Gato

Dia Internacional do Gato: os direitos e cuidados que todos os felinos devem receber

Publicado - 08 Agosto 2022 - 08h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você sabia que o Dia Internacional do Gato é comemorado no dia 08 de agosto? Essa foi a data escolhida pelo Fund for Animal Welfare (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) em 2002 para convidar a sociedade a refletir sobre os cuidados que os gatos necessitam. Em 2023, quando completa 21 anos, o Dia Internacional dos Gatos tem como tema “Jogo Perfeito Todos os Dias”. O objetivo da campanha é refletir sobre a importância das brincadeiras e estímulos físicos/mentais na rotina dos bichanos, além de incentivar a interação com os tutores.

A cada ano, a organização International Cat Care escolhe um novo tema. O assunto que nunca deixa de ter importância, entretanto, são os gatos abandonados. No Brasil, a Organização Mundial da Saúde estima que, atualmente, há mais de 10 milhões de gatos em situação de rua. O Patas da Casa te convida a descobrir por que o Dia Internacional do Gato não é uma data de comemoração, mas sim de reflexão.

Por que o dia internacional do gato é importante?

 

Imagem Quiz:Brinquedos para gatos: faça o quiz e descubra qual o tipo preferido do

Brinquedos para gatos: faça o quiz e descubra qual o tipo preferido do

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O Dia do Gato é uma oportunidade para refletirmos sobre como os gatos devem ser tratados.
O Dia do Gato é uma oportunidade para refletirmos sobre como os gatos devem ser tratados

 

 

Muito longe de ser uma comemoração, o Dia do Gato é, na verdade, uma oportunidade para refletirmos sobre como os gatos devem ser tratados. Nos grandes centros urbanos, é mais comum ver cachorros abandonados, andando ou deitados nas calçadas. Como são animais mais reservados por natureza, os gatos não se expõem tanto, mas pode acreditar: eles estão lá!

Outro detalhe que ajuda os felinos a sobreviverem nas cidades são seus hábitos noturnos. Enquanto as pessoas dormem e as ruas têm menor tráfego, gatos buscam alimentos no lixo, passeiam e se reproduzem antes que possam ser resgatados ou, ao menos, castrados. Assim funciona o ciclo que mantém alta a população felina de rua.

 

Dia Internacional dos Gatos: saiba quais são os recursos fundamentais para manter os gatos saudáveis

Viver em uma casa, com uma família, nem sempre é a solução para os problemas de um gato. Isso porque nem todo mundo sabe como cuidar de gato da maneira certa, fornecendo tudo que um bichano precisa para viver bem, tendo a sua natureza respeitada e suas necessidades satisfeitas. Veja a seguir o que você pode fazer para se tornar um humano melhor para os gatos ao seu redor:

Segurança e conforto do gato

 

Gatos precisam de um espaço quieto para poderem descansar direito, com ao menos uma cama confortável.
Gatos precisam de um espaço quieto para poderem descansar direito

Garantir que o gato tenha, ao menos, um local seguro e aconchegante para dormir é obrigação de todo tutor. Mas o cuidado com o conforto do gato pode - e deve - ir além. O melhor lugar para um gato dormindo é bem longe da movimentação da casa. Opções também são importantes: gatos podem sentir tédio com facilidade e gostam de mudar de ponto de vista. Você pode, por exemplo, aproveitar o espaço livre abaixo da sua cama, de alguma mesa da casa ou o espaço acima dos armários para criar locais onde o gatinho possa deitar. 

 

Como transportar gato sem estresse

 

A ventilação da caixa de transporte do gato deve estar sempre garantida.
A caixa de transporte do gato deve ser sempre ventilada

 

 

Para transportar o gato da melhor maneira possível para ele, seja para uma viagem ou uma simples visita ao veterinário, é preciso ter uma caixa de transporte para gatos com uma porta segura, que o felino não consiga abrir sozinho. A ventilação desse acessório deve estar garantida: mesmo que você cubra a caixa com algum tipo de tecido que diminua a incidência de luz, é preciso deixar brechas para que o felino respire. Deixe o ambiente mais amigável colocando algum objeto que o gato goste muito, como um cobertor, por exemplo.

 

Enriquecimento ambiental para gatos

 

Arranhadores em diferentes posições e de materiais diversos criam um ambiente muito mais interessante para gatos.
Arranhadores de diferentes modelos são essenciais para os gatos

Viver em uma casa sem brinquedos, arranhadores e outros acessórios que fazem com que o gato esteja em contato com seu instinto felino é muito entediante. O resultado pode aparecer na forma de móveis e cortinas destruídos, o que nenhum tutor vai gostar. Para evitar esse tipo de problema e ter um gato mentalmente sadio, é preciso criar um ambiente interessante para o bichano, com arranhadores em diferentes posições e de materiais diversos. Evite, também, limpar os locais onde o gato gosta de se esfregar com produtos químicos.

 

Banheiro de gato exige alguns cuidados essenciais

 

Para um gatinho cego, é ainda mais importante que a caixa de areia esteja em um lugar de fácil acesso.
A caixa de areia para gatos deve estar em um lugar de fácil acesso

 

 

Mais do que deixar uma caixa de areia limpa à disposição do gato, é preciso prestar atenção em outros detalhes: posicioná-la em um local pouco movimentado, escolher uma areia de boa qualidade, separar bem a caixa de areia dos potes de água e comida e garantir que o gato consiga ter acesso ao seu banheiro sempre que desejar também são atitudes importantes. Caso haja mais de um gato na casa, é preciso ter sempre uma caixa de areia sobrando. Ou seja: para 2 gatos, 3 caixas de areia, bem distantes uma da outra.

 

Brinquedos de gato tornam a vida do felino mais feliz

 

Brinquedos para gatos estimulam a mente e o corpo do pet.
Brinquedos para gatos estimulam a mente e o corpo do pet

Mesmo na idade adulta, os gatos precisam brincar. É também por meio das brincadeiras de gato que o animal se conecta com seus comportamentos mais naturais. Ao entrar em túneis e caixas, por exemplo, ele se sente um grande explorador. Bolinhas e varinhas estimulam as habilidades de caçador dos gatos. Para que o gato não perca o interesse nos brinquedos, é uma boa ideia não deixá-los sempre disponíveis. Evite, também, que o gato brinque com a sua mão, a não ser que queira receber mordidas e arranhões.

 

A alimentação do gato também precisa de cuidados

 

Deixe seu gato pensar que caçou a própria comida!
Dar ração ou sachê para gato também pode ser um momento divertido

 

 

Quando vive em um ambiente controlado, o gato gosta de ter sempre uma ração fresquinha no pote. Mas existem outras formas de fazer com que o bichano se alimente, de uma forma mais orgânica para ele: colocar a comida de gato dentro de formas de gelo ou caixas de ovos, dentro de rolos de papel higiênico ou em brinquedos do gato. 

 

Dia Mundial do Gato e outras datas em homenagem aos felinos

Animais tão especiais não merecem ser homenageados em uma data, mas em várias! O Dia do Gato também é comemorado em 4 de junho - Dia de Abraçar Seu Gato e em 17 de fevereiro - Dia Mundial do Gato. Nos Estados Unidos, há também o Dia Nacional do Gato Preto (17 de novembro) e o Dia Nacional do Gato (29 de outubro). 

Vale lembrar que, no Brasil, o mês de agosto também tem como data importante não só para gatos, como para qualquer animal: em 7 de agosto de 2019 foi sancionada a Lei Animal Não É Coisa, que estabelece que os animais são seres sencientes - são capazes de sentir emoções - e, portanto, não podem ser considerados “bens móveis”, e sim sujeitos de direitos.

Mesmo se você ainda não adotou um gatinho, pode fazer jus à data ajudando alguma ONG que cuide de gatos na sua região. Doações de ração de gato e areia higiênica são sempre bem-vindas! 

Redação: Mariana Fernandes

Publicado originalmente em: 04/08/2022
Atualizado em: 08/08/2023

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Gato

As 7 raças de gatos que mais amam conviver com crianças - e os benefícios dessa relação são reveladoras

Para quem tem filhos e sempre quis ter um gatinho em casa, a boa notícia é que existem muitas raças de gatos que se dão bem com os p...

Gato

O motivo pelo qual os gatos amassam pãozinho revela um sentimento oculto sobre como eles veem os humanos

O gato amassando pãozinho é uma das características que mais despertam curiosidade sobre o universo felino. Se você não está acostum...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas