São tantas opções de arranhadores para gatos nas prateleiras dos pet shops que fica até difícil escolher o melhor para o seu bichano, né? O arranhador vertical é um dos mais populares. Entre os modelos, alguns têm andares que simulam um "prédio felino", com tocas, redes e outros acessórios para o animal explorar à vontade. Mas será que realmente vale a pena investir em um arranhador vertical para gatos com andares? Para esclarecer essa e outras dúvidas, o Patas da Casa reuniu tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de arranhador de gato. Chega mais!

Arranhador para gatos: entenda os benefícios desse brinquedo para os bichanos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Que o arranhador para gatos é o item favorito dos bichanos não é novidade. Mas você sabe o por quê? A resposta para essa pergunta está diretamente ligada aos instintos naturais dos felinos. Os ancestrais dos felinos domésticos usavam as árvores e as pedras para aliviar o estresse, se exercitar e aparar as unhas. Além disso, o ato de arranha permite que o gato deixe no local o odor natural das glândulas de suas patinhas e, assim, demarca o território como seu. Justamente por proporcionar essas sensações e atividades, o arranhador de gato é o brinquedo mais buscado pelos bichanos domésticos.

Arranhador vertical para gatos é sinônimo de mais diversão para o seu amigo

Quem tem um bichano em casa, já deve ter notado o quanto eles gostam de explorar novos objetos e ambientes, certo? É claro que com o arranhador vertical para gatos não poderia ser diferente. Com versões que lembram tocas e que vêm integradas com caminhas e casinhas, esse tipo de brinquedo oferece ainda mais estímulos ao seu gatinho. Ou seja: a estrutura com diferentes acessórios significa mais diversão para o seu amigo. Afinal, o momento de distração não vai ser limitado apenas ao ato de arranhar, certo? O seu pet também poderá escalar os andares, “relaxar nas alturas” e até mesmo tirar uma soneca mais reservada dentro da casinha. Além de manter o seu bichano mais tranquilo e saudável, esse tipo de arranhador para gatos ainda evita comportamentos indesejados, como arranhar móveis, escalar armários e desfiar tapetes.


Casinha de gato com arranhador é uma ótima opção de enriquecimento ambiental
Casinha de gato com arranhador é uma ótima opção de enriquecimento ambiental

Casinha de gato com arranhador: brinquedo é ideal para felinos verticais

Embora o arranhador vertical para gatos seja uma ótima forma de divertir o seu bichano, é importante levar a personalidade do animal em consideração. Um gatinho horizontal, por exemplo, dificilmente se terá interesse pelos andares ou as casinhas presentes nesse tipo de brinquedo. Isso porque eles preferem ambientes baixos em que podem manter as patinhas no chão e transitar livremente. Sendo assim, antes de comprar o arranhador vertical para gatos, o ideal é descobrir quais são os lugares da casa favoritos do seu pet e, assim, classificá-lo entre um gato vertical ou horizontal. Se o seu bichano for daqueles que ama escalar prateleiras e observar “o mundo” pela janela, o investimento será certeiro!

Redação: Úrsula Gomes