Separar a ninhada de cachorro da mãe antes do tempo pode ser muito prejudicial para os aspectos físicos e psicológicos dos doguinhos. Essa separação antecipada pode levar a cria de cachorro a desenvolver desequilíbrios emocionais e déficit de crescimento. Adotar ou comprar um cachorro pode ser motivo de grande ansiedade, mas respeitar o período de  amamentação de filhotes de cachorro também é essencial. Para saber mais sobre a relação da cadela com filhotes neste importante período da vida do animal, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre o assunto. Confira!

Qual a importância da amamentação de filhotes de cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A alimentação é uma das coisas mais importantes para a cria de cachorro. O leite materno tem uma composição nutricional que é necessária para o desenvolvimento e amadurecimento do filhote de cachorro. Fora todos os nutrientes necessários para um bom crescimento, o leite da cadela possui colostro, uma substância que protege a ninhada de cachorro em seus primeiros dias de vida, evitando infecções. Além disso, a amamentação de filhotes de cachorro contribui nas enzimas, hormônios e defesas dos animais.

Outro ponto importante da relação da cachorra com filhotes nos primeiros dias de vida, é a socialização. Ao contrário do que se imagina, a educação dos cachorrinhos não começa com a família humana. A socialização do cachorro é muito significativa para seu desenvolvimento e começa já no período de convivência com a mãe, que ensina suas crias a se comunicar com seus pares. Se isso não ocorre, os cães tendem a ter problemas de conduta, insegurança e reatividade com outros cachorrinhos. Por isso, respeitar o período materno da cadela com filhotes é tão necessário, a mãe os ensina a comunicação básica entre cães e como se dá a convivência com seres de outras espécies.


A amentação de filhotes de cachorro é essencial para o desenvolvimento deles
A amentação de filhotes de cachorro é essencial para o desenvolvimento deles

Quando devemos separar a ninhada de cachorro da mãe?

Existe um tempo que é imprescindível e outro que pode ser considerado ideal para separação dos filhotes de cachorro de sua mãe. O desmame da cria de cachorro acontece em 6 semanas e este é o tempo mínimo que o cachorro deve permanecer com a cadela. Entretanto, o desmame pode se prolongar até as 8 semanas de vida e este tempo deve ser respeitado. Quanto mais tempo os filhotes de cachorro passarem com sua mãe, melhor será para eles. Por conta disso, o tempo ideal é de aproximadamente 3 meses.

A cadela sente falta dos filhotes?

A cadela pode sentir falta dos filhotes, principalmente quando eles são tirados dela antes do tempo ideal. Quando a mãe ainda está no período de amamentação, seu corpo ainda estará produzindo hormônios de lactação. Por isso, se os filhotes de cachorro forem retirados da progenitora antes da finalização deste ciclo, ela poderá demonstrar desespero e chorar por conta disso. A separação da ninhada de cachorro costuma ser menos traumática para a cadela a partir de 80 dias após o parto, quando a produção de hormônios já arrefeceu.

Redação: Hyago Bandeira