seu problema chegou ao fim! Os gatos adoram dormir aninhados aos seus donos. Por isso, as chances de ter sempre um bichano aquecendo os seus pés e ronronando durante à noite são grandes. Quem resiste a tanta fofura, não é?
6) Gatos são grandes amigos das crianças
Os gatos são ótimos companheiros e podem ser muito amáveis. Por isso, se você tem crianças em casa e está pensando em adotar um pet, saiba que a combinação de gatos e crianças é perfeita. Eles podem se tornar melhores amigos! Além disso, pesquisas indicam que a presença dos felinos ajuda consideravelmente a melhorar quadros de depressão e autismo.
Já deu para perceber que ter um gato é uma experiência incrível, não é mesmo?! E nada melhor do que pessoas que vivenciam isso todo dia para te contar. Os leitores do Patas da Casa compartilharam o que mudou na vida deles depois que adotaram um bichano. Morra de fofura com esses gatinhos!












7) Os gatinhos transformam qualquer coisa em brinquedo
Não é preciso de muito para agradar e divertir os felinos. Basta um novelo de lã, uma bolinha de papel ou uma caixa de papelão para os gatinhos se divertirem por horas. Por isso, se você é gateiro de primeira viagem e ainda não gatificou a sua casa, não precisa se desesperar. Nos primeiros dias, esses (e outros objetos simples) podem entreter o seu amigo.
8) O ronronar dos felinos faz bem para a sua saúde
Aquele "ronc-ronc" que os gatos fazem vai além da representação de carinho. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centers for Disease Control and Prevention, o gato ronronando é terapêutico para algumas doenças, como a dispneia. O som pode alcançar vibrações de até 140 Hz e aliviar os sintomas do distúrbio. Além disso, estudos têm associado o ronronar dos felinos à diminuição de problemas como depressão e estresse.
9) Os bichanos também fazem carinho em você!
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os gatos também gostam de retribuir o carinho recebido pelos seus donos. As carícias felinas surgem com gestos simples e curiosos. As “cabeçadas” — que ocorrem quando o bichano procura seu tutor com o focinho e empurra com a cabeça ou esfrega — são um deles. As lambidas, o rabo entrelaçado a perna do dono e o ronronar também fazem parte do “kit de amor” dos gatos.
10) Os gatos te ensinam a cuidar do próximo
Ainda que sejam animais independentes, ter um gato demanda uma série de cuidados no dia a dia. Manter a caixa de areia sempre limpa, oferecer uma ração de qualidade, estimulá-lo a beber muita água, brincar com frequência, levar no veterinário, entre outros. É uma responsabilidade para toda a vida do bichano. Adotar um gatinho vai te ensinar na prática a ser mãe ou pai de pet. Em troca, você terá um amigo leal e que te daria o mundo se pudesse.
Redação: Úrsula Gomes
